this is an h1

this is an h2

Thu Aug 04 18:44:52 BRT 2022
Planejamento | ACESSO AO MERCADO
Cenário de empregos na construção civil

Entenda como está o mercado de trabalho do setor e o que fazer para se capacitar e atuar na área.

· 22/07/2022 · Atualizado em 04/08/2022
Imagem de destaque do artigo

A capacitação profissional deve fazer parte da vida de qualquer pessoa que deseja crescer no mercado de trabalho, inclusive do engenheiro civil. Um profissional especializado traz mais eficiência para a empresa, além de segurança, confiança e maior qualidade de serviço. E você não precisa fazer isso sozinho, pois o ideal é que toda empresa invista nos seus profissionais, para que possam crescer juntos.

Qualificação, especialização e atualização nunca foram tão importantes no mercado de engenharia civil como hoje. O uso do conhecimento como caminho para novas oportunidades é o que deixará o profissional preparado para lidar com qualquer problema.

Qual a melhor forma de se destacar no mercado?

Uma boa capacitação na construção civil significa não se limitar a habilidades específicas da sua área.

Começar com a graduação ou cursos de especialização é o ideal, mas não pare por aí. Comunicação, relacionamento interpessoal, liderança, negociação e a capacitação em cada uma dessas etapas pode fazê-lo crescer muito como profissional e se destacar no mercado. Não subestime o poder que saber se relacionar com as pessoas a sua volta traz.

Além disso, a tecnologia tem sido uma grande aliada em todos os setores do mercado, possibilitando otimizar processos automatizados e lidar com dados e mobilidade na produtividade. Em se tratando da engenharia civil, tomadas de decisões mais rápidas revelam-se extremamente importantes.

Dessa forma, além de possuir o conhecimento técnico e a aptidão para utilizar novas ferramentas, é preciso inovar no ambiente de trabalho e demonstrar habilidades de cunho humano.

Mercado de trabalho na construção civil

De acordo com pesquisas do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), apenas em abril deste ano, o setor da construção civil criou 25.341 novos empregos. Isso indica uma expansão de 1,05% na atividade em comparação ao mês anterior, que registrou 25.059 novos empregos.

Só nos primeiros quatro meses do ano de 2022, foram mais de 119.923 novos postos de trabalho. Esses dados são considerados surpreendentes aos olhos dos especialistas, visto que, no mesmo período, houve um aumento significativo nos preços dos materiais.

A construção civil ainda ficou em quarto lugar na criação de empregos formais. Em primeiro lugar ficou o setor de serviços, com 117.007 vagas. Em segundo, o de indústria, com 26.378 novos postos. E, em terceiro, a agropecuária, que empregou 1.021 trabalhadores.

Para o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, “o saldo positivo na criação de novos empregos demonstra que, apesar das dificuldades em relação ao aumento dos preços dos materiais, a atividade da construção segue em expansão. Mesmo assim, seguimos antevendo uma desaceleração do ritmo de elevação do nível de emprego em obras a partir do segundo semestre, em função da presente redução do volume de lançamentos de empreendimentos imobiliários”.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora