ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí
menu Sebrae

Cursos e Eventos

Cursos e eventos do seu estado

Confira a programação do Sebrae no seu estado e inscreva-se já.

Cursos Online

Matricule-se nos cursos online 100% gratuitos e estude sem sair de casa.

Mon Oct 02 11:47:50 GMT-03:00 2017
Mercado e Vendas
Plano de negócios para o e-commerce
Questionário ajuda na elaboração de um plano estratégico de e-commerce, a fim de aumentar as chances de sucesso das lojas virtuais.

Alguns requisitos são considerados como ponto de partida para a elaboração de um plano estratégico de e-commerce. A preparação para elaboração de um plano envolve responder às perguntas listadas a seguir. Algumas questões se referem ao mercado e setor e outras se referem a características de sua empresa.

Características do mercado e do setor

  • Quais as características do mercado online para os seus produtos?
  • Que parcela das vendas dos produtos é representada por e-commerce?
  • Em que países se encontram concentrada a maior parte dos clientes potenciais para vendas online desses produtos?
  • Que tipos de clientes compram por esse meio e quais os seus hábitos de compra?
  • Que concorrentes utilizam a internet como canal de vendas? Qual o seu tamanho e suas características?
  • Quais os requisitos técnicos e regulatórios para as vendas online? 

Características da empresa

  • A empresa dispõe dos processos de produção e logística necessários a uma operação de e-commerce?
  • As questões técnicas relacionadas ao e-commerce foram resolvidas?
  • As formas de pagamento a serem aceitas já foram decididas?
  • A forma de divulgação do site já foi considerada?
  • A empresa dispõe dos recursos humanos e financeiros necessários à implantação do e-commerce?
  • Os gestores estão plenamente comprometidos com a implantação e operação do e-commerce?
  • As pessoas na empresa estão conscientes das mudanças necessárias à implantação do e-commerce? Estão comprometidas com essas mudanças?
  • Foi dado treinamento aos empregados, ou está previsto realizar algum tipo de treinamento?
  • Existe algum gestor encarregado da operação de e-commerce?
  • Quais os custos iniciais e de operação com que a empresa terá de arcar?

Essas questões servem de base para a elaboração de um plano para implantar o e-commerce na sua empresa. Se, inicialmente, algumas das questões indicadas não foram respondidas, o próprio plano deve delinear as respostas, em termos de ações a serem realizadas.

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora