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Wed Jul 06 16:33:20 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Crie valor para sua marca no mercado de moda!

Ter identidade própria e entender o seu cliente são o caminho para atribuir valor à sua marca no mercado de moda.

· 30/06/2022 · Atualizado em 06/07/2022

Você já parou para pensar por que o consumidor deseja comprar o seu produto e não outro entre os vários concorrentes do mercado? Como fazer o consumidor buscar pela sua marca no mercado de moda em um universo em que os produtos são efêmeros? A resposta para essas e outras perguntas está nas conexões emocionais e no desejo do consumidor a partir de experiências e emoções positivas. Isso é possível, mas exige planejamento.

Um dos caminhos para criar uma marca de valor é o branding, que pode ajudar você a posicionar a sua marca, conectando-a com os seus clientes por meio de estratégias e ações de marketing. Essa metodologia de gestão vai possibilitar a definição de uma identidade própria e a compreensão do que o seu cliente busca, do que ele deseja e do que é fundamental em um mercado altamente competitivo como o segmento da moda.

O consumidor compra valor, e não produto, por isso é importante definir o que você vai entregar ao seu cliente, levando em consideração as especificidades dos benefícios do seu produto. Assim, como o seu produto resolve o problema do seu cliente e se diferencia no mercado, você está entregando um valor. É fundamental, nesse universo competitivo, ter em mente que o cliente compra por que e não o quê.

Entenda o seu cliente

Uma das chaves do sucesso do valor de uma marca é saber “falar com a sua turma”, ou seja, depois de identificar e definir o seu público-alvo, é preciso entender o cliente, deixando permanentemente abertos os canais de comunicação empresa-cliente-empresa por meio de instrumentos que permitam identificar sua satisfação (diretamente ligada às emoções experimentadas), saber se suas expectativas foram atendidas e o que precisa ser melhorado. Os clientes gostam de se sentir especiais e únicos. Quer encantá-los? O Sebrae disponibiliza o curso Comunicação e relacionamento com seus clientes.

Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos influenciam o comportamento dos clientes e, por isso, entender quais fatores estão influenciando suas escolhas e como eles se relacionam com a sua marca é fundamental para o sucesso do seu empreendimento. Algumas perguntas podem ajudar você a compreender as necessidades do seu consumidor, tais como: o que ele pensa e sente? O que ele vê? O que ele ouve? O que ele fala e faz? Quais são seus medos e frustrações? Quais são seus verdadeiros desejos e necessidades?

Para conseguir responder a esses questionamentos e, consequentemente, estabelecer estratégias mais inteligentes, o empreendedor pode lançar mão de algumas ferramentas, como pesquisas de mercado, monitoramento de redes sociais, utilização de ferramentas de insights e consulta ao Google Trends.

A marca e o sucesso do negócio

Uma marca que conecta o cliente ao produto é o que todas as empresas do setor da moda procuram. Para isso, ela precisa representar o conjunto de valores que dão identidade ao negócio e que devem se expressar em crenças e atitudes. O empreendedor precisa analisar seu público-alvo tendo em mente alguns questionamentos: que imagem essa marca deve ter e que sentimentos ou emoções você quer que ela desperte? 

Para que o seu público-alvo se identifique com a marca, o empreendedor precisa definir o posicionamento da sua empresa, estabelecendo estratégias que deixem claros os objetivos e os propósitos; criar uma identidade visual e verbal alinhada e adequada à marca (o que inclui desde os materiais impressos e digitais até a decoração do ambiente físico), bem como ter um desenho original e atraente da marca; planejar a sua divulgação. Lembre-se: as pessoas compram o seu porquê e não o seu produto.

Saiba mais: 

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