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Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Quais são os passos para montar um planejamento estratégico?

Saiba como planejar suas ações. Aprenda a elaborar um planejamento para sua empresa.

· 18/10/2017 · Atualizado em 18/10/2017
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Uma forma de traçar planos de ação que contemplam a visão de futuro que o empresário desenvolveu para a empresa é através do planejamento estratégico. Como o próprio nome já diz, o planejamento estratégico auxilia a empresa na definição de objetivos e estratégias para que estes sejam alcançados.

Um aspecto positivo é que ao traçá-lo o empreendedor poderá enxergar seu negócio sob a ótica do mercado, definindo um direcionamento para melhoria da sua empresa.

Ter uma visão clara do futuro da empresa, estar preparado para tomar decisões e estar disposto a enfrentar desafios é essencial a todo empresário. E por isso, mostraremos alguns passos para que possa montar seu planejamento estratégico de forma prática e estruturada.

Estudo de mercado

O mercado é extremamente competitivo e para não perder espaço é preciso analisar detalhadamente o cenário e o ambiente que cercam e englobam sua empresa. Através dessa avaliação é possível planejar de forma minuciosa para alcançar o sucesso.

Para compreender melhor como seu negócio funciona diante ao mercado, utilize a análise SWOT para fazer um estudo de maneira detalhada para entender quais são os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades da sua empresa.

Um dos benefícios da análise, é a melhoria do conhecimento sobre o empreendimento, e a identificação de características que muitas vezes não foram percebidas. E o outro proveito, é o aperfeiçoamento da visão sobre o mercado que o negócio atua.

 

Missão, visão, valores

Defina missão, visão e valores da sua empresa. Elas determinam como os todos os aspectos do negócio funcionam e representam a identidade organizacional.

  • Missão: é a razão da existência da empresa. Ela delimita os clientes e o setor que pretende impactar. Perguntas que ajudam a definir sua missão: Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem?
  • Visão: é a descrição do futuro. Ela precisa estabelecer a perspectiva a longo prazo. Indica onde a empresa quer chegar. A visão precisa responder às seguintes perguntas: Onde queremos chegar? O que a empresa quer se tornar? O que a empresa será?
  • Valores: são regras básicas que devem refletir princípios éticos e morais, unindo o mundo empresarial ao pessoal.

Público-alvo

Identifique e estude seu cliente, analise a série de informações que ele fornece, como: qual é o seu comportamento de compra, hábitos, preferências e gostos, dados demográficos, psicográficos e socioeconômicos, entre outras coisas.

Metas e objetivos

Defina as metas e objetivos a serem alcançados pela empresa dentro do que está sendo planejado, eles são essenciais para o planejamento estratégico. Os objetivos direcionam a empresa, devem ser precisos e exatos.

Enquanto as metas são mais específicas, costumam ser mais indicativas e direcionais. A meta para empresa é importante, pois mensura quais objetivos estão sendo ou não cumpridos 

Ações

As ações são os elementos que serão capazes de levar a organização a atingir os objetivos de maneira eficaz. Analise o que deverá ser feito, nos recursos, na agenda de implementação e nos prazos para cada ação.

Resultados

Verifique e mensure sempre os resultados adquiridos do planejamento estratégico, avaliando se será necessário realizar alguma mudança, corrigir algum problema, fazer investimentos, contratar pessoal ou montar parcerias. O acompanhamento mantém o controle do que está acontecendo e fornece um parâmetro para compreender como sua empresa está em relação às metas.

 

Ainda ficou com dúvidas sobre planejamento estratégico? Conheça o nosso curso EAD – Planejamento Estratégico e o Na Medida – Planejamento Estratégico.

Quer saber mais? Consulte o Sebrae mais próximo de você AQUI, ou entre em contato no 0800 570 0800.

 


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