SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade: práticas saudáveis que impulsionam o seu negócio

É possível crescer e obter lucro preservando o meio ambiente. Confira os exemplos e as dicas sustentáveis que separamos para a sua empresa.

  • Tripé da sustentabilidade

Empresas são organismos vivos que precisam crescer, evoluir e explorar seu potencial para cumprir sua missão. Ao longo do tempo, elas enfrentam os mais diversos desafios, seja simplesmente para sobreviver, seja para crescer e ocupar seu lugar no mercado. Independentemente do porte, atualmente, podem contar com uma vantagem competitiva: a sustentabilidade.

A sustentabilidade aplicada nos pequenos negócios pode minimizar impactos, desenvolver atividades lucrativas com alto valor social e utilizar de maneira racional os recursos naturais

O empresário norte-americano Jonh Elkington, fundador de uma organização não governamental (ONG) chamada Sustainability, criou uma nova maneira de se entender a sustentabilidade nos negócios. Para ele, “é preciso que os negócios sejam feitos levando-se em consideração o equilíbrio entre os fatores ambientais, sociais e econômicos, e os resultados das empresas precisam refletir esse equilíbrio”.

Tripé da sustentabilidade
  • Dicas sustentáveis

A esse novo conceito de sustentabilidade empresarial foi dado o nome de Triple Bottom Line – tripé da sustentabilidade, em português –, em que as dimensões econômica, ambiental e social devem estar em equilíbrio no resultado das empresas.

Social: são as pessoas ligadas direta ou indiretamente à empresa. O objetivo é promover qualidade de vida, dentro e além dos muros da organização.

Ambiental: são as ações da empresa para eliminar ou, ao menos, amenizar o impacto negativo causado por suas atividades. Entram neste item o uso eficiente de matérias-primas, energias renováveis, reciclagem e outras diversas ações.

Econômico: é a lucratividade. No entanto, na ótica do Triple Bottom Line, a empresa deve pensar sempre em lucrar ao mesmo tempo que sustenta os recursos naturais e promove qualidade de vida. 

Quando a inovação é acompanhada de processos sustentáveis os empreendimentos se reposicionam na sua relação com consumidores, clientes, fornecedores, colaboradores e com a sociedade. O negócio começa a passar mais confiança e credibilidade por meio dos produtos e serviços que oferece.

A gestão ambiental minimiza impactos no meio em que uma empresa opera e ao mesmo tempo desenvolve atividades lucrativas, com alto valor social e utilizando de maneira racional os recursos naturais, como água, energia e resíduos. 

Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), localizado em Cuiabá/MT, tem o propósito de sistematizar e disseminar soluções e práticas inovadoras e sustentáveis focadas em empreendimentos.

Acesse o site do Centro Sebrae de Sustentabilidade e tenha acesso a diversas publicações. São vídeos, cartilhas, infográficos e modelos de negócios que vão ajudar a sua empresa nesta missão.

Acesse também nosso material sobre sustentabilidade para os pequenos negócios.

MPEs sustentáveis

É muito comum pensarmos que pequenos negócios causam pouco ou nenhum impacto no ambiente onde estão inseridos. Mas, quando levamos em consideração que eles ultrapassam 11 milhões de unidades no Brasil, o volume já se torna bem significativo, não é mesmo?

Nesse sentido, a sustentabilidade aplicada mesmo nos pequenos negócios pode minimizar impactos, desenvolver atividades lucrativas, com alto valor social e utilizar de maneira racional os recursos naturais.

Economia de recursos

Ao reduzir o consumo de recursos naturais, os empreendimentos também economizam recursos financeiros. Atitudes sustentáveis praticadas como princípios em empresas de todas as atividades econômicas, envolvendo todos os colaboradores, promovem o estabelecimento de uma nova cultura de produção e prestação de serviços responsáveis. Todos os dias surgem novas oportunidades em todas as áreas da empresa, basta que desenvolvamos um novo olhar.

Dicas sustentáveis
  • Tripé da sustentabilidade
  • Quer saber mais?

Por vivermos em comunidade e, consequentemente, compartilharmos os mesmos espaços, temos a obrigação de utilizar práticas responsáveis que não comprometam a vida das gerações futuras. Ao diminuir alguns consumos de recursos naturais, as empresas podem reduzir seus custos e contribuir com um mundo melhor.

É preciso aplicar a regra dos três Rs:
reduzir, reutilizar e reciclar.

Como manter um negócio sustentável?

  • Tenha hábitos sustentáveis. Economize água e energia elétrica e destine corretamente seus resíduos.
  • Pergunte ao seu cliente se ele necessita realmente de sacolas plásticas e o incentive a utilizar sacolas retornáveis.
  • Configure sua impressora para impressões frente e verso.
  • Faça a separação para a destinação correta do seu lixo.
  • Evite utilizar descartáveis (copos, pratos, sacolas, talheres etc.).
  • Substitua lâmpadas fluorescentes por de LED.
  • Mantenha a fiação elétrica em bom estado de conservação.
  • Evite deixar equipamentos elétricos em modo “stand by”. Se não for prejudicial ao seu uso, desligue-os.
  • Mantenha as salas que têm ar-condicionado com as portas fechadas e, ao término do expediente, desligue-os.
  • Se possível, avalie projetos para instalação de placas fotovoltaicas (energia solar).
  • Faça captação para reaproveitamento de água da chuva e reúso de água em geral. Essa ação é muito útil, e a água reutilizada pode ser usada para regar o jardim.
  • Dê preferência para equipamentos como torneiras e descargas que tenham dispositivos de redução de consumo. Verifique e também conserte vazamentos.
  • Prefira consumir produtos de sua região e do comércio local.

Sebrae sustentabilidade

Centro Sebrae de Sustentabilidade é a unidade de referência nacional do Sebrae sobre o tema. Inaugurado em 2010, atua com a geração e disseminação de conhecimentos em sustentabilidade para os pequenos negócios. Nosso papel é mapear inovações, técnicas e práticas sustentáveis no Brasil e no mundo, formular conteúdos exclusivos e mostrar aos empresários como é possível ser mais rentável reduzindo impactos no meio ambiente e contribuindo para um desenvolvimento social mais justo e igualitário.

Oferecemos conteúdo qualificado que apoia o atendimento do Sistema Sebrae em todos os estados. Para isso, são consideradas as diferentes realidades dos empresários brasileiros: setores, segmentos, tamanho, região e potencial impacto ao meio ambiente, resultando em inúmeras ações e publicações segmentadas e disponíveis gratuitamente.

O prédio foi projetado com inspiração nas habitações indígenas, inserindo técnicas e conceito de arquitetura sustentável. É um laboratório de práticas sustentáveis para empresários, estudantes e instituições públicas que desejam conhecer a aplicação do tema no dia a dia.

Quer saber mais?
  • Dicas sustentáveis

Para ajudar a sua empresa nessa caminhada, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) desenvolveu as dimensões da sustentabilidade nos pequenos negócios. São 12 áreas em que você pode colocar a sustentabilidade em prática e obter bons resultados. Assista ao vídeo e compreenda como as dimensões da sustentabilidade podem ser úteis ao seu negócio.

Para mais informações sobre como o Sebrae está trabalhando o tema, leia o Termo de Referência para Atuação do Sistema Sebrae em Sustentabilidade.

Veja também como a sustentabilidade tem a ver com inovação.

E mais:

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: