ABERTURA DE EMPRESA

Como escolher melhor ponto comercial para seu negócio

Entenda por que a localização do estabelecimento pode garantir o sucesso das vendas e confira dicas para acertar na hora de optar pelo local.

  • Localização

Selecionar adequadamente o ponto comercial onde o seu negócio vai funcionar pode ser a diferença entre alcançar ou não resultados positivos. A escolha do local precisa considerar a coerência entre os 4 P's de marketing: ponto, produto, preço e propaganda.

Se a localização demonstra aspectos negativos, isso pode comprometer o desempenho das vendas. É oportuno pensar em mudar o empreendimento para um lugar melhor e mais estratégico, mesmo que isso signifique investir mais em infraestrutura e propaganda.

Considere que não há uma fórmula que determine o melhor ponto para o seu negócio, no entanto, é necessário ficar atento às variáveis que podem mudar significativamente o seu comércio.

Localização
  • Como escolher

O sucesso do negócio depende de sua localização. Mas, antes de decidir onde será a loja, é importante que o empreendedor esteja atento a questões como acesso físico, tráfego de pedestres, número de concorrentes nas proximidades e condições de estacionamento.

Lojas de rua e de shopping center têm suas especificidades:

  • Nos estabelecimentos de shopping, campanhas promocionais, segurança, estacionamento amplo, conforto e praticidade são algumas vantagens. As desvantagens são o alto investimento para aquisição, a taxa de condomínio alta, a cobrança de fundo de promoção, as regras de funcionamento e a cobrança de estacionamento.
  • Para as lojas de rua, os custos são mais baixos e há maior liberdade de gestão, além de estacionamento gratuito. Em contrapartida, dificuldade para estacionar, falta de segurança e de campanhas promocionais são aspectos negativos para esse tipo de ponto.

Algumas perguntas são norteadoras na hora de escolher o ponto comercial:

  • A loja é acessível aos clientes?
  • O local favorece a venda por impulso? Mesmo sem intenção de compra, os clientes sentem-se estimulados a comprar apenas ao ver o produto?
  • Qual o fluxo de pedestres no local?
  • A área em questão concentra mais atividades comerciais e/ou concorrentes?
  • Estacionamento é necessário?
  • O público-alvo tem acesso garantido à loja?

Como escolher
  • Localização
  • Cuidados

Quando o empresário analisa as condições do ponto comercial, além do impacto no faturamento, ele precisa observar fatores que podem interferir negativamente na venda.

Confira a seguir dicas para garantir um bom ponto para o seu negócio:

  • Defina o perfil do consumidor que deseja alcançar e estabeleça qual produto será oferecido;
  • Analise o contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel. Certifique-se de que o preço é compatível com sua capacidade de investimento e o prazo de retorno e movimento esperado;
  • Observe aspectos como: facilidade de acesso e visibilidade, volume do tráfego, local para estacionar (importante ter estacionamento próprio ou nas proximidades), nível de ruído, condições de higiene e segurança, água, luz, telefone, internet;
  • Verifique a existência de concorrência ou negócios similares nas proximidades;
  • Esteja atento à facilidade de aquisição de matéria-prima e ao recrutamento de mão de obra, ou seja, confira se há pessoas/serviços especializados nas mediações;
  • Solicite uma busca prévia de localização junto à prefeitura para verificar possíveis impedimentos para a montagem do negócio, com base no plano diretor urbano do município;
  • Compare diferentes opções de pontos comerciais para garantir o melhor lugar para o negócio e observe o movimento desses locais em diferentes dias e horários;
  • Converse com proprietários de estabelecimentos próximos e procure descobrir qual o valor médio de compra/aluguel da região;
  • Procure o lado da rua onde há sombra no período da tarde, pois nesse horário o movimento é maior;
  • Prefira pontos que tenham o mesmo nível da rua e sem recuo, próximos à entrada principal, a escadas rolantes, praças de alimentação ou lojas-âncora dos shoppings, pois eles têm mais visibilidade.

Cuidados
  • Como escolher

Confira orientações para você não se arrepender da escolha do ponto comercial:

  • Evite lojas em frente a pontos de ônibus, pois a visibilidade ficará comprometida pela aglomeração.
  • Fique longe de locais que causem sensação de insegurança. No caso de lojas de rua, um exemplo disso são as praças mal iluminadas.
  • Tente não optar por locais em últimos andares ou em corredores sem saída, pois eles apresentam pouco movimento.
  • Encontre um diferencial para o seu negócio e vá em frente. Concorrentes existem em qualquer empreendimento.
  • Olhe o mapa da cidade em toda sua amplitude e tente detectar as principais necessidades locais. Áreas consideradas nobres não são as únicas opções para bons pontos comerciais.
  • Fique atento que alguns municípios possuem legislação específica para determinados negócios. Verifique se é o caso do seu.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: