MARKETING

Mercado de nicho: oportunidades no e-commerce para MPEs

Mercados de nicho podem ser altamente rentáveis com um bom planejamento e a divulgação certa, especialmente pela internet.

Ser assertivo é um dos fundamentos do marketing e um dos principais propósitos para atuar em um  mercado de nicho. As estratégias de marketing digital voltadas para um nicho são eficazes porque estão direcionadas para um público específico, que já tem interesse pelo seu negócio. 

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O mercado de nicho representa uma excelente oportunidade para os pequenos negócios, já que as grandes empresas não atendem a um público tão específico. 

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Em um mercado de nicho, o empreendimento se destaca por atender um segmento onde existe pouca ou nenhuma concorrência - como citado anteriormente - formado por um grupo de consumidores que, de maneira geral, tem todas as suas necessidades atendidas.

Quer alguns exemplos para compreender melhor o que estamos falando?

Uma loja voltada para compradores de filmes raros ou para jovens aficionados por quadrinhos, ou até mesmo para praticantes de determinados esportes radicais são boas formas de exemplificar o que estamos querendo dizer.

A oportunidade de atuação em um mercado de nicho sempre pode ser potencializada com uma utilização adequada das ferramentas de planejamento e comércio eletrônico. Uma vantagem, por exemplo, é que você pode determinar os preços dos seus produtos ou serviços. No mercado de nichos de atendimento específico e exclusivo, você agrega valor ao seu produto. E, sendo o único a oferecê-lo, você pode controlar as regras e valores. 

Outro aspecto importante é que o cliente de um nicho tende a ser mais fiel e defensor da marca. Ele costuma interagir e se engajar mais. Daí, a importância de manter um relacionamento próximo com o seu cliente e trabalhar sua fidelidade. Isso porque você conhece a fundo o perfil dele, então, você constrói sua personalidade antes da ação. E, no marketing digital, conhecer bem o seu público e construir sua persona é uma forma de direcionar suas ações de maneira mais assertiva e eficaz. 

No e-commerce, uma das melhores formas de iniciar um negócio com baixo investimento, como, geralmente, é feita por pequenos negócios, é escolher um mercado de nicho. Isso porque existem poucas categorias e fornecedores e muito foco no serviço. Uma dica é criar um bom site de nicho com fotos dos produtos, especificações do espaço e para contato fácil. 

Os sites que atuam com nichos podem trabalhar com uma variedade vertical de produtos dentro do seu negócio. É possível oferecer várias marcas ou serviços com foco no nicho. Por exemplo, uma loja virtual de cervejas tem condições de oferecer várias opções nacionais, importadas e artesanais, marcas raras ou difíceis de serem encontradas no Brasil.

Lembre-se de que especificando, você pode direcionar melhor as suas estratégias e ações. Então, conheça o seu cliente e faça o seu planejamento. O mercado de nicho é uma tendência e uma oportunidade para os pequenos negócios.

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Oportunidades em nichos do comércio eletrônico

E aproveite o curso do Sebrae: Marketing digital: planejar para vender pela Internet

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