Empresas pequenas podem tomar decisões mais acertadas com análise de dados, deixando de lado escolhas baseadas em critérios subjetivos dos donos.

O mundo está mudando e a maneira de fazer negócios também. Hoje em dia, não basta ter uma página no instagram.
É preciso saber onde está seu mercado potencial, quem são e como direcionar seus clientes, além de compreender gostos e desgostos das áreas em que você está concentrando todas as energias das suas estratégias on-line. Por isso, a análise de dados é importante para impulsionar o seu negócio, mesmo que ele seja pequeno.
Cada vez mais acessível com o desenvolvimento de novas tecnologias, a análise de dados substitui as ações e decisões baseadas em instinto, intuição, emoção, opinião ou pressão externa, privilegiando uma abordagem racional, fundamentada na análise e interpretação de números e fatos observáveis significativos mensuráveis.
Empresas que adotam a análise de dados eficientemente para melhorar seus resultados usam os dados para:
- acelerar e melhorar a tomada de decisões;
- controlar custos;
- entender melhor seus clientes e aumentar a fidelidade na marca e volume de negócios;
- identificar novos mercados ou oportunidades de crescimento;
- reduzir riscos.
- criar produtos e serviços melhores;
- aumentar o engajamento da equipe;
- melhorar os processos gerenciais, de marketing e de produção.
A análise de dados, também chamada de data analytics, é feita em várias etapas. Primeiramente se coleta todo tipo de informação, mesmo as que parecem irrelevantes. Em seguida, esses dados são organizados e avaliados, de modo a identificar quais os padrões que apresentam.
O passo seguinte é desenvolver algoritmos, ou seja, uma sequência de ações para verificar qual a situação de cada setor da empresa. Essas informações devem ser visualizadas de forma simples para orientar a tomada de decisões do negócio.
Por exemplo, a empresa acredita que há uma baixa produtividade. Com a análise de dados, ela pode avaliar o desempenho dos funcionários e ver quais os que merecem promoção. Também pode ver se os produtos que vende estão de acordo com o seu público e se adequar às demandas dos clientes, vendendo mais e evitando que a concorrência “roube” sua clientela.
Empresas que utilizam a análise de dados são descritas como data driven, ou seja, que utilizam os dados que têm à disposição e podem tomar melhores decisões, melhorar os processos do negócio, obter novos clientes, reter os clientes existentes por mais tempo e, principalmente, aumentar suas receitas e lucros.
Para isso, é importante revisar periodicamente a relevância dos dados coletados, identificar quais são os dados críticos para sustentar decisões e focar nas decisões que tragam um acréscimo real de valor aos resultados do negócio. À medida em que a tecnologia avança, serviços de data analytics estão mais acessíveis a empresas de menor porte.
É sempre bom lembrar que não basta colecionar informações. A interpretação dos dados é um elemento fundamental no processo. De pouco adianta ter à disposição uma grande coleção de dados, se eles não são relacionados de forma relevante ou coerente. É crucial identificar quais dados são importantes para subsidiar as decisões.
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está disponível para ajudar empreendedores que desejam orientação sobre como usar análise de ados em sua empresa. Procure a unidade de seu estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800.
Consulte também os artigos Entenda o consumidor híbrido, digital e físico e Aposte na plataforma de dados do cliente e fidelize seu público.
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