Quem somos

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá é uma entidade privada sem fins lucrativos, agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios.

Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos em todo o estado do Amapá.

Além do atendimento individual na sede em Macapá, a instituição conta com mais 4 escritórios atuando com as seguintes soluções:

  • Informação - Informações úteis para pequenos negócios de diferentes setores da economia que precisam estar por dentro do que acontece no mundo dos negócios.

  • Consultoria – Orientações práticas de como lidar com os negócios nos postos de atendimento Sebrae ou diretamente em sua empresa, através de consultores especializados que estão prontos para realizar uma análise completa do seu negócio.

  • Cursos - Diversos cursos e palestras sob medida, presenciais e a distância, para quem quer aprender desde as noções básicas de empreendedorismo até a gestão do próprio negócio.

  • Publicações - Publicações sobre os mais diversos temas e setores do empreendedorismo, para quem tem ou quer abrir um negócio.

  • Premiações - O Sebrae reconhece e divulga a sua visão empreendedora para todo o país por meio de premiações que valorizam, incentivam e estimulam os pequenos negócios a crescer cada vez mais.

Sebrae no Amapá
  • Quem somos
  • Diretoria do Sebrae

O Sebrae no Amapá surgiu em 1972. À época chamava-se NAE (Núcleo de Assistência Empresarial). Posteriormente, ganhou o nome de CEAG (Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa) e em seguida CEBRAE (Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena e Média Empresa).

Desde 9 de outubro de 1990, o Decreto nº 99.570 alterou a denominação do CEBRAE para Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae. 

A estrutura física do primeiro prédio foi uma casa, ainda existente na Avenida Iracema Carvão Nunes, no Centro. Os registros e atendimentos eram realizados com máquinas manuais de datilografia. A comunicação era feita por telefone e por um telex. Existiam apenas dois aparelhos de fax no Sebrae - na diretoria e no Balcão Sebrae. As feiras eram realizadas na Praça Veiga Cabral, com casinhas feitas de madeira e cobertas de palha e, por vezes, montadas pelos próprios funcionários.

A evolução foi adquirir televisão, máquinas de fotografia, uma central de telefone mais moderna, máquinas elétricas de datilografia. O prédio do Sebrae foi ficando pequeno para o desenvolvimento das ações e o número de pessoal. Foi então que se dividiu em dois, o operacional, funcionando na Iracema Carvão Nunes, e o administrativo, em um prédio na Rua General Rondon.

Na gestão do então governador Aníbal Barcelos foi assinado um contrato de comodato para utilização do prédio da antiga COBAL (Companhia Brasileira de Alimentação), na avenida Ernestino Borges, no Laguinho. Prédio este que foi todo adaptado e modernizado para receber a Instituição. Foi aí que começou a modernização, com a aquisição de computadores para estruturar cada área. Foi criado o Centro de Exposições para as feiras e eventos. 

Desde 1998, a diretoria e o Conselho Deliberativo tentavam negociar a compra do prédio, o que se concretizou no dia 28 de outubro de 2003, no valor de R$ 520 mil.

A evolução organizacional - A partir de então, definiu-se a estruturação de estratégias de ações, passando de resultados de ações (cursos, feiras, atendimentos, projetos) para resultados que refletissem o impacto no efetivo crescimento das micro e pequenas empresas.

As evoluções dos controles e dos fluxos administrativos, com a inserção de Sistemas de Gestão Contábil, Financeiro, de Planejamento, Orçamento, de Atendimento ao Cliente e de Pesquisa, trouxe avanços importantíssimos. 
 
Hoje, com 35 anos de atuação no Estado, o Sebrae é uma Instituição totalmente consolidada. 

Diretoria do Sebrae
  • Sebrae no Amapá
  • Gerentes e Gestores

 

 Presidente do Conselho Deliberativo

Mateus Nascimento da Silva é formado pela Universidade Federal do Pará - UFPA com o curso Ciências Contábeis.

Há 11 anos é empresário e Sócio Administrador de empresas no Amapá, no ramo de perfumaria e cosméticos.

Exerce pela primeira vez, a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae Amapá.

Além de atuar no Sistema Sebrae, exerce as atividades de diretor na empresa O  Boticário, Conselheiro no Conselho de Administração do SICOOB/Credempresas –    AP, membro da Comissão de Admissão de Sócios da ACIA e membro do Conselho  Superior da ACIA. 

Fale com o Presidente: mateus@ap.sebrae.com.br

 

 

 Diretor Superintendente

O administrador João Carlos Calage Alvarenga está na diretoria do Sebrae no Amapá há 14 anos. 

Já cumpriu seis mandatos como diretor técnico, administrativo-financeiro e  superintendente.

 João Alvarenga é especializado em Políticas Públicas para Micro e Pequenas  Empresas, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, e em  Desenvolvimento de Liderança do Sistema Sebrae, pela Fundação Dom Cabral. 

Possui os cursos de Gestão Avançada para Executivos, Desenvolvimento de  Executivos do Sistema Sebrae e APG – Programa de Gestão Avançada, pelo  Instituto Amaná Key, Métodos e Instrumentos para o planejamento integrado sob a  visão do desenvolvimento sustentável, pelo Instituto de Desenvolvimento Local da  Universidade de Valência e de Desenvolvimento de Dirigentes do Sistema Sebrae,   Pela Universidade Católica de Milão.

Fale com o superintendente: alvarenga@ap.sebrae.com.br

 

 

Diretor de Administração e Finanças 

 Advogado, Pós Graduado em Direito, Gestão dos Serviços Sociais Autônomos  (Sistema “S”), Waldeir Garcia Ribeiro foi Conselheiro Fiscal do Sebrae Amapá no  biênio 2009/2010. 

 Antes de fazer parte da Diretoria do Sebrae Amapá, já acumulava experiência como: 

 - Subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Macapá - SEMDEC; 

 - Vice-Presidente da Junta Comercial do Estado do Amapá - JUCAP; 

 Fale com o diretor: waldeir@ap.sebrae.com.br

 

 Diretora Técnica

  Isana Ribeiro de Alencar é Pós-graduanda em Gestão de Pequenos Negócios pela  Fundação Instituto de administração - FIA/USP .

  Pós-graduada em Gestão Empresarial pelo Centro de Ensino Superior do Amapá –  CEAP;

 Graduada em Administração de Empresas pela Universidade da Amazônia - UNAMA.

  Anteriormente ocupava o cargo de gerente da Unidade de Soluções Inovadoras e  Competitivas – Sebrae no Amapá.

 Fale com a diretora: isana@ap.sebrae.com.br 

 

Gerentes e Gestores
  • Diretoria do Sebrae
  • Valores do Sebrae

Unidade de Assessoria Jurídica

 Gerente - Cassio De Luca Sousa e Sousa

 Fale com o gerente: cassio.sousa@ap.sebrae.com.br

 

 Unidade de Gestão Estratégica

 Gerente - Marcia Marinho Branco

 Fale com a gerente: marcia@ap.sebrae.com.br

 Thais Emilia Viero 

 Fale com a gestora: thais.viero@ap.sebrae.com.br

 

 George Wagner P. de Almeida 

 Fale com o gestor: george@ap.sebrae.com.br

 Unidade de Políticas Públicas

 Gerente - Célia Cardoso Almeida

 Fale com a gerente: celia@ap.sebrae.com.br

 Francinne Murielle da Silva

 Fale com a gestora: francinne@ap.sebrae.com.br

 Isaac A. de Oliveira

 

 Fale com o gestor: isaac@ap.sebrae.com.br

 Rosiani N O Barreto

 Fale com a gestora: rosiani@ap.sebrae.com.br

 

 Unidade de Marketing e Comunicação

Gerente - Sandala Maria do S. G. Barros

 Fale com a gerente: sandala@ap.sebrae.com.br

 Unidade de Auditoria Interna

Gerente - Ricardo Macedo Rosa

 Fale com o gerente: ricardo@ap.sebrae.com.br

 Unidade de Gestão de Pessoas

 Gerente - Maria Nilda N P Oliveira

 Fale com a gerente: nilda@ap.sebrae.com.br

 Unidade de Contabilidade e Controladoria

 Gerente - Alaine Cantuária de Oliveira

 Fale com a gerente: alaine@ap.sebrae.com.br

 

 Unidade de Tecnologia da Informação

 Gerente - Glaydson Couto Costa

 Fale com o gerente: glaydson@ap.sebrae.com.br

 

 Unidade de Administração e Finanças

 Gerente - Maria Inês Cardoso Barbosa

 Fale com a gerente: ines@ap.sebrae.com.br

 Unidade de Inovações Competitivas

 Gerente - Rejane Maria Leite dos Reis

 Fale com a gerente: rejane@ap.sebrae.com.br

 

 Maria Josseli do S. Pantoja

 Fale com a gestora: josseli@ap.sebrae.com.br

 José Augusto C. Queiroz

Fale com o gestor: augusto_queiroz@ap.sebrae.com.br

 Lindeti Góes Ferreira 

Fale com a gestora: lindeti@ap.sebrae.com.br

 Unidade de Atend. Coletivo Agronegócio e Indústria 

 Gerente - Larissa Vale Queiroz

 Fale com a gerente: larissa@ap.sebrae.com.br

Graciane Dias de Sá

Fale com a gestora: graciane@ap.sebrae.com.br

 Vanusa R. M. da S. Collares

 Fale com a gestora: vanusa@ap.sebrae.com.br

 Rosimar Couto Monteiro 

 Fale com a gestora: rosimar@ap.sebrae.com.br

 

 Reginaldo Augusto Cavaleiro de Macedo

 Fale com o gestor: reginaldo@ap.sebrae.com.br

 Unidade de Atend. Coletivo Comércio e Serviços      

 Gerente - Maria Denise Nunes Brito

 Fale com a gerente: denise@ap.sebrae.com.br

 Késsya Emelly Lobato Barros

 Fale com a gestora: kessya.barros@ap.sebrae.com.br

 Nelma Silva Pires

 Fale com a gestora: nelma@ap.sebrae.com.br

 Sandra da Gama Gomes

 Fale com a gestora: sandragama@ap.sebrae.com.br

 Ademilce Batista Ataide

 Fale com a gestora: ademilce.ataide@ap.sebrae.com.br

 Unidade de Atendimento Individual              

 Gerente - Maria da Conceição M. dos Santos Filha

 Fale com a gestora: conceicao@ap.sebrae.com.br

 Maikon Richardson M. da Silva

 Fale com o gestor: maikon@ap.sebrae.com.br

 Katia Helena C. Sarmento

 Fale com a gestora: katia@ap.sebrae.com.br

 Mayara Fernanda da Rocha dos Santos

 Fale com a gestora: mayara@ap.sebrae.com.br

 André Luiz Aires Gomes

 Fale com o gestor: andre@ap.sebrae.com.br

 Kleber Evandro F. Aguiar

 Fale com o gestor: kleber.aguiar@ap.sebrae.com.br

 Sandra M. T. de Souza

 Fale com a gestora: sandra@ap.sebrae.com.br

 

 Unidade de Educação Empreendedora

 Gerente: Elisângela do Socorro Costa Ramos

 Fale com a gerente: elisangela@ap.sebrae.com.br

 Marília da Silva Correia

 Fale com a gestora: marilia@ap.sebrae.com.br 

Eliana Barros Correia

Fale com a gestora: eliana@ap.sebrae.com.br

 Renê R. Barbosa

 Fale com a gestora: rene@ap.sebrae.com.br

 Assessoria de Licitações

 Marcelo F. de S. Duarte

 Fale com o assessor: duarte@ap.sebrae.com.br

 

 Assessoria de Contratos e Convênios

 Teyla R. A. de Vilhena de Souza

 Fale com a assessora: teyla@ap.sebrae.com.br

 Ouvidora

 Ester Pereira Resende

 Fale com a ouvidora: ester.resende@ap.sebrae.com.br

Valores do Sebrae
  • Gerentes e Gestores
  • Prioridades estratégicas

A proposta de valor do Sebrae é a combinação dos atributos oferecidos para as MPE, empreendedores e a sociedade. 

A proposta de valor é uma questão central no Mapa Estratégico e serve de diretriz para muitos aspectos da estratégia, dado que o negócio como um todo deve estar mobilizado e alinhado para a geração e entrega deste valor. 

O que o Sebrae oferece às partes interessadas: 

  • Conhecimento sobre o ambiente e o negócio da MPE 

  • Incentivo à Inovação 

  • Articulação (formação e atuação em redes de parcerias) 

  • Estímulo à Cooperação 

  • Acessibilidade 

  • Comprometimento com o cliente (prontidão, agilidade, predisposição, dedicação, fazer acontecer – proatividade) 

  • Credibilidade 

  • Transparência 

  • Competência Técnica dos profissionais 

  • Gestão com foco em resultados

Visão do Sebrae Amapá

Ter excelência no desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo para a construção de um Estado mais justo, competitivo e sustentável.

Missão do Sebrae Amapá

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo.

Prioridades estratégicas
  • Valores do Sebrae

  • P1. Grupos e/ou redes de MPE e empreendedores do setor comércio e de serviços da região urbana dos municípios de Macapá e Santana. 

  • P2. Grupos de MPE e empreendedores de turismo dos municípios de Macapá e Santana. 

  • P3. Grupos de empreendedores rurais e de processadores de açaí dos municípios de Macapá, Santana e Mazagão. 

  • P4. Grupos de MPE do setor de panificação dos municípios de Macapá e Santana. 

  • P5. Grupos de empreendedores do setor florestal não madeireiro de Laranjal do Jari. 

  • P6. Aprimorar e fortalecer o atendimento individual a empreendedores e MPE em todos os municípios do Estado do Amapá. 

  • P7. Articular políticas públicas e efetivar a aplicação e regulamentação da Lei Geral no estado do Amapá, objetivando o tratamento diferenciado a MPE. 

  • P8. Promover o aperfeiçoamento técnico e gerencial dos colaboradores e fornecedores, em um ambiente integrado, que promova a cultura de resultados e a qualidade de vida. 

  • P9. Investir continuamente na melhoria de processos e infra-estrutura, para aprimorar o desenvolvimento das ações do SEBRAE.