this is an h1

this is an h2

Thu Mar 17 17:28:43 BRT 2022
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Como começar seu negócio sem dinheiro

Muitas vezes, a falta de dinheiro impede ser dono do próprio negócio. Esse é o seu caso? Então, confira cinco dicas sobre como começar sem dinheiro.

· 17/03/2022 · Atualizado em 17/03/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Ouça "Como começar um negócio sem dinheiro" no Spreaker.

O Brasil é um terreno fértil para o empreendedorismo. Segundo pesquisa realizada com apoio do Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), somente em 2020, o país apresentou um crescimento de 75% na taxa de empreendedorismo potencial.

Essa taxa se refere àquelas pessoas que pretendem abrir um negócio, mas ainda não tiraram o projeto do papel.

Muitas vezes, a falta de dinheiro impede que esses potenciais empreendedores deem o passo inicial e se tornem donos do próprio negócio.

Esse é o seu caso? Então, confira agora cinco dicas sobre como começar sem dinheiro.

Dica um: saiba vender a sua ideia. Uma das formas de se angariarem recursos para a abertura de um negócio é a captação de dinheiro de terceiros, como com investidores ou financiamentos.

Para isso, é preciso ter uma boa ideia, um bom projeto e, claro, saber vendê-lo ao seu potencial investidor. Outra opção é oferecer a sua ideia, já mais consolidada, para grandes empresas.

Dica dois: procure opções econômicas. Muitos potenciais empreendedores buscam ter um negócio próprio, mas não têm uma ideia específica. Nesses casos, é possível encontrar alternativas que não exijam um grande investimento inicial. Porém, é importante focar uma área com a qual você tenha alguma afinidade.

Dica três: inicie seu negócio como uma atividade paralela, mantendo, ainda que temporariamente, seu emprego atual. Assim você terá mais segurança para se arriscar no empreendimento e poderá começar aos poucos.

Dica quatro: planeje-se para empreender. Com planejamento é possível se organizar para criar uma reserva financeira para pagar as contas iniciais do projeto até que ele se torne rentável e consiga gerar lucro.

E, por fim, invista em parcerias estratégicas. Encontre um parceiro ou sócio que esteja alinhado com suas ideias e projetos. Em muito negócios, esse aliado pode entrar com a parte financeira ou com o trabalho em si. O importante é definir as responsabilidades desde o início.

Para isso, exercite o seu networking, ou seja, sua habilidade de manter uma rede de contatos, o que pode te trazer boas oportunidades de fornecedores, divulgadores e mais.

Como podemos ver, criar uma empresa é sempre um desafio, ainda mais sem muito dinheiro para investir. Mas, com essas dicas, você pode fazer acontecer.

Em todo esse processo, conte sempre com o Sebrae, o parceiro do micro e pequeno empreendedor brasileiro. Até a próxima!

Receba as últimas notícias e conteúdos exclusivos sobre MEI no nosso Telegram! Acesse:

https://t.me/sebraemei


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?