this is an h1

this is an h2

Thu May 18 21:10:18 BRT 2023
Inovação | GESTÃO DE PRODUTO (INOVAÇÃO)
A inovação tecnológica é aliada do empreendedor

Por meio da tecnologia muitos processos podem ser automatizados e padronizados, a fim de diminuir custos e alcançar melhorias.

· 18/12/2013 · Atualizado em 18/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

São vários os desafios que as pequenas e micro empresas enfrentam para inovar, acessar conhecimento e incorporar novas tecnologias. Muitas vezes a chave para a inovação é melhorar a gestão de pessoas ou capacitar a equipe, trazendo conhecimento para o negócio.

Abaixo, segue uma lista de desafios e soluções para ajudar os empreendedores a inovar. Confira. 

Recursos humanos

A equipe é, sem dúvida, o maior capital que uma empresa dispõe para vencer os desafios. Os profissionais atuam, quando bem preparados e dirigidos, como agentes da mudança da cultura da empresa e aceleradores de inovações em produto, processo, marketing e gestão.

Uma empresa pode ter recursos financeiros e tradição no mercado, mas se não tiver bons recursos humanos, o processo de inovação não ocorre.

Fontes de conhecimento

Interagir com fontes de conhecimento é outra condição importante para uma empresa inovar e incorporar novas tecnologias. Há uma série de possibilidades para sua empresa acessar o conhecimento necessário para implementar a inovação, por exemplo, por meio de parcerias com centros e institutos de pesquisas e universidades.

Um primeiro passo é procurar o Sebrae, que pode indicar para o empresário contatos de universidades e institutos de pesquisa mais focados nas necessidades da empresa.

Também são ambientes ricos em informações os Arranjos Produtivos Locais (APLs) e as incubadoras, assim como algumas organizações não governamentais e consultorias especializadas voltadas para a inovação. Participantes de APLs têm a vantagem adicional de poderem compartilhar riscos e custos no esforço para inovar.

Feiras, congressos, palestras, artigos e patentes são outros recursos que o empresário pode usar para acessar o conhecimento. 

Cooperação empresarial

Parcerias com clientes, fornecedores e até outros negócios, mesmo que concorrentes diretos, costumam trazer bons resultados, podendo servir como estímulo à inovação, fonte de informações e conhecimentos para o negócio, além do desenvolvimento de novas soluções em conjunto.

Estrutura da empresa

A organização da empresa deve atender às exigências do mercado e às necessidades dos clientes. Para isso, o empreendedor tem que ser ágil nas decisões e implementações, de modo a não perder o momento exato da inovação, sob risco de ser alijado do mercado.

Uma estrutura organizacional enxuta e com colaboradores multifuncionais permite maior flexibilidade para rapidamente atender o mercado na sua busca contínua pelo novo, com otimização de recursos e melhor desempenho.

Liderança para inovar

Para enfrentar todos esses desafios, o papel da direção da empresa é fundamental. Ela deve criar e manter um ambiente propício à inovação, desenvolver e investir em recursos humanos, abrir contatos com fontes de conhecimento e estabelecer parcerias com clientes, fornecedores e concorrentes.

A direção deve ser empreendedora e ter visão também de longo prazo, capacidade de lidar com o risco e clara percepção de ameaças e oportunidade do negócio. Com essas características, os donos de negócio poderão implementar melhorias nos seus produtos e serviços.

Recomendações

As micro e pequenas empresas podem superar os contínuos desafios que se apresentam no mundo globalizado com as ações abaixo. 

  • Manter um relacionamento próximo com os clientes. A velocidade das mudanças é tão alta e afeta tão rapidamente os negócios, que a empresa tem que antever, discernir e se antecipar às necessidades dos clientes. Isso só é possível com o estabelecimento de pontes, e não erguendo muralhas. 
  • A empresa deve utilizar ferramentas e recursos da tecnologia da informação e de comunicação para manter conexões rápidas com seus clientes e fornecedores. 
  • É preciso estabelecer relações de colaboração, sejam entre concorrentes, clientes, fornecedores ou empresas complementares, presenciais ou virtuais. As dinâmicas de criação de valor estão se tornando tão complexas, que empresa alguma será capaz de dominá-las sozinha.
  • Por menor que seja, a empresa deve aprender a comportar-se como grande para aproveitar com rapidez os instrumentos de colaboração e poder avançar mais longe, depressa e com mais profundidade.
  • É necessário permanentemente implementar inovações, não só as tecnológicas, mas em todas as atividades internas e externas da empresa. Ousar novas maneiras de gerir, compartilhar o conhecimento e dividir o processo decisório na empresa, são ações que devem ser exploradas e trarão bons resultados para o negócio.

Empreender não precisa ser um ato solitário, inovar muito menos. Precisa de apoio para o estímulo à inovação na sua empresa? Saiba que o Sebrae conta com Agentes Locais de Inovação, que podem fornecer orientações personalizadas ao seu negócio e te acompanhar nessa jornada rumo à inovação. E consulte também o artigo Melhore a lucratividade da sua empresa com inovação e conhecimento. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?