O consumidor, cada vez mais consciente, busca produtos clean beauty, com formulações livres de ingredientes agressivos para a saúde ou para a natureza.

Produtos seguros para a pele e corretos com o meio ambiente, rótulos legíveis que atestam cosméticos livres de sais, parabenos e petrolatos químicos e relacionamento que comunica impacto positivo em toda a cadeia de valor são atributos dos produtos clean beauty. Eles também fundamentam argumentos importantes da indústria de beleza para convencer consumidores antenados aos novos tempos.
Bem como na alimentação e nos mais diversos setores do varejo, o público manifesta a preocupação em fazer escolhas sustentáveis optando por produtos orgânicos, naturais, livres de produtos químicos agressivos e produzidos sem crueldade com os animais.
Recentemente, o Instagram divulgou um relatório de tendências para o ano de 2022, no qual desponta o interesse de um em cada três jovens por maquiagens plant-based, veganas e sustentáveis, baseadas em conceitos minimalistas e multifuncionais.
A ideia da sustentabilidade é usar produtos que garantam o bem-estar das pessoas e do planeta, além de recompensar financeiramente de forma justa os envolvidos na produção. Trata-se muito mais de um estilo de vida do que simplesmente de uma forma de consumo.
Impulsionada pela crise climática e firmada pela preocupação com a saúde que cresceu na pandemia de Covid-19, a clean beauty é mais uma das tendências que vieram para ficar e já estão incorporadas definitivamente nas nécessaires dos consumidores e no portfólio das empresas.
Mesmo antes da pandemia, a procura por selo de certificação orgânica crescia a um ritmo de 50% ao ano. A busca por desodorantes livres de alumínio e por outros produtos clean beauty cresceu ainda mais na esteira das preocupações sanitárias.
A previsão de crescimento da indústria da beleza tradicional é de uma média de 4,7% ao ano até 2026. Produtos clean beauty devem vender mais do que o dobro: especialistas projetam um aumento de faturamento de 12% ao ano.
As características dos produtos clean beauty se iniciam nos processos de produção responsável, progridem para embalagens ambientalmente corretas, ilustradas por rótulos claros, nos quais consta a lista de ingredientes, passam por formatos inovadores de apresentação, como xampus em barra e sabonetes em pó, e cunham termos inéditos como low poo (com pouca quantidade do lauril sulfato de sódio) e no poo (com ausência total do lauril sulfato de sódio).
A ideia, portanto, é criar e vender um produto carregado de propósito, que traga beleza para quem usa e não seja tão danoso ao meio ambiente. Sabe quem também sai ganhando com essa tendência que veio para ficar? Quem fabrica e quem vende produtos do segmento clean beauty.
Mergulhe nesse banho de beleza clean e natural e veja como a transparência pode ser vantajosa para seus negócios!
E fique por dentro de todas as tendências de beleza para 2022.
Foi um prazer te ajudar :)