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Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Conheça os elementos básicos do plano de negócios de e-commerce

Documento para elaborar o plano de negócios para o comércio eletrônico deve ser sucinto e acessível a todos que integram a empresa.

· 28/11/2013 · Atualizado em 28/07/2022
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O plano estratégico de e-commerce deve ser objetivo e sucinto, de modo a ser lido e acompanhado por todos aqueles envolvidos com o e-commerce na empresa. Procure mantê-lo no limite de 10 a 15 páginas.

Os elementos básicos desse plano incluem:

  • Breve descrição do projeto de e-commerce a ser desenvolvido - não mais de uma página.
  • Exposição detalhada dos objetivos a serem atingidos por meio da operação de e-commerce (corte de custos, aumento da base de clientes, adequação às demandas do mercado etc.).
  • Análise de mercado - descrição das oportunidades do mercado de e-commerce para a sua empresa e do perfil dos consumidores visados.
  • Análise da concorrência - indique quem são seus concorrentes, quais deles utilizam o e-commerce e quais são suas características.
  • Estratégia de divulgação - indique as ações a serem empreendidas para divulgar o site e atrair clientes. Indique se utilizará sites de busca, propaganda on-line etc.
  • Estratégia de preços - defina sua política de preços e descontos e defina quais serão as modalidades de pagamento, tais como boleto bancário, cartão de crédito etc.
  • Estratégia de vendas - explicite como será feita a recepção e processamento de pedidos.
  • Estratégia de logística - indique como será feita a entrega física dos produtos ao comprador.
  • Estratégia de pós-venda - caso o tipo de produto ou serviço vendido requeira atendimento pós-venda, explicite como será feito esse atendimento.
  • Aspectos técnicos - descreva todos os aspectos técnicos envolvidos relevantes para a tomada de decisão e o acompanhamento do plano.
  • Estabelecimento de critérios de avaliação para a sua operação de e-commerce (número de visitas por mês, número de visitas não repetidas, número de transações geradas, número de pedidos etc.).
  • Orçamento - faça um orçamento que cubra o período de instalação da operação de e-commerce: o início e a entrada em funcionamento normal da operação.
  • Outras análises financeiras necessárias - são projeção de fluxo de caixa, análise do ponto de equilíbrio etc.

É recomendável que o plano seja revisto periodicamente, já que a dinâmica do e-commerce é muito grande. É necessário reavaliar com frequência o que foi alcançado com relação aos objetivos propostos e às ações planejadas.

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 Leia também:

  • Artigo Plano de negócios para o e-commerce. Clique aqui.
  • O Sebrae possui vários vídeos com o tema comércio eletrônico em seu canal no YouTube. Conheça.

Conheça também os cursos on-line gratuitos oferecidos pelo Sebrae:


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