Mercado e Vendas
Marketplaces abrem canais para a venda de produtos de artesanato
O artesão é um profissional que sabe alinhar seus produtos aos desejos do cliente. Afinal, o trabalho envolve o conceito de personalização, em contraponto à produção em série de artigos padronizados para o grande público.
Por isso mesmo, o artesanato se adapta muito bem às plataformas de marketplace, que constituem um espaço de relacionamento direto entre empreendedor e consumidor.
Entretanto, muitos artesãos ainda não descobriram essa alternativa de comercializar suas peças. Como definição, o marketplace é uma plataforma onde se pode comprar ou vender diferentes produtos ou serviços, desde pequenos reparos domésticos até cruzeiros marítimos luxuosos ao redor do mundo.
É quase um shopping center on-line – nele, uma empresa possibilita que outras companhias façam seus negócios por meio de um sistema de vendas on-line.
É uma tendência que já vinha se expandindo nos últimos tempos e que ganhou ainda mais protagonismo com a pandemia da covid-19, devido à expansão do comércio em ambiente digital.
Plataformas são vitrines para expor e vender produtos artesanais
Tanto isso é verdade que, conforme pesquisa da ABComm, o número de pontos de comércio on-line cresceu 400% durante o ano de 2020 no Brasil, e mais de 100 mil lojas físicas migraram para o modelo do e-commerce no período.
Já em 2021, 88% dos brasileiros escolheram comprar seus produtos via on-line, o que representou aumento de 8% em relação ao ano anterior. E, após superarmos o momento mais difícil da pandemia, o incremento das vendas on-line permaneceu como um legado daquele período desafiador.
Tudo isso fortaleceu a posição dos mercados junto aos hábitos do consumidor.
Nesse universo, existem plataformas de marketplace especializadas em determinadas demandas – estamos falando dos chamados canais de marketplace de nicho.
É justamente aqui que o profissional de artesanato pode se enquadrar, já que essas plataformas diferenciadas oferecem um grande espaço de negociação para expor e comercializar suas peças.
O mercado de nicho pode tornar o negócio do artesão uma referência no mercado, atraindo clientes, aumentando o volume de vendas e gerando impacto direto e significativo em seu faturamento. O Sebrae mostra quais são os passos para colocar seu trabalho em marketplace.
Canais de marketplace ajudam a melhorar a reputação dos produtos
As vantagens não param por aí. As plataformas de marketplace de nicho também abrem um canal para que o artesão receba avaliações do seu trabalho e servem para alavancar a reputação do profissional e de seus produtos em um ambiente especializado na área em que ele atua.
Aliás, esse é um dos principais motivos para trazer o seu negócio para dentro dos mercados de nicho, à medida que possibilitam atingir um público específico, que, certamente, teria dificuldades para encontrar os itens desejados em outras plataformas de caráter generalista.
Veja aqui como investir na reputação digital de seu empreendimento.
Um dos mais conhecidos mercados de artesanato é o elo7, aliás, considerado o maior da América Latina. Nele, você pode expor e vender itens como artigos para festas infantis ou ornamentação de casamentos, além de lembrancinhas, brindes, artigos de papelaria, bolsas e mochilas, roupas pet, velas e uma infinidade de produtos artesanais.
Os mercados de nicho são portas que se abrem para expandir as suas vendas, alinhando cada vez mais a produção do artesão aos desejos do consumidor.
Saiba mais
Se você gostou da ideia de investir em uma plataforma de marketplace, o Sebrae pode ajudá-lo a montar um plano de negócio.
Veja aqui como fortalecer a reputação de sua empresa nas redes sociais.
Março, 2023