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Wed Aug 24 23:21:01 BRT 2022
Cooperação | COOPERATIVA EDUCACIONAL
A importância das cooperativas educacionais

Sistema gerido por pais de alunos oferece ensino de qualidade a preço justo e prepara os estudantes para a cidadania e a cooperação.

· 15/08/2022 · Atualizado em 24/08/2022
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A educação no Brasil, principalmente nos níveis fundamental I e II e médio, vive uma encruzilhada histórica: por um lado, o sucateamento do sistema de ensino público; por outro, os altos custos das escolas particulares, o que as torna privilégio de uma minoria que pode pagá-las.

A alternativa para esse impasse pode ser o investimento em cooperativas educacionais, que já estão presentes no país desde 1948. Hoje, de acordo com o Anuário da OCB de 2021, essas cooperativas representam 21% do ramo do trabalho, produção e bens de serviços do cooperativismo. 

O que torna esse sistema educacional tão atraente é que são os próprios pais dos alunos que administram as escolas. Como cooperados, eles contratam os professores, que trabalharão de forma autônoma nas instituições. Os recursos financeiros também são geridos pelos pais, por meio de assembleias onde eles votam e opinam sobre os rumos da escola. 

As cooperativas educacionais têm por objetivo proporcionar, a custo acessível, um ensino de qualidade aos filhos dos cooperados. Isso só é possível porque essas instituições não visam ao lucro, ao contrário das escolas particulares. E os professores promovem a educação com base nos valores da democracia, cidadania, cooperação e desenvolvimento da comunidade. 

Origens e desenvolvimento

Belo Horizonte, a capital mineira, foi palco da primeira experiência brasileira e latino-americana do cooperativismo educacional, em 1948, quando professores fundaram as Escolas Reunidas Cooperativa Ltda., posteriormente Cooperativa de Trabalho Educacional Ltda. (Cotel). 

Mas, o surgimento do ramo cooperativas educacionais só foi ocorrer em 1987, com a criação da Cooperativa de Ensino de Itumbiara (CEI), mantenedora do Colégio Cora Coralina. Até meados dos anos 1980, existiam apenas 11 cooperativas educacionais no Brasil. 

Então, nos anos 1990, ocorreu um aumento significativo no número de cooperativas do setor, com o surgimento de mais de 80 escolas mantidas por essas entidades. Tal crescimento foi fruto do descontentamento geral com a baixa qualidade do ensino, a má remuneração dos professores e os altos preços das mensalidades nas escolas particulares. 

Assim, grupos cada vez maiores de professores e pais se uniram para mudar essa situação por meio de empreendimentos cooperativos.

Alguns exemplos

Coeducar (MG)

Formada em 1992 por um grupo de profissionais da Educação, a Coeducar (Cooperativa Educacional de Viçosa) é voltado para a formação humanista de cidadãos autônomos, criativos, atuantes, éticos e socialmente comprometidos. O objetivo dos fundadores foi melhorar a qualidade de ensino e permitir maior participação dos pais na vida escolar de seus filhos. Desde 2011, funciona em sede própria, o Centro de Ensino Coeducar.

Colégio Coopel (SP)

Fundada em 1994 a partir da reunião de um grupo de pais que buscava oferecer aos seus filhos uma educação de qualidade, a Cooperativa Educacional de Leme (Colégio Coopel) associa valores éticos e morais à formação acadêmica, com ênfase no espírito de corresponsabilidade.

Cooeduba (SP)

A Cooperativa Educacional Ubatuba (Cooeduba) foi fundada em 2000 por pais de alunos. O diferencial da escola é a realização de projetos extracurriculares de transformação social, envolvendo crianças, jovens, educadores, pais e comunidade como forma de relacionar os aprendizados de sala de aula a situações reais.

Coopeducar (BA)

Fundada em 1991, a Cooperativa Educacional de Santo Antônio de Jesus, Coopeducar, tem como objetivo promover educação de caráter democrático, priorizar a coletividade sobre o individualismo e formar alunos para o exercício da cidadania. 

A cooperativa atende estudantes do maternal ao ensino médio, com ênfase nos ideais cooperativistas como alternativa de convivência econômica e social mais solidária, justa, autônoma, democrática e participativa.

EIDUC (RJ)

A Cooperativa Educacional EIDUC (Espaço Integrado de Educação e Cultura de Bom Jardim) foi fundada em 2003 e atua baseada nos princípios da cooperação, ética, democracia, reflexão e do respeito pelo ser humano e pelo planeta. A prática pedagógica da EIDUC vê o professor como um mediador e o aluno como parte ativa do processo educativo.

Considere a cooperativa educacional

O Brasil já tem mais de 300 cooperativas educacionais, com mais de 60 mil associados, segundo dados da OCB. Você conhece alguma na sua cidade? Informe-se e considere alternativas como essas.

E para saber mais sobre o cooperativismo, o Sebrae oferece o curso por WhatsApp Associativismo e cooperativismo: a união faz a força, onde você vai entender melhor a importância desse tipo de negócio.


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