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Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Bares e restaurantes: conhecendo o seu negócio

Delinear o perfil do cliente e realizar pesquisas sobre o setor são essenciais para garantir o sucesso do empreendimento.

· 13/06/2022 · Atualizado em 24/09/2022
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Para montar qualquer tipo de negócio, é fundamental planejar. Do planejamento deve resultar um plano de negócio,  onde estejam os objetivos, metas, estratégias, inclusive, identificando qual será a sua forma de atuação. 

Existem inúmeros tipos de restaurantes no mercado. Churrascarias, pizzarias, buffets a quilo, vegetarianos, italianos, árabes, japoneses, comida caseira, fast-food. Além de definir a especialidade de seu serviço, você deve ter em mente outros fatores:

  • É importante saber para quem você está querendo vender refeições ou quem você quer que frequente o seu restaurante. Esse perfil é o delineador das estratégias que você utiliza na gestão do seu negócio.
  • A pesquisa de mercado é a peça-chave para o sucesso do seu negócio. Toda empresa de sucesso que atende a uma ou mais necessidades dos seus clientes utiliza as pesquisas como ferramenta de investigação.
  • Deve existir uma sintonia e equilíbrio entre os três elementos (produto, restaurante e cliente) para se obter sucesso no estabelecimento comercial. Basta um destes elementos estar em desacordo com os demais para proporcionar resultados indesejáveis.
  • Aspectos internos e localização influenciam diretamente na sua demanda. Não adianta ter um restaurante com foco em um público de bom poder aquisitivo instalado no centro de um bairro que tenha problemas de segurança ou acesso, por exemplo.
Área do estabelecimento

A divisão da área do restaurante e bar precisa atender de forma confortável à clientela. São necessários três ambientes, além de espaços como sanitários feminino e masculino para clientes; banheiros e vestiários (separados do público) para funcionários e área de armazenamento de lixo.

Veja um exemplo baseado em uma versão de um negócio que ocupa uma área de 120 m². Nesse espaço, é possível atender uma média de 250 clientes por dia. Essa área pode ser dividida em três ambientes:

  • Salão de Refeições (70m²) – A entrada do salão deve ficar na frente do restaurante; o caixa ao lado da porta de entrada; o balcão com pratos frios e saladas em primeiro plano, dentro do salão e, ao seu lado, a mesa com pratos e talheres.
  • Cozinha (30m²) – Deve ficar ao fundo, e a porta deve facilitar o reabastecimento do salão. A cozinha pode ser dividida em duas áreas: uma para os pratos quentes e outra para o buffet de frios. Essa divisão facilita a organização e a produção.
  • Depósito (20m²) – Ao lado do salão, deve funcionar o depósito, com as prateleiras de mantimentos distribuídas em forma de corredor. O depósito para estoque dos alimentos requer local seco, fresco e limpo.
Outras dicas
  • O acesso ao restaurante deve ser largo o suficiente para permitir a entrada e saída sem choques.

  • Não esqueça, também, de ter rampas nos acessos, que facilitem a entrada de pessoas com deficiências.

  • Ofereça um ambiente climatizado, se possível.

  • Os sanitários precisam estar em perfeita ordem.

  • Evite colocar mesas muito próximas à entrada dos sanitários.

Nos últimos anos, o mercado de bares e restaurantes vem passando por muitos desafios, que se acentuaram durante o período da pandemia. Diante da realidade do novo normal, a categoria de serviços foi uma das que mais teve que se adaptar. Daqui para frente, a tecnologia estará cada vez mais presente no mercado de bares e restaurantes. O empresário precisa estar preparado para as novas demandas, sobretudo se a intenção for se destacar da concorrência crescente. Esteja atento a esses aspectos:

  • Cenário atual no mercado de bares e restaurantes; 
  • Comportamento do cliente mudou e deve ser analisado;
  • Outras tendências para o mercado de bares e restaurantes;
  • Como usar a tecnologia para alavancar o setor.
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