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Organização | CERTIFICAÇÃO
Certificação assegura qualidade ao café orgânico

Diversas exigências devem ser cumpridas para que o café orgânico seja vendido. Registro do selo de garantia deve envolver não apenas a atividade produtora.

· 27/06/2022 · Atualizado em 07/07/2022
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O café orgânico, antes de estar disponível à comercialização, deve passar por um processo de avaliação de conformidade da produção em relação às normas e padrões técnicos. No Brasil, o Decreto 6.323/2007, que regulamenta a Lei 10.831/2003, estabelece que o processo de avaliação da conformidade pode ser efetivado por meio de um organismo credenciado, podendo a certificação ocorrer por meio de auditoria (inspeções de técnicos capacitados) ou sistema participativo de garantia da qualidade orgânica. Neste caso, a avaliação é realizada pelos integrantes da rede de produção orgânica com a participação de um organismo credenciado.

Outro modelo de certificação que tem sido adotado de forma intensa mais recentemente é o fair trade (comércio justo). Esse processo demonstra preocupação por parte dos consumidores não só com a qualidade e o valor biológico dos produtos, mas também com aspectos sociais e ecológicos. As normas de produção de café fair trade podem ser obtidas na Fair Trade Label Organization (FLO), uma das certificadoras mais importantes do segmento.

A produção orgânica assegura elementos que são valorizados pelo consumidor no momento da compra. Isso ocorre tanto no Brasil quanto no exterior. Assim, quando o produtor adota processos que visam à qualidade do café, no fundo está antecipando a certificação e o respectivo selo de garantia correspondente.

Com a certificação, o produtor garante a origem do produto e sua qualidade, levando-o a um nível diferenciado. Ao aplicar o selo correspondente no rótulo do produto, o cafeicultor não apenas o valoriza, mas também o protege de fraudes.

Cabe ressaltar que a certificação se estende a processadores e distribuidores, beneficiando toda cadeia produtiva e permitindo a rastreabilidade do café. O maior beneficiado, no final da cadeia, é o próprio consumidor, que pode adquirir um café com origem e características garantidas.

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