this is an h1

this is an h2

Fri Dec 01 14:26:03 BRST 2017
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Conheça a metodologia Aprendizagem Invertida

Nela, o aluno tem autonomia para gerir o seu tempo de estudo e empreende o seu processo de aprendizagem.

· 30/11/2017 · Atualizado em 01/12/2017

Flipped Learning ou Aprendizagem Invertida é uma metodologia ativa e híbrida que desafia a atual lógica dos processos de ensino-aprendizagem. Nela, o que tradicionalmente acontece em sala de aula (exposição de conteúdos, demonstrações etc.) passa a ser feito em casa. O contrário também é verdadeiro: o que os estudantes tradicionalmente fazem em casa (exercícios, atividades, projetos, pesquisas, experimentos etc.) acontece em sala de aula, no momento da aula.

Nessa perspectiva, o estudante é provocado a fazer a gestão do seu tempo de estudo e reflexão dos conteúdos fora de sala de aula, por meio da leitura de livros, artigos, vídeos, filmes, podcasts etc. O universo de objetos de aprendizagem é imenso e deve ser explorado pelo professor, que nessa metodologia assume o papel de facilitador/tutor da aprendizagem.

A intenção é que o estudante não seja passivo no seu processo de aprendizagem. Assim, a sala de aula presencial se transforma no espaço para testes, discussões, aplicações práticas do que foi estudado fora do ambiente escolar em uma dinâmica de aprendizagem ativa. Sobretudo, poderá contar com a presença do professor/tutor para esclarecer dúvidas que surjam nos momentos dessas atividades práticas.

De forma resumida, a Aprendizagem Invertida se estrutura em três momentos principais:

  • Antes da aula: o professor planeja, elabora o conteúdo e compartilha com os estudantes o que deve ser acessado para que, individualmente, realizem o que foi proposto dentro do cronograma pactuado. Esse é o momento de protagonismo na aprendizagem do estudante, em que ele, individualmente, busca compreender os conteúdos propostos, dentro do seu ritmo de aprendizagem.
  • Durante a aula: é o momento que os estudantes colocam “a mão na massa” e praticam o que estudaram. Esse espaço é coletivo, mediados pelo professor/tutor, os alunos realizarão atividades práticas para analisar, avaliar, criar etc. a partir do que foi estudado. O principal diferencial da metodologia é a presença qualificada e o olhar atento do professor/tutor para a aprendizagem dos seus estudantes.
  • Depois da aula: o professor/tutor avalia o momento presencial para seguir com o planejamento, podendo continuar com o que foi estudado (caso perceba que ainda existem muitas dúvidas) ou partir para novo tópico. De outro lado, os estudantes poderão, individualmente, realizar as revisões necessárias ou fazer o ciclo girar novamente, para o momento antes da aula.

Essa metodologia desenvolve diversas competências empreendedoras, como resiliência, autonomia, perseverança.

Para aprofundar um pouco mais o conteúdo, o Sebrae fez uma entrevista com o educador Wilson Azevedo, diretor da Aquifolium Educacional e Master Teacher da Flipped Learning Global Initiative, organização que se dedica a apoiar e disseminar a Sala de Aula Invertida pelo mundo.

Desde 2012, quando ofereceu o primeiro curso online no Brasil sobre o tema com o pioneiro Jon Bergmann, autor de “Flip Your Classroom”, atua na sensibilização e capacitação continuada de professores, equipes pedagógicas e gestores educacionais para a aplicação desta metodologia ativa e híbrida.

Junto com o Grupo de Educadores Google (GEG), ele ofereceu seminários sobre a Sala de Aula Invertida em Belo Horizonte e Natal. Com formação em Filosofia, Antropologia Social e Educação a Distância, trabalha desde meados dos anos 1990 com inovação educacional e educação online.

Onde surgiu a metodologia flipped classroom e como ela chegou ao Brasil?

Atualmente a expressão flipped classroom começa a dar lugar à expressão flipped learning (Aprendizagem Invertida) como resultado do acúmulo de experiência e reflexão em torno disto. A metodologia ganha força a partir de 2006, quando os professores Jonathan Bergmann e Aaron Sams começaram a pensar que, se os estudantes estudassem os conteúdos em casa, os professores teriam mais tempo em sala para ajudar os alunos com conceitos/ideias que porventura não tivessem compreendido.

Porém, nos anos seguintes eles e outros educadores foram percebendo a possibilidade de uma segunda inversão. Nela, fixa-se a performance desejada (por exemplo, 100% do que precisa ser aprendido) enquanto se deixa variar o tempo necessário para aprender.

O alvo passa a ser 100% de aprendizagem. Em quanto tempo? Depende: um aluno pode precisar de seis horas para aprender algo que outro aprende em quatro horas enquanto um terceiro precisa de oito horas para aprender a mesma coisa. Varia o tempo, mas os três aprenderão 100% do que precisam aprender. 

No Brasil, as primeiras experiências com Sala de Aula Invertida começam a ser implementadas no início da década de 2010. Hoje um bom número de educadores já aplica esta abordagem. O I FlipCon Brasil, realizado em São Paulo em agosto de 2017, reuniu 600 educadores de todo o país.

Quais são as vantagens e desvantagens da metodologia e principais resultados observados?

Para o aluno, permite que ele possa dedicar atenção à exposição de conteúdo no horário em que está mais atento e disponível para aprender. Permite ainda pausar, retroceder e rever esta exposição quantas vezes precisar.

Em sala, oferece ao aluno a possibilidade de uma interação maior com o professor. O aluno pode ser esclarecido e orientado pelo professor imediatamente, no momento em que a dificuldade ou dúvida em torno de alguma atividade surge.

Para o professor, representa a possibilidade de uma maior proximidade com o aluno, o acompanhamento de sua aprendizagem de forma mais direta, focada, objetivamente dirigida para a superação da dificuldade no momento em que ela surge.

Para o gestor, a metodologia oferece chances reais de elevar a qualidade do ensino em sua instituição, com melhoria na performance escolar e acadêmica de seu corpo de alunos que se traduza em resultados efetivos em exames nacionais e outros indicadores de avaliação institucional.

Mesmo sendo algo recente, um pouco mais de 10 anos desde sua primeira aplicação, pesquisas sobre a metodologia têm sido conduzidas e evidenciam alguns efeitos mais benéficos.

Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, mais de 90% dos professores que adotam a metodologia dizem não mais ter intenção de trabalhar da forma anterior. Esse é um indicador forte de que um dos principais atores do processo de ensino-aprendizagem, que se envolve com a metodologia, vê resultado em seu trabalho diário com seus alunos. Os chamados “bons alunos” aprendem um pouco mais e melhor, mas é especialmente com os alunos que encontram dificuldades para aprender que a Aprendizagem Invertida tem provocado mais impacto.

Acredita que é uma metodologia de educação empreendedora?

Num certo sentido, o objetivo final da educação é levar cada um a ser um empreendedor da sua própria aprendizagem, a assumir as rédeas dos seus próprios processos de aprendizagem. Por isto falamos em “empreendizagem”. É o ideal que se expressa no conceito de “autonomia”.

Desejamos promover com a educação, de forma crescente ao longo dos anos de escolarização, o amadurecimento da autonomia do estudante. E a Aprendizagem Invertida oferece um excelente campo para o estudante experimentar e desenvolver mais e mais autonomia, cada vez mais assumindo a responsabilidade de ser um empreendedor de sua aprendizagem.

O espírito empreendedor aplicado à aprendizagem pode ser o fundamento de uma educação empreendedora em um sentido mais amplo que a pura e simples orientação para negócios.

O Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae tem uma Disciplina de Empreendedorismo e Inovação que utiliza essa metodologia e que pode ser oferecida por Instituições de Ensino Superior de todo o país. Para saber mais, acesse aqui.

Saiba mais

Autora: Flávia Azevedo Fernandes é mestre em educação pela Universidade de Brasília e analista do Sebrae Nacional


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora