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Organização | GESTÃO
Seis dicas de gestão para um brechó de sucesso

Guia para saber mais sobre estoque, até estratégias para divulgação.

· 23/07/2015 · Atualizado em 12/03/2023
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A moda está sempre expressando os valores do nosso tempo, através de objetos ou comportamentos. Se já foi brega repetir roupa, já não é de hoje também que adquirir “novas” peças usadas de brechó virou quase uma mania.

O consumidor está pegando gosto em garimpar peças de brechó, porque se aproxima cada vez mais do consumo consciente - que se estende em vários setores. Se estiver procurando roupas, no brechó o cliente busca peças bonitas, exclusivas, de qualidade, com preços mais acessíveis e pensando nos impactos do consumo no meio ambiente. E, sim, isso é muito possível!

“97% das pessoas acreditam que moda e vestuário estão relacionados às alterações climáticas e que têm impactos sobre o meio ambiente” Pesquisa do Instituto Modefica

Então, se este é o seu negócio ou se essa é uma opção de investimento para você, neste conteúdo vamos te ajudar a aperfeiçoar a gestão de seu brechó.

Seis dicas para um brechó de sucesso

1. Estoque: você precisa aprender a garimpar

No brechó, cada peça é única, por isso é importante você pensar na variedade de peças que disponibiliza por categorias, tamanhos e segmentos, por exemplo: você tem intenção de atender masculino, feminino, infantil, do PP ao EGG? Organize então seu mix de produtos de acordo com a identidade do seu negócio.

Os clientes do brechó também querem novidades. Não esqueça jamais que adquirir novas peças para seu brechó é o que faz o seu negócio se manter vivo. E, claro, apresentar os seus produtos em diferentes sugestões de looks também vai ajudar a renovar a imagem do seu estoque diante do cliente, que poderá ver a mesma peça com novos olhos.

Uma das vantagens desse negócio é que as peças não saem de moda, então não é preciso ter pressa em fazer liquidação, mas isso pode ser necessário quando o estoque fica “velho”, ou seja, tem peças que estão demorando para sair e precisam abrir espaço para que você invista em outras, o que significa levantar grana para comprar outras opções mais acertadas. Nesses casos, faça liquidações e promova bazares. Assim, você também divulga o seu negócio e atrai novos clientes, como veremos na dica 6.

Maneiras de adquirir estoque de peças para brechó:

  • Compra avulsa ou lote
    O cliente oferece as peças e você oferecer um valor por elas. A compra de lotes pode ser mais lucrativa, porque aumenta a chance de negociar preços. Essa segunda opção você pode conseguir em lojas maiores que a sua, bazares de igrejas ou empresas que tenham parceria de logística reversa.
  • Consignação
    As peças dos clientes são expostas no brechó por determinado período. As que não forem vendidas são devolvidas, e você faz a partilha do lucro, com base na comissão que já foi combinada.
  • Troca
    O cliente pode efetuar trocas com as peças do brechó, devolvendo a diferença monetária quando for necessário.

Tanto na compra, como na troca ou consignação, você não pode abrir mão da qualidade da peça; essa é uma das maiores atratividades para o cliente de brechó, além de ser importante criar a identidade de sua loja, onde o cliente entenda qual o estilo de produtos que ela oferece; seu posicionamento é sua marca.

2. Organização

É importante observar a higiene das peças e a organização do espaço da loja. Adquira peças já higienizadas, e ainda reforce a limpeza antes de expor o produto aos clientes. Você pode utilizar um aromatizante que combine com sua marca, o que dará identidade para as suas peças, seja na loja física ou nas entregas on-line.

No caso de calçados e bolsas, a atenção deve ser em dobro, pois devem estar livres de odores e manchas. Tudo precisa estar limpo, por dentro e por fora, sem esquecer de verificar solados e palmilhas.

Por isso, custos com a higienização devem ser considerados na hora de precificar as peças.

3. Design da loja

Loja física: organize o espaço interno com araras e cabides, separando as peças por tamanho e tipos. É preciso facilitar a visualização dos clientes e a movimentação no espaço interno. A vitrine precisa valorizar o seu produto. 

Brechó on-line: se o garimpo for on-line, aplique todas as dicas para fazer sucesso no mercado digital. Vale lembrar que é bom investir nos conteúdos das imagens, apresentando detalhes dos produtos. Não esqueça que na compra virtual o relacionamento com o cliente também é fundamental para o sucesso das vendas. Use os canais de comunicação para tirar dúvidas e ouvir sugestões. Aqui você encontra dicas de venda e de marketing no e-commerce.

4. Atendimento personalizado

O brechó é tido como um lugar afetivo, de aventura, onde o cliente garimpa peças preciosas, e quando encontra normalmente dirá: “Que achado!”.

Você deve desenvolver uma relação que combine com a identidade que você comunica. Se a marca tiver um apelo de luxo, é importante trazer esse requinte ao cliente. Caso seja uma marca mais descontraída, traga essa leveza no atendimento. 

O certo é que, independente do posicionamento, todos os clientes gostam de pequenos mimos, como: brindes, descontos, eventos e ainda serviços de pequenos ajustes ou barras. Essa experiência é muito importante para a fidelização. 

Mais uma vez, vamos lembrar que quem gosta de garimpar peças, gosta também de se sentir à vontade. Afinal de contas, um dos prazeres de comprar em brechós é descobrir peças exclusivas em meio às araras da loja.

Conheça o seu público: dedique-se a saber para quem você vende. É assim que você vai conseguir cada vez mais atender às expectativas do seu cliente.

5. Tendências

Não é porque você trabalha com brechó que precisa ficar de fora das tendências da moda, ok? Você pode sugerir combinações de peças e formas de uso super originais, além de relacionar as peças e looks com momentos da história da moda e personagens. Esse pode ser, inclusive, o seu diferencial de vendas.

Fique por dentro das tendências do setor de moda.

6. Divulgação 

Abuse das redes sociais para ser visto e lembrado; existem diversos brechós que utilizam somente o Instagram para vendas.

Faça parceria com pequenos influenciadores, incentive os clientes a postarem depoimentos e momentos de compra e invista na produção de imagens, como editoriais e campanhas. Organize promoções virtuais que atraiam internautas para conhecer a sua loja virtual e até mesmo a física. 

A produção de conteúdo é muito importante, para sempre manter a conversa com o cliente e se conectar com ele. É assim que você vai marcar de diferentes formas o seu posicionamento e agregar valor à sua marca.

Ações de marketing devem refletir a identidade de seu brechó. A forma que você fala, atende, usa as imagens, escolhe datas comemorativas para se engajar, cuida da comunicação visual, tudo reforça seu posicionamento.

Saiba mais

Se você gostou dessas dicas de boas práticas de gestão para brechós, também poderá acessar este artigo sobre como os brechós atendem às mudanças do mundo da moda.

Confira, ainda, este conteúdo que oferece as melhores práticas para o comércio de brechó.

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