this is an h1

this is an h2

Tue Feb 20 10:39:58 BRT 2024
Empreendedorismo | DESAFIO
Empreendedorismo Feminino no Brasil: Desafios e o Sebrae Delas

O empreendedorismo feminino tem ganhado destaque no Brasil, mas ainda enfrenta uma série de desafios.

· 20/02/2024 · Atualizado em 20/02/2024
FAVORITAR
Botão favoritar

O Cenário Atual

Apesar do aumento da participação das mulheres em diversos setores da sociedade, quando se trata de empreendedorismo, ainda há muitos obstáculos a serem vencidos.

As estatísticas demonstram que as mulheres abrem negócios na mesma proporção que os homens e, normalmente, são mais escolarizadas. Entretanto, seus empreendimentos faturam menos, são menos inovadores, têm lucros menores, são pouco diversificados e têm baixa potencialidade de internacionalização. Além disso, elas pagam taxas de juros mais altas, mesmo sendo mais adimplentes.

Esses fatores colocam o Brasil na 60ª posição no ranking de empreendedorismo feminino, de um universo de 77 países, segundo o GEDI 2015. Fica claro que existe a necessidade de fomentar as ideias e os negócios liderados por mulheres, de modo a gerar crescimento e o seu empoderamento econômico e, em consequência, de toda a sociedade.

Desafios do Empreendedorismo Feminino

As empreendedoras brasileiras enfrentam uma série de obstáculos. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2023 revelou os seguintes pontos:

 Apoio dos parceiros: 68% dos homens recebem mais apoio dos parceiros, comparado a 61% das mulheres.

  • Influência da maternidade: 68% das mulheres afirmam que a maternidade influencia fortemente a decisão de empreender, enquanto apenas 56% dos homens concordam com essa afirmação.
  • Sobrecarga de responsabilidades: 76% das mulheres sentem sobrecarga ao tentar equilibrar os cuidados com a família e a empresa, em comparação com 55% dos homens.
  • Sacrificando o tempo pessoal: 61% das mulheres deixaram de fazer algo para si mesmas para cuidar de familiares, enquanto para os homens esse número foi de 48%.
  • Autoconfiança e realização de sonhos: Os homens tendem a ser mais autoconfiantes do que as mulheres na maioria das vezes.
  • Preconceito de gênero: Cerca de ¼ das mulheres empreendedoras já sofreram preconceito por serem mulheres em seus negócios. Além disso, 42% já presenciaram outra mulher sofrendo preconceito.
  • Cuidado com a família: As mulheres gastam em média 3,1 horas por dia cuidando de familiares, enquanto os homens gastam apenas 1,6 horas.
  • Tarefas domésticas: As mulheres dedicam 2,9 horas por dia em afazeres domésticos, enquanto os homens dedicam apenas 1,5 horas, em média.

 Esses dados ilustram claramente os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras no Brasil. Para aprofundar o entendimento sobre o empreendedorismo feminino e acessar uma riqueza de dados e pesquisas, o Data Sebrae é uma fonte inestimável de informações. Como uma referência consolidada em empreendedorismo no Brasil, o Sebrae oferece estudos e pesquisas que são essenciais para quem busca insights valiosos nesta área. Acesse aqui para explorar um vasto acervo de conhecimentos que refletem a expertise do Sebrae no fomento ao empreendedorismo feminino.

Sebrae Delas: Uma Solução

Diante desse cenário, o Sebrae reconheceu a necessidade de um programa para apoio e fomento ao Empreendedorismo Feminino: o Sebrae Delas que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres empreendedoras.

O Sebrae Delas, Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, é um programa que visa aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. O programa busca desenvolver as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo a cultura empreendedora. O objetivo é fomentar a competitividade e gerar a inclusão produtiva das mulheres de negócios no desenvolvimento da economia através de seu empreendedorismo e competência empresarial.

E isso se dá por meio de realização e de apoio a diversos eventos para incentivar a conexão entre mulheres e seus negócios, divulgando produtos e serviços feitos por empresárias promovendo parcerias.

Portanto, o Sebrae Delas surge como uma solução promissora para os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras no Brasil, contribuindo para o empoderamento econômico das mulheres e, consequentemente, para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Conheça o Sebrae Delas, visite o site oficial.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?