this is an h1

this is an h2

Wed Apr 24 17:42:29 BRT 2019
Finanças | FINANCIAMENTO
Apoio à inovação para os pequenos negócios

Confira quais bancos oferecem apoio financeiro e quais são os programas existentes.

· 23/12/2013 · Atualizado em 24/04/2019
FAVORITAR
Botão favoritar

Os instrumentos de apoio financeiro concentram-se, em sua maioria, em inovação tecnológica e são oferecidos, em âmbito nacional, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.

Há também linhas de crédito dirigidas particularmente para empresas localizadas nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil.

A seguir, confira a relação de programas de financiamento disponíveis atualmente pelas instituições. Informações detalhadas sobre os programas podem ser obtidas nos sites das instituições que os mantêm.

BNDES

Finame - Máquinas e Equipamentos. Financia a aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional.

Capital Inovador. Apoia empresas no desenvolvimento de atividades inovadoras em caráter sistemático, que compreende investimentos em equipamentos, construções e projetos.

Inovação Tecnológica (foco no projeto). Apoia projetos de inovação de natureza tecnológica que busquem o desenvolvimento de produtos e/ou processos novos ou significativamente melhorados e que envolvam risco tecnológico e oportunidades de mercado.

Programa Criatec. Injeta capital em pequenos negócios inovadores e oferece a elas apoio gerencial.

Finep

Finep Inova Brasil. Voltado para empresas de todos os portes, oferece taxas diferenciadas conforme as diretrizes da nova política industrial, que dividiu os setores da economia em três grandes eixos: programas mobilizadores em áreas estratégicas, programas para conciliar e expandir a liderança e programas para fortalecer a competitividade. Dá suporte à Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Governo Federal.

Juro Zero. Concede empréstimos a juro zero para pequenos negócios a fim de que desenvolvam projetos inovadores, seja nos aspectos comerciais, de processo, de produtos ou de serviços.

Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe). Apoia projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos, elaboração de planos de negócios e estudo de mercado, prioritariamente em empresas de base tecnológica, sob a responsabilidade de pesquisadores. O Pappe é operacionalizado pela Finep em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP) estaduais.

Programa Inovar. Dirigido a empresas de pequeno e médio porte que têm a inovação tecnológica como elemento central em sua estratégia de negócios. É uma ação estratégica de promoção de instrumentos para o financiamento das empresas, especialmente por meio do capital de risco.

Subvenção econômica. Destina recursos públicos não reembolsáveis para projetos de inovação tecnológica desenvolvidos por empresas de todos os portes.

Banco do Brasil

Proger Urbano Empresarial. Oferece linhas de crédito para ampliação, modernização ou implantação de empresas com faturamento bruto anual de até 5 milhões de reais.

Caixa Econômica Federal

Proger Investgiro Caixa PJ. Financia projetos de investimentos com capital de giro associado de micro e pequenas empresas, com faturamento fiscal bruto anual de até 5 milhões de reais. Há ainda programas no âmbito regional, específicos para empresas sediadas no Norte e no Nordeste do Brasil.

Banco da Amazônia

FNO Amazônia Sustentável. Financia projetos de implantação, ampliação, modernização, reforma, relocalização e adequação ambiental de empreendimentos agroindustriais, industriais, de turismo, infraestrutura, comércio e serviços localizados na região Norte. Destina-se aos pequenos negócios.

Proger Urbano Microempresa e Empresas de Pequeno Porte. Financiamento para investimento fixo e capital de giro associado a projetos que visem a manutenção de postos de trabalho e a geração de emprego e renda.

FNE Cresce Nordeste. Financia projetos de investimento para implantação, ampliação e modernização de empreendimentos produtivos da indústria, da agroindústria, da aquicultura e da pesca industrial, para desenvolvimento tecnológico e de turismo, meio ambiente, comércio e serviços na região Nordeste.

Banco do Nordeste

FNE Inovação. Financiar a implantação, expansão, modernização, reforma e relocalização que viabilizem inovações em produtos, serviços, processos, métodos organizacionais e métodos de marketing nos empreendimentos. Trata-se de linha de crédito com taxas de juros a partir de 7,65% ao ano e prazos que podem chegar a até 15 anos, incluindo até 5 anos de carência.

Saiba mais em:


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?