Boas práticas da Indústria de Base Tecnológica que podem encorajar pequenos negócios no enfrentamento da pandemia da COVID-19.
Acostumada a ser desafiada, a Indústria de Base Tecnológica reage ao momento difícil imposto a todos pela pandemia do novo coronavírus. O mundo está diante de grandes impactos, mas também está construindo muita cooperação e flexibilidade. Nesse caminhar, o Sebrae tem observado boas práticas de entidades, pequenos negócios e grandes empresas.
Boas práticas da Indústria de Máquinas e Equipamentos durante a pandemia do coronavírus
No site da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) há uma série de iniciativas detalhadas para o enfrentamento da pandemia. A ABIMAQ destaca que:
“entendem as necessidades urgentes da área da saúde e estão redirecionando seus esforços para a produção de itens que vão ajudar no enfrentamento do novo coronavírus.”
Preocupação com pequenos negócios - Elos da cadeia do ramo de alimentação
Um dos destaques é o case da empresa Bralyx. A empresa é fabricante de equipamentos para o ramo alimentício, e mostra que tem cuidado do relacionamento com sua cadeia de valor:
“A empresa está trabalhando a renegociação das dívidas de seus clientes ampliando os prazos de carências e parcelas, além de disponibilizar uma linha de moldes e dispositivos a preços de custo. Especializada na fabricação de máquinas para coxinhas, salgados, massas frescas, doces e confeitaria, a Bralyx entende os impactos sofridos por seus clientes, majoritariamente composta por pequenos e médios empreendedores, durante o momento de pandemia. A fabricante de equipamentos para o ramo alimentício está utilizando o seu corpo técnico para atender as demandas e dificuldades de seus clientes.”
Pequenos negócios também se destacam
Há iniciativa de pequenos negócios também.
A Proinox Sistemas Sanitários é uma Empresa de Pequeno Porte (EPP), tem com clientes Roche, Bayer, Pfizer, Danone, Coca-Cola, Takeda, Natura e Nívea. A Proinox é especialista na produção de mangueiras sanitárias (alimentícias e farmacêuticas), bombas sanitárias (para transferência de produtos alimentícios e farmacêuticos como bebidas, iogurtes, cremes e xaropes) e Limpeza de tubulação, válvulas, bombas e tanques sem desmontagem dos equipamentos e componentes, projetos de CIP (limpeza no local).
A empresa está engajada em orientar seus clientes empreendedores.
“A Proinox Equipamentos Inoxidáveis está distribuindo cartilhas para seus clientes, que são do setor de food service. No documento, a empresa reforça medidas de combate à transmissão da Covid-19.”
Produtividade e indústria 4.0 em tempos de pandemia
A ABIMAQ também relata a iniciativa da empresa Varpe, que se dedica à fabricação de Soluções Globais de alta tecnologia em controle de peso e detecção de contaminantes nos processos de produção.
“Para ajudar as empresas a minimizar o fluxo de funcionários em suas instalações, a Varpe está disponibilizado gratuitamente aos seus clientes um equipamento de gestão de produção em tempo real de maneira remota. A ferramenta permite o acesso online a todas as informações das máquinas de controle de peso que carregam o selo da fabricante. Os clientes que quiserem instalar o programa devem solicitar à própria Varpe, que providenciará a implantação.”
Conheça as ações de combate à COVID-19 que as empresas associadas à ABIMAQ estão desenvolvendo >
Escrito por Juliana Ferreira Borges, colaboradora do Sebrae Nacional.
Foi um prazer te ajudar :)