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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Cosméticos naturais: uma nova alternativa para presentear

Com um público crescente, os produtos naturais ganham destaque no mercado de cosméticos. Saiba por que a tendência é uma alternativa de presente consciente.

· 05/06/2019 · Atualizado em 03/02/2023
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Nas datas especiais, todo mundo quer agradar, e hoje em dia, as opções de presentes vão muito além das tradicionais flores e chocolates. A preocupação com o meio ambiente e um estilo de vida mais sustentável em sintonia com a natureza são tendências cada vez mais presentes no mercado de produtos de beleza e cosméticos. 

Temas como sustentabilidade e consumo consciente agora estão voltados também para o ramo da beleza, e os cosméticos naturais e sustentáveis são cada vez mais procurados nas redes sociais e no comércio on-line.

As marcas de beleza já estão se especializando na produção dessas mercadorias, pois é realmente uma boa oportunidade de negócio, já que as buscas por este tipo de cosmético têm uma procura cada vez maior.

Saiba como a sua empresa pode aproveitar essa tendência para se destacar.

Por que apostar em produtos naturais?

Além de ser uma opção de presente bastante atual, os cosméticos naturais, normalmente, são feitos de insumos naturais como manteigas, ceras vegetais, óleos essenciais, ervas e sementes, que, geralmente, são benéficos e não são agressivos ao corpo.

Dentro desta linha de produtos não agressivos, atualmente, a tendência é o clean beauty quer dizer, em português, beleza limpa. Estes cosméticos são elaborados de forma consciente, com fórmulas livres de ingredientes tóxicos, como parabenos, sulfatos e silicones, eles possuem ingredientes biotecnológicos e fórmulas limpas, que contêm bioativos naturais e são mais modernos, oferecendo uma alta performance nos tratamentos. São caracterizados pela transparência dos rótulos para que o consumidor saiba o que está comprando.

Atualmente, existem inúmeras possibilidade de cosméticos naturais que vão de produtos capilares, cremes e os chamados “skincare” (produtos de cuidado com a pele), maquiagens até perfumes.

Vale lembrar que existe uma diferença entre produtos naturais, veganos e orgânicos. Como diferenciar esses produtos?

 

Natural: esses produtos devem possuir, no mínimo 95% do total das suas matérias-primas de origem natural e os outros 5% devem ser matérias-primas orgânicas e/ou sintéticas, não possuindo petroquímicos, organismos geneticamente modificados, corantes, perfumes sintéticos, conservantes sintéticos como parabenos e outros.

Orgânico: um cosmético orgânico deve possuir, no mínimo, 95% das suas matérias-primas certificadas como orgânicas. Os 5% restantes podem ser compostos por águas e/ou matérias-primas vegetais. 

Vegano: são os produtos que não utilizam matérias-primas de origem animal, mas isso não significa que eles sejam necessariamente naturais ou orgânicos, pois podem ser inteiramente sintéticos.

Não testado em animais (cruelty free): são os cosméticos que não são testados em animais, todo produto vegano é cruelty free.

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 Leia mais sobre produtos clean beauty no Portal Sebrae

  • Fique atento às dicas de moda com o Caderno Sebrae sobre tendências do mercado de beleza de 2019 a 2020.
  • Leia a Cartilha ESG Serviços de Beleza que o Sebrae preparou para os pequenos negócios de serviços de beleza para a implantação de práticas ESG que contemplem fatores ambientais, sociais e de governança nos pequenos negócios de beleza.
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