this is an h1

this is an h2

Cooperação
Rota na capital das sementes crioulas proporciona vivências rurais
Rota turística na capital das sementes crioulas proporciona vivências rurais

            “Experiências na capital das sementes crioulas” é a nova rota de turismo rural de Anchieta, no extremo-oeste catarinense. O atrativo oferece um mergulho nas vivências rurais, conhecimento técnico sobre as sementes crioulas e os processos produtivos, degustação de pratos típicos e lazer. O objetivo é fortalecer a renda familiar dos empresários rurais e apresentar a diversidade dos espaços no campo, com base no sistema de agroecologia e/ou orgânicos. O roteiro completo integra oito propriedades e apresenta produtos selecionados, certificados e de alta qualidade.

            A iniciativa é da Administração Municipal, do Sebrae/SC e da Cooperativa da Agricultura (Cooperanchieta). A proposta surgiu a partir do trabalho desenvolvido no município pelo Programa Cidade Empreendedora que busca dinamizar a economia local e das ações de estruturação do processo de Indicação Geográfica (IG) voltadas a preservar as tradições dessa cultura gastronômica, proteger a região produtora nos aspectos culturais e econômicos, promover essas variedades e acessar mais e melhores mercados estimulando o empreendedorismo criativo atuante na agregação de valor do produto.

            De acordo com a presidente da Cooperanchieta, Roselei Aparecida Ronsoni Wille, a demanda foi apresentada pelos agricultores e o resultado é reflexo de um trabalho realizado por muitas mãos. “O processo se manteve permanentemente aberto à participação de todos os interessados. E a criação da rota envolveu muitas visitas às propriedades, encontros presenciais, missão técnica, alinhamentos e capacitações dos empreendedores rurais”, relata. Todo esse trabalho foi acompanhado pelas consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Hall e Sílvia Nowalski.

            Roselei descata que a maioria das pessoas têm dificuldade em perceber o oeste catarinense como um local de oportunidades turísticas e de compreender que o turismo não é somente a movimentação de uma intensa massa de viajantes. “Anchieta não fixou seu olhar nessas dificuldades, por isso investiu em um projeto que tem foco em gerar benefícios para os empreendedores locais e valorizar o território e o que é produzido aqui. Isso amplia o sentimento de orgulho e pertencimento na comunidade em relação à sua cidade”, avalia a presidente da Cooperanchieta.

            Para o prefeito Ivan José Canci o turismo é essencial para impulsionar a economia da região e para integrar as atividades econômicas existentes. “Investir no turismo é uma oportunidade de desenvolver de maneira equilibrada e sustentável os municípios. O extremo-oeste catarinense tem grande potencial para receber os turistas e conquistá-los com os atrativos e as belezas naturais, por isso investimos nesse setor nos últimos anos e motivamos a iniciativa privada a edificar empreendimentos que promovam a qualidade de vida e experiências únicas aos visitantes”, enfatiza.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, ressalta que os municípios do extremo-oeste catarinense estão se preparando para receber o novo público de turistas, extremamente exigente e com muitas expectativas, que está disposto a consumir novidades e ter experiências diferenciadas enquanto aproveita a vida. “Aliado ao incentivo ao turismo está o trabalho da valorização histórica e cultural dos milhos crioulos, que representa uma estratégia para construção e desenvolvimento de ações que reforcem a cultura dos traços históricos da região e fomentem novas oportunidades para o desenvolvimento”, argumenta.

            CONHEÇA OS ATRATIVOS

         Café e Prosa: o sítio oferece um delicioso café rural, repleto de delícias produzidas pela Sirlei dos Santos, acompanhado de uma boa conversa.

            Agrofloresta: Deogênio e Mônica Alberton cultivam com muito amor e cuidado uma bela agrofloresta. Além de conhecer o espaço o visitante também pode adquirir artesanatos e bolachas caseiras de sabor único, feitas pela filha do casal Diane Royer.

         Sítio Divina Uva: a beleza das mais de mil parreiras encanta os visitantes que podem conhecer o processo produtivo das mudas, a realização dos enxertos e, em época de colheita levar uvas e outras frutas para casa. Todas produzidas com zelo e cuidado pelo agricultor Adriano Agustini.

         Recanto das Abelhas: Eloi Wolfart é um marceneiro talentoso que produz casinhas de madeira para abelhas Jataí. Os turistas podem conhecer o processo de criação de abelhas sem ferrão e acompanhar a produção das casinhas, além de se encantar com as suculentas da Cleusa Wolfart e seus deliciosos mandolates e pés-de-moleque caseiros.

            Delicioso Sabor: o diferencial da propriedade é o almoço rural caseiro, saudável e saboroso feito com produtos orgânicos e sementes crioulas. Fátima Perim e sua filha Raquel são anfitriãs simpáticas, que preparam um ambiente aconchegante.

            Sítio Pedaço de Chão: local acolhedor para acampar, andar a cavalo, utilizar caiaque no açude e passear de carroça, vivenciando o melhor da tranquilidade na vida do campo. O sítio de João Delai também dispõe de artesanato produzido por sua mãe Zenaide Pedreti e comida caseira à base de peixe, polenta e queijo produzidos por sua esposa Elenice Delai.

            Moinho de Pedra Wille: atua na produção de farinha a partir de sementes crioulas orgânicas. Os visitantes podem conhecer o processo de transformação das sementes, que são moídas a pedra, e aprender sobre sementes crioulas dos agricultores de Anchieta, que ficam expostas em um estande. Todo o processo é explicado pelos agricultores Larinei Wille e Roselei Wille.

            Cuidando da Vida – Biodiversidade e Sementes Crioulas: Zenaide da Silva é uma das guardiãs das sementes crioulas e uma exímia contadora de histórias. Sob a guarda de sua família estão sementes que vieram do Rio Grande do Sul há mais de 70 anos.

            AGENDE VISITA

            Os atendimentos nessa nova rota de turismo rural são realizados com reserva pelos telefones (49) 9 9836-2898 e (49) 9 9828-1694.

 

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?