Com as contas em dia há tranquilidade para pensar em investimentos e em novos projetos para alavancar os negócios.
Uma boa gestão financeira garante a saúde de sua empresa e, porque não dizer também, a sua tranquilidade. Mantendo-se a liquidez, os compromissos assumidos com terceiros são honrados em dia e ampliam-se os lucros sobre investimentos.
Empresa sã, proprietário são
A manutenção de uma liquidez confortável e seus resultados satisfatórios são frutos de uma série de decisões e atitudes tomadas diariamente. A saúde vai bem graças às várias operações na empresa. Observe como algumas decisões e atitudes podem afetar, de maneira positiva ou negativa, a liquidez e os resultados operacionais da empresa:
Manutenção da liquidez
Significa que os recursos que entram no caixa da empresa serão suficientes para pagar seus compromissos.
Planejamento e decisões
Impactos positivos:
- Redução de estoques de materiais ou de mercadorias (estoques excedentes).
- Redução dos prazos de recebimentos de vendas, mediante aumento das vendas à vista; ações efetivas de cobrança e melhoria no crediário para reduzir os valores em atrasos com as vendas à prazo; aumento de prazos para pagamentos aos fornecedores.
- Entrada de novos recursos no caixa, mediante integralização de capital dos sócios; vendas à vista de equipamentos ociosos; aumento dos lucros.
Impactos negativos:
- Aumento de estoques, devido a compras excessivas ou queda nas vendas.
- Aumento dos prazos de vendas, com financiamentos da própria empresa.
- Aumento da inadimplência (clientes em atraso).
- Aumento do tempo de fabricação.
- Retiradas de recursos para aplicações em outras atividades.
- Excesso de retiradas pelos sócios.
- Redução dos lucros mensais.
Analisando os tópicos citados, verificamos que, para cuidar da gestão financeira, o empresário precisa lidar com números e informações o tempo todo. Se a empresa tem números confiáveis, ele consegue efetivar um planejamento adequado.
Para obter informações úteis à gestão financeira, o primeiro estágio será organizar os controles internos para que eles forneçam dados para a tomada de decisões.
O segundo estágio consiste na preparação desses dados para a gestão do capital de giro. Nesse estágio, serão apresentados o conceito de capital de giro, as operações que precisam de recursos e a metodologia para planejar e calcular a necessidade de capital para as operações da empresa.
O terceiro e último estágio apresenta os instrumentos e as ações para a gestão, para a qual o fluxo de caixa é instrumento básico.
Foi um prazer te ajudar :)