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Planejamento | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Comércio eletrônico deve seguir normas para evitar responsabilização

Cuidados são importantes para proteção do e-commerce e prestação de serviços com qualidade, que atendam às necessidades do consumidor.

· 19/08/2015 · Atualizado em 18/10/2022
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Comprar pela internet tornou-se rotina na vida dos brasileiros, seja pela falta de tempo ou pela necessidade de adquirir produtos de forma rápida e eficiente. Para o empresário do e-commerce, é essencial que ele esteja atento às normas para priorizar a gestão de qualidade dos serviços oferecidos.

O comércio eletrônico destaca-se nas facilidades do processo de compra. Além disso, pode proporcionar conforto e agilidade na escolha do produto, o que depende de procedimentos para reforçar a segurança e eficiência da transação comercial.

Para evitar problemas na entrega dos produtos, por exemplo, os gestores devem estar preparados para enfrentar as exigências do cliente, que deve ser bem atendido, ter confiança na loja virtual e estar seguro de que fez um bom negócio.

A seguir, confira dicas e informações com base na normatização ABNT NBR ISO 10008, referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas, para o comércio eletrônico.

Responsabilidade

Para evitar problemas judiciais no segmento do e-commerce, os pequenos e grandes negócios devem conhecer a norma ABNT NBR ISO 10008, que prevê um conjunto de orientações necessárias para o atendimento com qualidade ao consumidor da loja virtual.

A responsabilidade civil no e-commerce pode ser evitada se, ao criar o site, o empreendedor deixar claro o seguinte: razão social, CNPJ da empresa, endereço físico e eletrônico do estabelecimento, políticas de troca para o consumidor e informações sobre as características do produto.

Além disso, preços, formas de pagamento e despesas com o frete devem estar apresentados na plataforma digital de forma objetiva. Se houver alguma promoção, é preciso que seja informado o prazo de sua duração.

Penalidades

Caso não sejam atendidos os critérios estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO 10008, o responsável pelo e-commerce poderá sofrer penalidades em razão da má prestação de serviços, tais como:

 Advertência, seguida da adoção de medidas corretivas;

  • Multas de até 10% no faturamento das vendas;
  • Suspensão de serviços e proibição das atividades no e-commerce.

Confiança on-line

A preocupação em conquistar a confiança do consumidor é uma constante no e-commerce, mas são necessários os seguintes procedimentos:

 Oportunizar o cancelamento da compra antes de sua efetivação;

  • Deixar claros os serviços de garantia do produto;
  • Possibilitar a confirmação do recebimento do produto ao consumidor;
  • Priorizar o envio de informações claras e consistentes ao consumidor sobre a sua compra.

Atendendo a esses e outros cuidados, o e-commerce ganhará ainda mais credibilidade dos consumidores e evitará penalidades.

Segurança

O empresário deve desenvolver práticas capazes de diminuir as reclamações e que contribuam com maior segurança aos clientes.

A norma deixa clara a importância de se desenvolver o comércio eletrônico com base na política de segurança e regimentos internos da empresa. Isso funciona como uma proteção ao consumidor e ao varejista.

Capacitação

Para o sucesso do empreendimento digital, outro passo a ser seguido é o da capacitação. O empresário deve ficar de olho nas oportunidades para aprimorar os negócios.

Fazer cursos sobre como prestar melhores serviços nesse segmento, utilizando-se de novas estratégias de comunicação, e contar com apoio técnico e gestão especializada alavancam as vendas no comércio eletrônico e evitam problemas na prestação de serviços e com a própria legislação.

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