this is an h1

this is an h2

Thu Sep 21 12:07:10 BRT 2017
Inovação | AUMENTO DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA
Conheça a tecnologia PAIS e saiba por que ela melhora vida no campo

Iniciativa alia criação de animais à produção orgânica com técnicas sustentáveis e de preservação ambiental.

· 28/06/2015 · Atualizado em 21/09/2017
O que é

Apoiada pelo Sebrae, a Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) é um modelo de tecnologia que melhora a qualidade de vida de trabalhadores rurais, pois promove inclusão social e geração de renda para comunidades do campo.

Suas técnicas de produção baseiam-se na preservação ambiental, evitam o uso de produtos ou ações que agridam o meio ambiente e aliam a criação de animais à produção orgânica.

O principal objetivo é possibilitar o cultivo de alimentos mais saudáveis, sem uso de agrotóxicos, tanto para o consumo das famílias dos agricultores como para comercialização.

Como funciona

Criado em 2005, o sistema é iniciado com a instalação de unidades PAIS nas propriedades rurais.

Cada família recebe um kit com os materiais necessários à montagem da estrutura, que consiste em um galinheiro ao centro, uma horta ao redor e o sistema de irrigação por gotejamento.

A tecnologia beneficia aqueles que querem sair da produção convencional de hortaliças e frutas, por exemplo, para a produção orgânica.

Comercialização

A escolha das espécies a serem cultivadas deve considerar as que possuem melhores condições de produção e maior potencial de comercialização, além da sazonalidade e dos produtos mais consumidos na região.

O agricultor pode fazer levantamento junto a comerciantes e outros agricultores da região para saber quais delas têm mercado garantido ou podem ser atrativas para novos consumidores.

Por meio de associações e cooperativas, o agricultor pode vender os alimentos para prefeituras e órgãos públicos, assumindo a condição de fornecedor.

É comum governos comprarem os alimentos por intermédio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nos estados.

Também em grupo, é possível organizar feiras de produtos orgânicos e vendê-los diretamente ao consumidor.

Como participar

Para instalar unidades PAIS, o agricultor deve procurar o Sebrae mais próximo de sua cidade.

O Sebrae oferece cursos de capacitação que podem auxiliar os agricultores selecionados para aplicação da tecnologia. Além disso, presta consultorias em gestão, comercialização e tecnologia.

O trabalho de escolha e preparação do terreno é feito de maneira coletiva: todos os envolvidos devem acompanhar. Isso permite a interação, a troca de experiências e a soma de esforços para obter a certificação de produtos orgânicos.

Saiba mais

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora