O Sebrae no Pará

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma instituição normativa de caráter nacional que orienta o Sistema Sebrae e fornece as diretrizes estratégicas de atuação às unidades localizadas nas capitais e principais cidades do País. A atuação do Sistema Sebrae é conceitualmente uniforme, sendo respeitadas as particularidades de cada região.

No Pará, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas foi fundado em 10 de maio de 1974, com a denominação Centro de Assistência Gerencial à Pequena e Média Empresa do Estado do Pará – CEAG/PA. Em 19 de junho de 1979, passou a se chamar Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Estado do Pará – CEAG/PA.

Em 1990, foi transformado em Serviço Social Autônomo, sem fins lucrativos, integrante do chamado “Sistema S”, voltado para o desenvolvimento empresarial, sob a denominação de Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará – Sebrae/PA. Mediante a Lei 8.029, passou a ser administrado por meio de um Conselho Deliberativo, formado por entidades representativas do Governo e da área empresarial.

O Conselho Deliberativo é composto por 15 membros, dentre os quais são eleitos 3 para o Conselho Fiscal. A Diretoria Executiva é formada por 3 membros indicados pelo Conselho Deliberativo.

A missão institucional do Sebrae no Pará é promover o desenvolvimento sustentável, a competitividade das micro e pequenas empresas e o fomento ao empreendedorismo nos municípios paraenses.  O Sebrae no Pará proporciona a criação de ferramentas de gestão e de orientação  para a construção de um ambiente favorável à sustentabilidade e à ampliação dos pequenos negócios. Esse ambiente passa por menor carga tributária, menos burocracia, acesso ao crédito, à tecnologia, ao mercado e ao conhecimento. A instituição opera justamente para atenuar esses grandes gargalos.

Estrutura Executiva
  • O Sebrae no Pará
  • Conselho Deliberativo

A estrutura executiva do Sebrae no Pará é formada pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Sebastião Campos, e três diretores executivos: o Diretor-superintendente, Rubens Magno, o Diretor Técnico, Fabrizio Guaglianone, e a Diretora Administrativa e Financeira, Cássia Costa.

O Conselho Deliberativo Estadual é formado por representantes de instituições financeiras, federações e entidades de classes, secretarias de Estado, instituição de ensino e Sebrae Nacional.

Sebastião Campos
Presidente do Conselho Deliberativo Estadual

Sebastião de Oliveira Campos é empresário, graduado em Administração e, desde 2014, é presidente da Fecomércio-PA e diretor da Confederação Nacional do Comércio – CNC. Foi membro de diversos conselhos e comitês de órgãos estaduais e entidades empresariais.

Rubens Magno
Diretor-superintendente

Rubens Magno Júnior é empresário, formado em Administração, com pós-graduação em marketing. Foi presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Pará (ADVB-PA) de 2016 a 2018, diretor financeiro da Associação de Lojistas do Boulevard Shopping (ALBS) e professor na Fundação Getúlio Vargas (FGV Belém). Também possui experiência profissional em multinacionais como MB Capital, Nestlé e Castrol Brasil.

Fabrizio Guaglianone
Diretor Técnico

Fabrizio Guaglianone é empresário, formado em Administração, com MBA em Gestão Empresarial. Foi diretor-superintendente do Sebrae no Pará, presidente do Imetro Pará e do Conselho de Jovens Empresários — Conjove, da Associação Comercial do Pará. Também já foi vice-presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários – CONAJE e diretor de Jovens Empresários da Associação Comercial do Pará — ACP.

Cássia Costa
Diretor Administrativo e Financeiro

Cássia Alessandra da Costa Rodrigues é graduada em Administração, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e mestranda em administração, com ênfase em Sustentabilidade. Desde 2008 é analista técnica do Sebrae no Pará, com experiência em gestão de projetos de inovação e tecnologia, comércio varejista e artesanato e possui experiência nas áreas de finanças, gestão empresarial e vendas.

Conselho Deliberativo
  • Estrutura Executiva
  • Conselho Fiscal

O Conselho Deliberativo é o órgão colegiado de direção superior do Sebrae, que detém o poder originário e soberano da Entidade e funciona como sua assembléia geral; cabendo-lhe a responsabilidade de gerir os recursos financeiros, decidir sobre políticas, diretrizes e prioridades na aplicação destes recursos e promover ações de orientação e fiscalização das diversas ações da Instituição, tudo em conformidade com as normas aplicáveis, em especial com o Estatuto Social do Sebrae.

O Colegiado é composto por 15 conselheiros titulares e respectivos suplentes, representantes das Entidades Associadas do Sebrae, pertencentes aos segmentos público e privado, que discutem e deliberam em reuniões sobre as matérias submetidas e acolhidas para apreciação, com o propósito de estimular e desenvolver as micro e pequenas empresas paraenses.

Banco da Amazônia S/A
Titular: Luiz Lourenço de Souza Neto
Suplente : Jorge Frota Pereira Junior

Banco do Brasil
Titular: Dermilson Garcia Souza
Suplente: Fabiano Bassan de Oliveira

Banco do Estado do Pará - Banpará
Titular: Augusto Sérgio Amorim Costa
Suplente: Jorge Wilson Campos e Silva Antunes

Caixa Econômica Federal - CEF
Titular: Guilherme Antônio Bacellar Cruz
Suplente: Israel Baltazar Sardinha

Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Pará - FACIAPA
Titular: Sérgio Albino Bitar Pinheiro
Suplente: Olavo Rogério Bastos das Neves

Federação da Agricultura do Estado do Pará - FAEPA
Titular: Carlos Fernandes Xavier
Suplente: José Fernando Paes de Vasconcelos

Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará - FAMPEP
Titular: Fernando Teruó Yamada
Suplente: Afonso Maria de Ligório Barral Monteiro

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Pará - FCDL
Titular: Manoel Maciel Barros
Suplente: Domingos de Alencar Fernandez

Federação das Indústrias do Estado do Pará - Fiepa
Titular: José Conrado Azevedo Santos
Suplente: Nilson Monteiro de Azevedo

Federação do Comércio do Estado do Pará - Fecomércio
Titular: Sebastião de Oliveira Campos
Suplente: Joaquim Tadeu Pereira

Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará - OCB-PA
Titular: Ernandes Raiol da Silva
Suplente: Augusto Jorge Alencar Gambôa

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS
Titular: Thales Samuel Matos Belo
Suplente: Diana da Silva Castro

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Edução Técnica e Tecnológica - SECTET
Titular: Alex Bolonha Fiúza de Mello
Suplente: Luís Carlos Macedo Blasques

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE/NA
Titular: Silvia Almeida Oliveira
Suplente: Gustavo Pereira Angelim

Universidade do Estado do Pará - UEPA
Titular: Rubens Cardoso da Silva

Conselho Fiscal
  • Conselho Deliberativo

Temporário

CONSELHEIROS EFETIVOS:

Valmir Ferreira Batista (FCDL)
Fábio Lúcio Costa (FACIAPA)
José Vanderlande de Lima Rodrigues (OCB-PA)


CONSELHEIROS SUPLENTES:

Pedro Coelho Nasser (FECOMÉRCIO)
Braselino Carlos da Assunção Silva (BANPARÁ)
Pedro de Queiroz Filho (BANCO DO BRASIL)