O “oceano prateado” aprendeu a usar a internet e passou da mais firme resistência à total aderência e confiança. Entenda como usar isso a seu favor

O mundo se fechou para a quarentena causada pela pandemia e os idosos, finalmente, aceitaram abrir as suas telas para o comércio eletrônico. Qual não foi a surpresa deles ao descobrir que não apenas é possível (e muito fácil) comprar pela internet como, também, conversar com a família, trocar ideias com os amigos – e, inclusive, fazer novas amizades -, visitar museus e exposições... enfim, tudo o que não podiam fazer por força da ameaça do novo coronavírus, descobriram como fazer de casa mesmo.
Como toda aquisição de conforto, esse é um caminho sem volta. Mesmo com a felicidade de poder sair para tomar o café na esquina, comprar jornal na banca e fazer os cursos presenciais, a internet se firmou como novidade que veio para ficar. Afinal, há todo um contingente de consumidores que trabalhou de olho nos ponteiros do relógio de pulso e, hoje, tem tempo de sobra – suficiente para conversar com todo mundo da vizinhança sem abrir mão de bater papo por chamadas de vídeo ou outros formatos online.
As empresas mais espertas têm que saber como oferecer o melhor a esse público, que forma um mercado expandido e necessita, muitas vezes, de adequações para poder obter a melhor experiência digital. Adaptações a quem ouve ou enxerga menos do que antigamente, camadas de segurança para quem já se tornou mais desconfiado com o passar do tempo e ofertas focadas nas suas necessidades são algumas delas.
Os idosos querem soluções que auxiliem na vida cotidiana, muito mais do que “tendências”. Não só querem, como merecem: formam um grupo de consumidores empoderados e exigentes que cresce sem parar. A população global com mais de 60 anos aumentará 65% de 2021 a 2040, atingindo mais de dois bilhões de pessoas. Mais de 60% dos internautas com mais de 60 anos visitam um site de rede social pelo menos uma vez por semana, enquanto 21% jogam online semanalmente.
Esse grupo deseja socializar, marcar exames de saúde, cuidar das finanças e aprender muito. Segundo a consultoria Euromonitor, que acaba de publicar seu levantamento anual de tendências globais de consumo, eles querem:
- Visitar sites de notícias
- Atualizar suas redes sociais
- Usar um serviço bancário
- Fazer um pagamento
- Visitar sites médicos ou relacionados à saúde
- Participar de jogos online
- Escutar música on-line
- Comprar mantimentos on-line
Consumidores com mais de 60 anos podem privilegiar tecnologias que descompliquem a vida, como:
- Uso de software de reconhecimento facial para personalizar interações pessoais
- Assistentes de voz fornecendo informações personalizadas sobre o produto e produtos sugeridos
- Robôs que guiem entre produtos específicos no corredor de uma loja mediante solicitação
- Atendimento com equipes que receberam treinamento especial
- Estabelecer interações humanas, não apenas virtuais
- Tecnologia fácil de usar
Fonte: Euromonitor International Voice of the Consumer: Pesquisa de Estilos de Vida, realizada em janeiro e fevereiro de 2021
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