ASSOCIAÇÃO COMERCIAL

Entenda melhor o projeto de revitalização de espaços comerciais

Publicações explicam a fundo como funciona a iniciativa de recuperação do varejo de rua e quais são seus principais agentes.

O projeto de revitalização de espaços comerciais, que promove melhorias em feiras, shoppings populares, mercados públicos, ruas tradicionais dos centros das cidades e outras áreas, consiste em uma parceria entre o Sebrae, instituições públicas e privadas e empresários de varejo locais.

Estão disponibilizadas a seguir diversas publicações sobre as variadas formas de atuação desta iniciativa, com explicações aprofundadas sobre a recuperação dos territórios urbanos, o incentivo ao desenvolvimento comercial, o aumento da competitividade do comércio de rua e os desafios de fidelizar clientes e conquistar novos consumidores.

Metodologia de Revitalização de Espaços Comerciais

Conheça as metodologias do projeto de revitalização de espaços comerciais. A iniciativa, que tem apoio do Sebrae e já está em funcionamento em cidades do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e do Mato Grosso, tem o objetivo de transformar os espaços urbanos de comércio em ambientes mais seguros, acessíveis, confortáveis e qualificados, de acordo com suas áreas de consumo.

 

Comércio de rua: revitalizar para competir

Saiba quais são as estratégias elaboradas pelas lojas do comércio de rua para criar um ambiente agradável para o consumidor. As ações envolvem reformas urbanas, para implementação de calçadas amplas, sem buracos ou carros impedindo a passagem dos pedestres; boa iluminação; estacionamento regulamentado para carros; locais, como bancos, para o descanso do consumidor nas calçadas.

 

Captação de recursos para revitalização de espaços comerciais

Aqui agentes do poder público local podem aprender a obter recursos geridos pelo Ministério das Cidades para reabilitação de áreas urbanas centrais, por meio de melhorias em ruas e calçadas, rede de esgoto e de águas pluviais, aterramento de fiação, coleta de lixo e iluminação pública. O acesso aos recursos pelos municípios ocorre por meio de seleção pública de projetos ou de emendas parlamentares.

 

Revista Conhecer: revitalização de espaços comerciais

Os projetos de revitalização de espaços comerciais estão espalhados por todo o Brasil. Conheça alguns casos de sucesso, como a transformação do Centro de Campo Grande (MT) o aumento da competitividade de lojistas de Porto Alegre (RS), e compreenda as novas relações de consumo nas cidades contemporâneas.

 

As boas práticas e os desafios da revitalização de espaços comerciais

Uma das iniciativas do projeto de revitalização de espaços comerciais são as Oficinas de Compartilhamento de Experiências, nas quais participaram 60 profissionais envolvidos nos processos de melhorias, com o propósito de prospectar novos desafios, caminhos de solução e boas práticas.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: