Conheça incríveis soluções apresentadas para resolver os principais desafios do turismo.
Confira aqui todas as startups que se inscreveram na competição, promovida pelo Sebrae e pela Braztoa. São dezenas de soluções inovadoras para o turismo, propondo novas formas de pensar em relacionamento, experiência, atendimento, gestão, capacitação e outros temas relevantes para todos do setor.
Para outras informações sobre o desafio, clique aqui.
1º lugar | TicketPhone | Boa Vista/RR
2º lugar | Brasil Food Safaris | Campo Grande/MS
3º lugar | Guiya | São Paulo/SP
Brasil Food Safaris | Campo Grande/MS
Promoção do turismo de experiência através de roteiros gastronômicos em períodos de baixa temporada, com o objetivo de valorizar a cultura local e fortalecer a identidade do destino, oferecendo uma experiência única aos viajantes com atividades que levam à vivência do patrimônio alimentar local.
Contatos:
Pollianna Thomé, Paulo Coelho Machado Neto e Daniel Marinho Rondon de Barros
www.facebook.com/brasilfoodsafaris
Experience Infinity | Belo Horizonte/MG
Uma loja virtual de venda de experiências turísticas dando acesso, informação e a venda direta e/ou por agências e operadoras de viagem, através de uma rede de fornecedores parceiros capacitados, comprometidos, com serviços diferenciados e oferecendo volume de clientes.
Contatos:
Fernanda Maia e Bethânia Monteiro
fernanda@experienceinfinity.com.br - (31) 3879-2583
Guiya | São Paulo/SP
Com foco no turismo LGBT, aplicativo inédito no Brasil em abrangência e serviços dedicado a roteiros e eventos voltados a esse segmento, com opção de venda de pacotes turísticos. Empresa já atua há quatro anos no mercado nas plataformas impressa e on-line em sete capitais brasileiras.
Contatos:
Welton Danner Trindade, Marcio Claesen e Junio Almeida
www.fb.com/guiagaysaopaulo - (11) 3384-0580
O Que Tem de Bom | Recife/PE
O Que Tem de Bom foi criado para otimizar as relações entre viajantes e o trade turístico. Nosso Leilão Reverso Qualitativo é um novo conceito. Recebemos solicitações de viagens para que as agências parceiras possam ofertar propostas, ampliando a captação de clientes, dentre diversas vantagens.
Contatos:
Wagner Rocha, Adihelen Melo e Arianne Fernandes
contato@oquetemdebom.com - (31) 98690-1933
Paytour | Natal/RN
O Paytour é uma plataforma integrada que ampliará a venda direta das empresas de passeios turísticos e operadoras por um canal online (e-commerce) e também através de parceiros pelo programa de afiliados, proporcionando ao turista uma operação segura e prática de compra.
Contatos:
Eriko Batista e Marcus Borges
contato@paytour.com.br - (84) 3605-4449 / (84) 98818-7476
TicketPhone | Boa Vista/RR
TicketPhone é uma plataforma de gestão e organização de eventos e atividades turísticas, que possibilita aos operadores/agências a automação/gerenciamento em tempo real de processos/atividades. Para que gestores pensem de maneira estratégica e ofereçam mais experiência de consumo aos seus clientes.
Contatos:
Gustavo Nogueira, Vanessa Schwaizer, Karla Raskopf e Emerson Baú
Trip4x - trip for extreme | Florianópolis/SC
Trip4x é uma nova plataforma para trips de esportes de aventura, que reúne uma comunidade em busca de novas experiências. Um ambiente que permite buscar ou ser encontrado por pessoas, armazenar informações, fóruns, galeria de imagens e inteligência para auxiliar na busca da melhor experiência.
Contatos:
Francesco Peres e Morgana Peres
https://trip4x.azurewebsites.net
www.facebook.com/trip4x - francesco@trip4x.com, morgana@trip4x.com - (48) 99118-1273, (51) 99992-6676
Turismo Experience | Bombinhas/SC
Cocriação por parte de profissionais e empresas do trade turístico de forma ágil, completa e segura através de uma plataforma web e aplicativo, de produtos e serviços turísticos inovadores que gerem uma experiência de consumo ao turista que visita ou pretende visitar determinado destino turístico.
Contatos:
Michela Cristiane França Goulart, Diego de Souza Pinheiro e Jones Augusto Boeck
www.facebook.com/TurismoExperience - (47) 99919-4157 | (47) 3264-1443
From Amazônia | Rio Branco/AC
Marketplace de produtos sustentáveis, explorando o turismo de experiência dos locais onde são feitos os produtos.
Contatos:
Thiago Cabral, Jorge Keneddy e Wilza Assef
thiago@fromamazonia.com - (68) 99934-1338
Eu Turista | Manaus/AM
Comunidade onde pessoas locais se conectam com turistas, através de atividades e interesses em comum, melhorando a experiência do turista na cidade.
Contatos:
Rafael Henrique Kultemberg e Rafael Oliveira
kultemberg@gmail.com - (92) 98201-8575
Brasil Virtual | Salvador/BA
O Brasil Virtual é uma solução móvel para turistas poderem acessar informações georeferenciadas dos principais atrativos visitados. É possível obter informações sobre a história, acessibilidade, horário de funcionamento, localização no mapa e traçar rota até o atrativo.
Contatos:
Silvio Vanderlei Araujo Sousa
suander@gmail.com - (71) 3017-5118 | (71) 98515-0127
Viajay | Salvador/BA
Plataforma web responsiva focada no turismo e entretenimento LGBT, funcionando como canal de informação e como marketplace de produtos e serviços para o segmento.
Contatos:
Fernando César Moreira Sandes Filho
nando@viajay.com.br - (71) 3384-2781 | (71) 98880-2781
Tupiniquim.com | Brasilia/DF
A Tupiniquim.com é uma plataforma virtual de venda e divulgação de experiências turísticas brasileiras, oferecidas por diversos fornecedores. Queremos mostrar um Brasil fora dos estereótipos que, muito além de sol e mar, possui riquezas e tesouros escondidos.
Contatos:
Mari Sato
mari@tupiniquim.com - (61) 99432-7979
Trwip | Brasília/DF
Comunidade de turismo compartilhado. Na Trwip é possível conectar pessoas com objetivos similares e complementares para realizar atividades turísticas em conjunto, criando e buscando viagens e passeios com filtros por interesses específicos, data, local, estilo de viagens e pessoas.
Contatos:
Ítalo Oliveira Mendes
italo.mendes@gmail.com - (61) 2023-7947 | (61) 9823-8600
Guia Local | Vitória/ES
Um app onde moradores locais podem se candidatar a trabalhar como guias turísticos, após passarem por um treinamento em escola reconhecida pelo Ministério do Turismo, e com isso possam ter uma renda extra, mostrando pontos turísticos, cultura e lazer aos visitantes da sua cidade.
Contatos:
Claudio Bezerra de Mello
claudiomestrado@hotmail.com - (27) 99893-6705 | (27) 99893-6705
Próximo da Piedade | Belo Horizonte/MG
Aplicativo para orientação aos visitantes do Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Baseado em geolocalização, possibilita a busca de igrejas mais próximas do usuário, além de informações acerca de bens e locais de destaque no santuário utilizando a tecnologia de QR Code.
Contatos:
Sandro Laudares
sandrolaudares@gmail.com - (31) 99808-4069 | (31) 99808-4069
GoGondola | Belo Horizonte/MG
App para facilitar encontros entre pessoas desconhecidas com o objetivo de dividir os custos de uma atração turística a preço fixo que comporta mais de uma pessoa.
Contatos:
Thiago Lopes Pellegrinelli Naves
thiagonaves@gmail.com - (31) 3224-7475 | (31) 98826-1981
personal2travel | Belo Horizonte/MG
Estamos no mercado Smart Data e geração de conhecimento de mercado. Nós fornecemos à indústria de viagem ferramentas e tecnologias que possibilitam a criação de uma relação personalizada entre as marcas de viagem e os viajantes e gerar inteligência de mercado.
Contatos:
João Marcelo Moreira Braga, Augusto Petry Braun e José Lucio de Almeida Braga
www.personal2travel.com - joao.braga@personal2travel.com
Souto no Mundo | Belo Horizonte/MG
App desenvolvido para proporcionar experiências turísticas locais não roteirizadas, pagas e fora de pontos turísticos tradicionais.
Contatos:
Sérgio Souto
assouto@gmail.com - (31) 98476-6117
Tripfuser | Belo Horizonte/MG
O Tripfuser conecta viajantes a operadores de viagem locais. O viajante envia os detalhes de sua viagem dos sonhos e os especialistas locais criam uma proposta customizada para a viagem.
Contatos:
Andre Franchini Campos de Pinho
andre@tripfuser.com - (31) 3296-0796 | (31) 98448-4240
Icone Sistemas | Cuiabá/MT
Plataforma confiável e on-line, que funcionará de forma comunitária, para as pessoas (física e jurídica) anunciarem, pesquisarem e reservarem passeios dentro dos municípios do país, utilizando para isso, um computador, celular ou tablet.
Contatos:
Sidnei Varanis
contato@sistema.tur.br - (65) 3044-3111
Social Ticket | Belém/PA
Plataforma inovadora que gerencia, divulga e vende ingressos para eventos de forma digital e usa a estrutura do varejo para vender de forma presencial.
Contatos:
Vitor Pinheiro Alves
vitor@ebi.com.br - (91) 3226-5660 | (91) 99164-1767
Maraca Web | Recife/PE
Divulgação das principais atividades turísticas do estado de Pernambuco através de uma plataforma virtual.
Contatos:
Fernando Gonçalves, Ruidemberg Luiz, Janaina Lima e André Brandão
www.penapalmadamao.com.br - pe.napalmadamao@gmail.com
www.facebook.com/pe.napalmadamao
Even3 | Recife/PE
A Even3 simplifica a gestão de eventos técnico-científicos, como congressos, feiras, simpósios e workshops, e vai além da inscrição. A plataforma automatiza o trabalho manual, aumenta a produtividade, economiza tempo e reduz custos, fazendo com que o organizador fique livre para focar no seu evento.
Contatos:
Leandro Reinaux, Cláudio Barbosa e Renato Cruz
comercial@even3.com.br - (11) 3020-8333
Beenoculus | Curitiba/PR
A Beenoculus possui uma completa solução de mídia, produção e distribuição de conteúdos em realidade virtual, uma nova tecnologia e linguagem de comunicação que tem o potencial de teletransportar as pessoas virtualmente para outros destinos. O potencial dessa solução para o turismo é inigualável.
Contatos:
Rawlinson Peter Terrabuio, José E. Terrabuio Junior e Rafael Ferraz Dalla Riva
rawlinson@beenoculus.com.br - (41) 3013-1889
Laminapp | Foz do Iguaçu/PR
Plataforma de personalização das lâminas das operadoras com a marca das agências.
Contatos:
Luis Poletti
luispoletti@gmail.com - (45) 99956-2878
Map Feiras | Curitiba/PR
Site e aplicativo para o mapeamento de feiras, barraca a barraca, com foto do feirante, fotos e descrição dos produtos e dados de contato. Também há geração de conteúdo em um blog com vídeos e informações sobre a história dos feirantes, contribuindo para a valorização cultural dos destinos.
Contatos:
Cleverson Gallego
contato@mapfeiras.com.br - (41) 99255-2789 | (41) 99704-0222
Já Entendi | Curitiba/PR
Ambiente de treinamento online que permite o consumo ilimitado de mais de 60 cursos, como vendas e atendimento ao cliente. O diferencial está na metodologia que transforma conteúdos complexos em videoaulas dinâmicas, atrativas e aderentes ao público-alvo, alcançando maior retenção do aprendizado.
Contatos:
Gladys Mariotto e Wagner Mariotto
jaentendi@jaentendi.com.br - (41) 3206-0908
Mundiando | Volta Redonda/RJ
Portal de conteúdo sobre destinos nacionais e internacionais. É colaborativo e cada usuário pode interagir com dicas, fotos e comentários.
Contatos:
Felipe Wilmsen Jensen
mundiandocontatos@hotmail.com - (24) 3342-9608 | (24) 98119-3888
Nossa Caravana de Viagens | Rio de Janeiro/RJ
Experiências com excursões de viagens.
Contatos:
Anajúlia Paes
www.facebook.com/nossacaravana - www.facebook.com/omundoadois
GoLocal | Rio de Janeiro/RJ
Trabalhamos com viagens para o futuro, ou seja, viagens que colaboram para um futuro melhor. Atuamos com um marketplace de experiências de impacto socioambiental onde organizações ou indivíduos podem se conectar com viajantes que desejam participar in loco de suas iniciativas.
Contatos:
Roberta Guimarães e Antonio Gatti
compartilhe@golocal.com.br - (27) 99248-9993
Ideias Relacionamento | Boa Vista/RR
O Ideias Relacionamento auxilia as empresas a terem avaliações mais precisas dos seus consumidores. Contribui para a retenção de clientes e diminui consideravelmente os custos operacionais por meio de estratégia de prêmios, pontos e benefícios.
Contatos:
Paulo Henrique Araújo Benedetti
www.ideiasrelacionamento.com.br
benedetti@ideiasenegocios.com.br - (95) 3625-0064 | (95) 98125-1796
Hospeda.club | Porto Alegre/RS
Solução para facilitar que pequenos meios de hospedagem vendam online. Muitos enfrentam dificuldades com os extensos e complicados formulários das grandes plataformas e com o risco de overbooking no caso de reservas online não verificadas.
Contatos:
Pedro Henrique Pinheiro Pereira
contato@hospeda.club , pedro.pereira@220on.cc - (51) 3085-3796 | (51) 3519-8341 | (51) 98220-6213
TourChannel | Gramado/RS
Primeiro Channel Manager de atividades turísticas da America Latina, conectando fornecedores, distribuidores, vendedores e clientes, tudo em uma só plataforma.
Contatos:
Eduardo Prestes
eduardo@plincturismo.com.br - (54) 3905-4700 | (54) 99655-2044
Exploratvm | Governador Celso Ramos/SC
Plataforma web com objetivo de fomentar o turismo e ligar turistas de todo o mundo através de conteúdo transmidiático. Pretende mudar a forma de consumo dos turistas e centralizar o máximo de informações, inclusive com rede social própria de troca de experiência e turismo.
Contatos:
Erich Lopes Sales e Silva
www.exploratvm.com | www.exploratvm.com.br
erichetv@hotmail.com - (48) 99178-4149
Viajor | Blumenau/SC
Software para gestão de viagens, onde as empresas podem oferecer os serviços já vendidos em viagens corporativas também para pessoa física, com desconto em folha de pagamento.
Contatos:
Daniele Luciane Amaro
daniele@viajor.com.br - (47) 3380-3999 | (47) 99982-1144
New Real Studio | Braço do Norte/SC
Solução de realidade virtual com possibilidade de interagir com o ambiente. O cliente pode clicar nos locais de sua preferência e obter informações como horário de eventos, cardápios e diárias. Ao mesmo tempo em que contempla o local, já monta o seu pacote.
Contatos:
Felippe Cunha Sandrini
felippe.cunhasandrini@gmail.com - (48) 3658-2729 | (48) 99959-3665
Univoxer | Palhoça/SC
Aplicativo que localiza e conecta, em viva voz ou vídeo, um intérprete fluente nos dois idiomas necessários, para intermediar conversação entre duas pessoas que não falam o mesmo idioma: prestador de serviços local e turista estrangeiro ou deficiente auditivo.
Contatos:
Arthur Philip Sanders Júnior
arthur@labirinto.com.br - (48) 99963-0740
pick2trip | Florianópolis/SC
Serviço de receptivo digital personalizado, com informações de atrações, atividades turísticas, gastronomia, eventos, hospedagem, compras e conteúdos sobre os destinos. Recomendações personalizadas e possibilidade de ser embarcado em sites e apps de destinos.
Contatos:
Joao Marcelo Moreira Braga
joao.braga@pick2trip.com - (31) 98701-0356
Kokua Digital | Florianópolis/SC
Através da tecnologia (aplicativo e website), reunimos todas as informações sobre turismo e entretenimento em um só lugar, de uma forma simples, fácil e direta.
Contatos:
Cristiane Brunel
www.facebook.com/kokuaapp - kokua.contato@gmail.com
Click Fretado | São Paulo/SP
Marketplace que facilita a busca e organização de excursões e fretados para eventos e destinos turísticos. É uma alternativa econômica de transporte que aumenta o acesso do público aos eventos e destinos turísticos, gerando mais renda para as agências turísticas e democratizando o turismo.
Contatos:
Saulo Silva Assis
contato@clickfretado.com - (19) 3292-8916 | (19) 98233-5300
City Tour no Vale do Paraíba | Aparecida/SP
City tour no Vale do Paraíba, Histórico, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, mostrando os locais com belas paisagens, histórias desde o turismo religioso, rural, aventura, pedagógico entre outros e apresentar no mapa todo itinerário com informações e disponibilizar guia para o cliente.
Contatos:
Camila Láua e Natália Láua
camilalaua@hotmail.com - (12) 98168-3518
Agenda Guarulhos | Guarulhos/SP
Solução que propõe levar as pessoas até os eventos, trazer os eventos até as pessoas. Simples, direta e tangível, é uma ferramenta de fomento aos eventos e ao mesmo tempo um importante canal de informação para as cidades e destinos.
Contatos:
Danilo Duarte Ramalho
daniloramalhogru@gmail.com - (11) 2455-4126 | (11) 99709-7785
Lua de Mel Cotas | Sao Caetano do Sul/SP
O Lua de Mel Cotas surgiu para aqueles casais que já possuem a maioria dos presentes e preferem realizar a viagem de lua de mel dos sonhos! Faça da sua lista de casamento algo diferente e moderno com Cotas para sua lua de mel. Defina seu link personalizado: luademelcotas.com.br/casal.
Contatos:
Tarin Flores
contato@luademelcotas.com.br - (11) 4427-8581
BanibConecta | Sorocaba/SP
Plataforma online e intuitiva que cria conexão de imagens 360°, gerando um passeio virtual para ser publicado em sites, rede social ou até mesmo apresentado para os clientes através do óculos Samsung Gear VR. O que oferecemos é exatamente isso: visitas virtuais descomplicadas.
Contatos:
Renato Rodrigues e Luciana Silva
contato@banib.io - (15) 3416-6184
Turbox | São Paulo/SP
Conjunto de ferramentas e soluções para agentes de viagem e agências.
Contatos:
Daniel Fávero Françoso
daniel@turbox.me - (11) 3717-2080 | (11) 98115-9900
Tuuris.com | São Paulo/SP
O Tuuris.com conecta viajantes que querem um serviço personalizado às agências de viagem. A agência pré-paga uma quantidade de créditos, que usará para poder ver as demandas feitas. Apenas 5 agências podem enviar propostas para cada usuário.
Contatos:
Fernando Esteves de Castro Bunker
fernando@tuuris.com - (11) 3266-5465 | (11) 99260-5252
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O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
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Startup: veja como conseguir oportunidades de investimentos
Qualquer startup precisa de investimentos para crescer. Mas como conseguir esse aporte financeiro? O primeiro ponto é saber em que fase a startup se encontra. O desenvolvimento das startups tem cinco momentos: Ideação: é a fase inicial, também conhecida como pré-seed, em que o empreendedor faz pesquisas de mercado, identifica as dores, necessidades e desejos dos clientes. Validação: é o momento em que o produto ou serviço é validado no mercado. Também conhecido como seed, é quando o Produto Mínimo Viável (MPV) é lançado junto a um público para testar sua aceitação. Operação: é o early stage, quando começa a comercialização do produto ou serviço. Nesse ponto, muitas startups recebem aportes de investidores-anjos, que acreditam no potencial do negócio que está começando. Tração: é a fase da maturidade, ou growth stage, quando a startup já está funcionando plenamente. É um momento importante para ficar atento aos KPIs, que são os indicadores de desempenho. Expansão: é o ponto de aumentar a base de clientes e a receita, também conhecido como scale-up. Em cada situação, o aporte de capital varia de acordo com o que foi construído e o grau de adiantamento, maturação e desenvolvimento. Lançamento de editais O próximo passo é: onde devemos estar e o que devemos fazer para captar recursos? Quais são os locais onde as oportunidades surgem e onde os investidores estão? Uma das respostas é o lançamento de editais. Fique atento! Os editais são lançados em convocações públicas ou privadas e trazem uma apresentação do empreendimento. Eles buscam identificar startups capazes de descobrir soluções para problemas específicos. Por isso, identifique as empresas ou instituições que oferecem programas de fomento, como as fundações de apoio à pesquisa ou bancos como o BNDES, além de empresas como a Petrobras, o Senai e o Sebrae. Para sempre estar antenado nas novidades, inscreva-se nos canais ou nas redes sociais dessas empresas ou instituições e sempre leia os informativos para acompanhar de perto o que está acontecendo. Ecossistemas de inovação Os ecossistemas de inovação são formados por instituições públicas, privadas e associações. Eles são ótimos ambientes para você estar conectado, porque eles estão no radar dos investidores. As aceleradoras, os fundos de capital de risco, as grandes empresas de tecnologia, associações, governos e universidades se unem com um mesmo propósito: tornar as startups vencedoras e lucrativas. As articulações entre diversos atores que enxergam a inovação como força para o desenvolvimento social e econômico ajudam a ampliar a rede de contatos e uma nova rede de negócios. Não perca tempo e fique ligado nessas oportunidades! Conteúdo elaborado a partir do podcast Escuta essa, empreendedor! Para saber mais, confira o Episódio #36 Oportunidades de editais para startups Para saber mais, confira os vídeos a seguir: Como conseguir um investidor para sua startup Acesso a capital para startups E aproveite os cursos do Sebrae: Sua startup está pronta para captar recursos? Modelagem financeira para startups
Tue Apr 16 09:16:24 BRT 2024
Como aumentar o nível de acesso da conta GOV.BR?
Quais os meios para aumentar o nível da conta GOV.BR? Aumentar o nível de Bronze para Prata Para aumentar da conta nível Bronze para nível Prata, existem três possibilidades e cada uma exige certos recursos: 1. Validação Facial (CNH) Uma das possibilidades é fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a chamada carteira de motorista. Caso o empreendedor não possua CNH com validade vigente, essa opção não poderá ser utilizada para realizar este processo. 2. Validação de dados via Bancos credenciados Outra forma de aumentar seu nível de confiabilidade da conta o GOV.BR, é pela validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado. Para isto, o empreendedor precisa ter uma conta em um dos Bancos Credenciados, onde tenha autorização para realizar movimentação ou transferência de valores (Senha de Transferência/Assinatura Eletrônica), embora só seja nessário digitar na autorização a “Senha de Acesso à Internet Banking” da sua conta. Atualmente, os bancos credenciados para esta certificação são: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco de Brasília, Sicoob, Santander, Agibank, Itaú, Banese, Baneste e Sicredi. Atenção: Para que você possa utilizar esse recurso, é necessário que tenha habilitado em seu home banking o serviço de envio de mensagens do banco para seu celular. É necessário para que você receba o código que será enviado para confirmar o processo. Serão acessados apenas seu nome e CPF. Não ocorrerá acesso aos seus dados bancários. 3. Validação de dados de Servidor Público pelo SIGEPE Uma terceira opção para aumentar o nível de Bronze para Prata, é pela validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE (Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal). Esta opção só é disponibilizada para os servidores públicos federais. Aumentar o nível da Conta de Bronze ou Prata para Ouro Para aumentar o nível da sua conta GOV.BR para o nível ouro, o usuário tem duas opções: . Justiça Eleitoral - Validação Facial (TSE) A primeira é por meio da validação facial do GOV.BRjunto à Justiça Eleitoral. Esta opção só pode ser realizada se você possuir seu Título Eleitoral (TE) com os dados biométricos cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral(TSE) e o aplicativo GOV.BR instalado em seu dispositivo móvel. Após a validação do QR Code, você validará informações do seu título de eleitor. Caso não tenha o Título de Eleitor com a identificação biométrica, esta opção não poderá ser utilizada. . Certificado Digital A segunda opção é utilizando certificado digital emitido por uma Autoridade Certificadora (AC), em conformidade com as regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil. Caso você não possua Certificado Digital, não poderá usar essa opção para aumentar o nível. Quais os procedimentos/passos para aumentar o Nível da conta gov.br? Você pode aumentar o nível de confiabilidade de sua conta pelo aplicativo ou pelo site, ambos de forma rápida e segura! Para algumas das opções é necessário que você tenha o aplicativo GOV.BR instalado no seu celular. Para outras, você pode precisar utilizar, ao mesmo tempo, o aplicativo no celular e o acesso ao site por meio de um computador, tablet ou notebook. Antes de selecionar a opção para aumentar o nível da conta, você pode visualizar os requisitos e vantagens para a validação em cada nível. . Pelo aplicativo no celular: Abra o aplicativo GOV.BR do seu celular e clique em "Entrar com o gov.br". Em seguida, insira seu CPF e senha. Clique em "Aumentar nível”, escolha a opção mais adequada para você e siga as instruções. Antes de selecionar a opção para aumentar o nível da conta, você pode visualizar os requisitos e vantagens para a validação em cada nível. . Pelo site: Acesse o site gov.com, insira seu CPF e senha e clique em "Continuar". Você será direcionado para sua área de acesso, onde aparecerá o nível atual da sua conta. Em seguida, clique em "Aumentar nível". Você pode aumentar o nível da sua conta escolhendo a opção mais adequada para o seu caso. Clique em "Aumentar nível", de acordo com a sua escolha. Escolha a opção mais adequada para você e siga as instruções para aumentar o nível. Para saber mais: Acesse o site do Governo Federal: O que é a conta gov.br Acesse o Portal do Sebrae: Mudanças nos acessos aos portais do Governo
Sat Apr 13 00:00:46 BRT 2024
Como conseguir apoio para desenvolver seu projeto de inovação
Micro e pequenas empresas (MPE), microempreendedores individuais (MEI) e startups de base tecnológica têm agora uma nova forma de apoio tecnológico e financeiro para avançar seus projetos de inovação com aplicação industrial ou em TIC. O contrato entre o Sebrae e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) é uma grande oportunidade para aumentar a competitividade e se diferenciar no mercado. O que é a iniciativa? O contrato entre o Sebrae e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) tem o objetivo de dar aos pequenos negócios acesso à infraestrutura e a conhecimentos científicos e tecnológicos das unidades da Embrapii. Assim, a iniciativa amplia o limite de recursos não reembolsáveis para o desenvolvimento de projetos de inovação industrial. Além da Embrapii, o Sebrae também aporta recursos financeiros, ainda que sejam considerados como parte da contrapartida da empresa, diminuindo o valor do investimento de que ela precisaria dispor. Com apoio do Sebrae, os custos das empresas no projeto podem diminuir em até 70%, e esse aporte de recurso não está vinculado a quaisquer exigências quanto à sua participação na Propriedade Intelectual (PI) dos projetos. Além disso, o valor aportado pelo Sebrae deve contar a favor das MPE envolvidas no projeto nas discussões de PI com os demais partícipes do projeto apoiado. Vantagens: Conjunto de instituições e equipes de profissionais de excelência à disposição em todas as etapas do projeto. Modelo de cooperação para desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), de maneira ágil e flexível. Fluxo contínuo de recursos para o desenvolvimento de projetos (não é preciso esperar abertura de edital). Possibilidade de continuidade do projeto, com aumento da complexidade. Redução dos custos e riscos envolvidos no desenvolvimento de projetos de inovação. Possibilidade de grupos de empresas executarem um projeto de inovação de interesse comum, reduzindo os custos individuais para cada partícipe no projeto.
Mon Apr 01 13:36:40 BRT 2024
Biotecnologia e sustentabilidade na área de cosméticos e beleza
Vamos começar este artigo com uma definição: afinal, o que é biotecnologia? Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), “biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”. Ou seja, biotecnologia é o ramo da ciência que, a partir de organismos vivos, cria produtos para melhorar a forma como vivemos, e usa, para isso, os conhecimentos acadêmicos, a experimentação e a constante inovação. Aplicada à produção de cosméticos, a biotecnologia abre para nós um vasto caminho no âmbito da sustentabilidade: cosméticos sustentáveis são aqueles que, durante seu ciclo de vida útil (da produção ao uso e descarte), impactam menos o meio ambiente do que os produtos tradicionais, levam em consideração o bem-estar animal e são preparados com matérias-primas renováveis. Muitos cosméticos podem ser classificados como sustentáveis: os sem parabenos e sem sulfatos, os naturais, os orgânicos, os veganos (que não contêm nenhum ingrediente de origem animal) e aqueles que não foram testados em animais (veja box). Para as empresas, produzir cosméticos sustentáveis é uma forma de demonstrar responsabilidade corporativa, porque demonstra que tem consciência dos efeitos socioambientais que suas atividades podem ocasionar e, principalmente, que toma decisões baseadas nesse conhecimento. A importância da inovação Em cosmetologia, inovar é indispensável: a indústria caminha com rapidez e quem "pára no tempo” é engolido pela concorrência. Inovar com o uso de biotecnologia significa utilizar a biodiversidade e seus ativos sem devastá-los, formatando as cadeias de valor por meio de processos regenerativos. Hoje, substâncias ativas de origem animal ou vegetal utilizadas na indústria cosmética podem ser obtidas por cultivo tradicional ou biotecnologicamente, a partir, por exemplo, do cultivo de micro-organismos. Petrolatos e outros derivados de petróleo, tais como a parafina líquida e a vaselina, foram usados como matéria-prima cosmética durante décadas e hoje cedem espaço para os emolientes de origem vegetal, que são solúveis em água e não prejudicam a vida marinha e os lençóis freáticos como seus antecessores. A biotecnologia aplicada à produção cosmética também amplia os horizontes para os cosméticos veganos. O ácido lático, por exemplo, pode ser produzido via fermentação de diferentes fontes de açúcar pelas bactérias láticas (probióticas), dispensando o uso de substratos animais. Processos biotecnológicos também possibilitam aumentar o rendimento e a qualidade dos bioativos para matéria-prima, além de obter cultura de células e tecidos vegetais para realização dos testes de segurança. Assim, por meio da biotecnologia, os vegetais podem fornecer todas as biomoléculas de interesse na fabricação de um produto cosmético, graças a seus polímeros, pigmentos, polissacarídeos, enzimas, peptídeos e metabólitos secundários, tais como os polifenóis, os alcalóides e os carotenóides. A startup brasileira Bio Breyer é um exemplo de empresa de biotecnologia inovadora: recentemente, ela entregou para o mercado o primeiro ácido hialurônico nacional obtido de leveduras geneticamente modificadas. Também brasileira, a Planty Beauty aposta na biotecnologia para encampar uma produção de cosméticos mais limpa e de baixo impacto ambiental. Suas matérias-primas naturais são certificadas e geram renda para pequenas comunidades indígenas e quilombolas. A empresa também utiliza um biossintético para possibilitar a produção em escala e manter um melhor controle de qualidade, sem uso de animais no processo e sem uso de fontes não renováveis (petróleo). Vale destacar que bioativos originados de processos inovadores agregam valor às formulações cosméticas. Logo, os investimentos em inovação biotecnológica para a obtenção de ativos e de processos são um bom negócio!
Mon Apr 01 12:24:59 BRT 2024
Conheça as fontes de investimentos de uma startup
Se você pretende inovar no mercado, certamente deve estar se perguntando: onde consigo capital para empreender? Essa dúvida é bastante comum para os criadores de startups e pode ser facilmente respondida. Existem soluções para conquistar investidores e reunir capital para expandir o seu negócio. Confira a seguir algumas dessas fontes de investimentos. Capital público Muitas vezes, empresas em estágio inicial não possuem recursos para investir em estrutura, tecnologia e qualidade. Algumas das fontes de financiamento que podem ser utilizadas são as agências e os bancos de fomento à inovação. O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) são dois bons exemplos. Sempre por meio de editais, essas fontes de capital oferecem empréstimos com juros muito baixos, ou até mesmo juro zero, para as empresas que precisam de um “empurrão” para se desenvolver e aparecer no mercado. Venture capital Também conhecido como capital empreendedor ou capital de risco, o venture capital tem como alvo negócios em estágio já consolidado no mercado e que possuem grande potencial para a inovação. As empresas que estão em expansão podem contar com esse tipo de financiamento, mas, para isso, passarão por uma fase de avaliação e seleção dos investidores. Investidor-anjo Basicamente, funciona com o anjo injetando capital na startup, em troca de ações preferenciais minoritárias. Assim, o desenvolvimento do negócio é mais importante para o anjo do que o valor monetário investido por ele, pois ele tem em mente que quanto mais o negócio se desenvolver, mais ele ganhará retorno. E quem são os investidores-anjo no Brasil? Geralmente, são empresários, empreendedores ou executivos que acumularam experiência e capital ao longo de suas trajetórias profissionais. A pesquisa da Anjos do Brasil ajuda a entender um pouco melhor quem são essas pessoas: (dados fornecidos pela Nubank) 93% se identificam como do gênero masculino; o valor médio investido por ano é R$ 129 mil; os modelos de negócios B2B (negócios que vendem para outros negócios) são os preferidos pelos investidores-anjo; 80,2% dos investidores fazem seus investimentos por meio de redes de investidores-anjo. Valuation Para que sua startup seja financiada, é necessário saber antes quanto ela vale para os investidores: qual é o potencial de sua empresa e por que alguém investiria nela? Marca, posicionamento no mercado, criatividade, inovação e qualidade dos produtos são critérios que revelam o valor do empreendimento e atraem os investidores. Além disso, deve-se saber quais são as necessidades da empresa e o que ela precisa para crescer e se destacar. O que fazer para atrair investidores? Veja algumas dicas: o investidor também avalia o empreendedor, percebendo se ele é confiável e tem potencial e vontade de crescer; o investidor precisa perceber o grau de inovação da startup para apostar suas fichas no negócio; a startup deve posicionar-se como um diferencial entre as concorrentes; o investidor deve perceber o potencial do mercado que a startup atinge. Saiba mais Confira o artigo Agro é pop! Startups agritechs vislumbram ascensão em 2023 e nosso curso de Modelagem Financeira para Startups!
Thu Mar 28 14:54:36 BRT 2024
Como saber se sua startup é inovadora
Por que é difícil saber se uma ideia é inovadora? Confira alguns pontos que esclarecem como identificar a inovação na sua startup e dicas para ajudar a construir um negócio que foque no diferente e antecipe tendências. Porque o grande indicador do sucesso de uma ideia são os resultados. Sem resultados, não é inovação! E antes que o produto ou serviço esteja sendo testado com clientes reais, qualquer medição é como prever o futuro. Para tentar medir o impacto de inovações, monte um painel de indicadores que mostrem possíveis economias de custos. Porque o empreendedor é normalmente o maior entusiasta de sua própria ideia, e isso dificulta a avaliação de fraquezas e potenciais melhorias. Por isso, conseguir clientes rápido e pedir feedback é tão importante. Novas ideias: quando o Twitter foi lançado, em 2006, não existia demanda para um microblog, e hoje é uma das páginas mais acessadas. Por essas razões, é fundamental testar e validar sua ideia com potencial de inovação antes de lançá-la no mercado, assim você minimiza possíveis riscos e aumenta as chances de ter sucesso. Nesse processo, a startup deve utilizar a metodologia de MVP - Produto Mínimo Viável, que consiste em uma versão enxuta de um produto, contendo apenas as funcionalidades básicas, para que um pequeno grupo de clientes teste e opine sobre ele. Os resultados do teste de seu MVP é que dirão se sua ideia é inovadora e foi validada pelo mercado, se precisará de ajustes ou ser totalmente reformulada. Saiba como usar o MVP no seu negócio Neste vídeo, produzido pelo Sebrae, você pode aprender mais sobre inovação, que não é necessariamente uma novidade radical, e disrupção, que é quando uma ideia cria ou muda um mercado - como o iPad, da Apple. Você sabe a diferença entre Inovação e Disrupção? Voltar para a página principal de Startup Aproveite e assine nosso canal no YouTube para ficar por dentro das novidades sobre empreendedorismo e consulte também o artigo Conheça mais sobre o programa InovAtiva Brasil.
Thu Mar 28 10:19:06 BRT 2024
Empreendedorismo e inovação: como fazer uma gestão inovadora
Você é um microempreendedor ou pequeno empresário em busca de estratégias para impulsionar o crescimento do seu negócio? Neste artigo, vamos explorar a relação entre empreendedorismo, inovação e soft skills, apresentando dicas práticas para promover uma gestão inovadora em sua empresa. Vamos aprofundar o tema e descobrir como a cultura de inovação pode ser um diferencial competitivo. Empreendedorismo e Inovação: Qual a relação? O empreendedorismo, em sua essência, é a habilidade de enfrentar desafios, identificar oportunidades e conceber ideias que não apenas atendam às necessidades do público, mas também contribuam para a sociedade como um todo. Por outro lado, a inovação está intrinsecamente ligada à criação de soluções que se destacam do que já existe no mercado, gerando mudanças significativas na vida dos consumidores. Nesse contexto, a inovação se revela como um fator-chave para a sobrevivência e o sucesso de qualquer empreendimento, independentemente de seu tamanho. A capacidade de inovar não apenas mantém uma empresa relevante, mas também a coloca em uma posição de destaque no mercado. Ter sucesso como empreendedor não se resume apenas a ter um projeto bem estruturado; é igualmente essencial desenvolver soft skills, que são habilidades interpessoais que fortalecem a experiência empreendedora e impulsionam o triunfo nos negócios. Portanto, promover uma cultura de inovação é de extrema importância, pois cria um ambiente propício ao desenvolvimento dessas habilidades. Ao adotar uma cultura de inovação, sua empresa não apenas se torna mais competitiva, mas também cria um ambiente onde as soft skills florescem, preparando seus empreendedores e colaboradores para o sucesso a longo prazo. Investir em inovação não é uma opção; é uma necessidade para empresas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais dinâmico. Portanto, ao unir empreendedorismo e gestão da inovação e ao promover uma cultura de inovação em sua empresa, você não apenas se prepara para enfrentar os desafios do mercado, mas também constrói as bases para um crescimento sólido e sustentável. Não subestime o poder da inovação; ela é a chave para o sucesso nos negócios modernos.
Thu Dec 07 11:37:14 BRT 2023
ESG no cenário da construção civil
A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) em português significa ambiental, social e de governança. Ela representa o tripé da sustentabilidade e refere-se a indicadores que buscam medir o impacto e a influência dessas três áreas na operação de empresas. O termo tem ganhado espaço nas discussões, ampliando suas estratégias para atingir públicos ainda mais exigentes e atentos às tendências de sustentabilidade. Tendências de sustentabilidade para construções O conceito de desenvolvimento sustentável também está presente no setor de construção. Ele é responsável por criar alternativas que otimizam recursos durante a obra e beneficiam os compradores que vão adquirir o espaço. Por isso, reunimos cinco tendências da sustentabilidade para a indústria de mobiliário que estão em alta. Confira! Gestão de água: visa à economia e à reutilização da água. É sugerida a construção de pequenos blocos de concreto espaçados, que deem lugar para a água escoar e ser armazenada. Energia renovável: fontes de energia alternativa que podem se tornar principais, como painéis solares, diminuindo o impacto ao meio ambiente e os gastos de quem mantém o imóvel. Reutilização de materiais: em vez de descartar materiais que não foram usados em obras anteriores, é possível remodelá-los para uso em outras construções. Materiais moduláveis: é possível iniciar uma obra com materiais reciclados, como plástico e madeira, para construir formas modulares. Além de serem reformados facilmente, eles diminuem o uso de concreto e aço, deixando de prejudicar o meio ambiente. Inovações tecnológicas: uma delas é a modelagem 3D, que fornece uma prévia da execução da obra no local, evitando desperdícios e possibilitando testes antes de iniciar os trabalhos. Quais as contribuições da ESG na indústria de mobiliário? Mais do que erguer um belo prédio, é preciso levar em consideração e respeitar as políticas ambientais. Organizações que deixam de lado questões ambientais e sociais não têm mais espaço no mercado. Um estudo realizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) mostra que os investidores brasileiros têm mais demanda por informações ESG. Dos entrevistados, 93,9% disseram ter algum tipo de conhecimento sobre a pauta social e ambiental. A comissão do Brasil disse que a tendência global é a ampliação da transparência das empresas com as pautas dessa agenda. Além da redução no consumo de recursos naturais e do impacto na natureza, confira outras contribuições da ESG na indústria da construção civil. Vantagens econômicas Uma das vantagens da ESG na construção civil é a maior economia a partir do consumo consciente de recursos. Outra é a maior facilidade para atrair investidores, já que essa é uma das questões mais valorizadas por bancos e fundos de investimento na hora de identificar novas oportunidades. Relacionamento com stakeholders Esse indicador sustentável também melhora o relacionamento das empresas com seus stakeholders. Quando a organização é transparente em relação às políticas ambientais, consegue dialogar com diferentes parceiros e profissionais. Acompanhamento de tendências Adotar medidas de ESG mostra a preocupação do setor em estar sempre atualizado e se adequar a uma nova realidade global. Conceitos como sustentabilidade e compliance ganharam espaço para atender justamente a essas novas demandas. Como garantir a comprovação dos princípios ESG na empresa? Implementar o conceito de ESG na indústria de mobiliário pode ser complexo, mas é possível por meio de certificações que atestam a eficiência dos prédios sustentáveis. De acordo com o GBC Brasil (Green Building Council), ONG que promove certificações em território nacional, é possível reduzir em 40% o consumo de água, 30% o de energia elétrica, 35% a emissão de dióxido de carbono e 65% a geração de resíduos. Vamos tentar?
Fri Oct 27 16:36:02 BRT 2023
Ações de ESG melhoram os resultados financeiros
O termo ESG (Environment, Social and Governance) vai além da preocupação com o futuro do planeta e da sociedade. Ele está totalmente embasado nos resultados financeiros e na longevidade do seu negócio. ESG significa implantar, nos processos e nas atividades da empresa, as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Mas, engana-se quem acredita que a Governança esteja acima das outras áreas, Meio Ambiente e Social. Ainda que sua preocupação seja o sucesso financeiro da sua empresa, faz muito sentido implementar práticas de gestão focadas no meio ambiente e na sociedade. Isso porque, diante do amplo impacto dos critérios ambientais, sociais e de governança, a agenda ESG passou a ser um fator relevante de análise por parte dos consumidores e investidores no momento de escolher produtos, serviços ou ações de investimento. Assim, a decisão por uma marca ou empresa, leva em consideração práticas como: Falando sobre a questão ambiental, compromisso com a redução de desperdícios e emissão de gases carbonos. Ações em prol da reciclagem e reutilização de materiais e insumos; Sobre o social, ações em favor da diversidade e erradicação de discriminação e do assédio, além de ações para a comunidade local; A respeito da governança, organização de conselhos, criação de canais de denúncia, conduta ética da empresa, políticas de equidade de remuneração, entre outras. De acordo a pesquisa EY Global Institutional Investor Survey, 90% dos investidores dizem que, desde a pandemia da covid-19, eles atribuem maior importância ao ESG, quando se trata de investir em uma empresa. Outro estudo, Sustentabilidade na Agenda dos Líderes Latino-Americanos, informa que no Brasil, 68% dos gestores afirmam já ter estratégias de sustentabilidade implementadas. Esses dados mostram a importância da estratégia ESG no ambiente de negócios na atualidade, apresentando uma tendência de crescimento e relevância ainda maior, independentemente do tipo e do tamanho da sua empresa. Como implantar ações ESG na sua empresa? Separamos os principais passos para a implantação de uma agenda ESG. Qualquer empresa, micro ou pequena, pode e deve elaborar uma política de ESG de acordo com sua atividade econômica. Primeiramente, é importante entender cada um dos critérios ESG (Ambiental, Social e Governança). Para ser uma empresa ESG, é importante que a organização: Compreenda os impactos positivos e negativos das suas ações; Trabalhe para minimizar ou eliminar impactos negativos, a partir de uma estratégia e um planejamento com orçamento financeiro. Confira os passos mais importantes para organizar esse trabalho dentro da sua empresa. 1. Estude os conceitos relacionados à temática ESG O primeiro passo é compreender o conceito de ESG, os critérios e práticas que estão envolvidos com este tema. Esse conhecimento é necessário e deve partir dos gestores, diretores da empresa e passar para as outras áreas e setores. A partir do momento em que novas medidas forem implantadas em sua empresa, você terá que envolver os colaboradores, profissionais, e prestar informações sobre as mudanças. Assim, ter um conhecimento sobre o ESG é importante para que a estratégia seja implementada de forma integral e sem grande resistência pelas pessoas que trabalham na empresa. 2. Crie um conselho ou comitê ESG na sua empresa A criação de um conselho ESG é importante para aprofundar as discussões e trazer conhecimentos que ajudem a definir uma estratégia a ser criada pela empresa e promover ações práticas. Assim, esse conselho contribui na organização, no planejamento e na divulgação da agenda em todos os ambientes da empresa e nas etapas para implantação. Aqui, o próprio conselho pode analisar e trazer tecnologias e ferramentas que serão utilizadas para implantação do ESG. O conselho pode ser formado por parceiros, diretores e colaboradores da sua empresa. 3. Realize um diagnóstico da sua empresa O objetivo é entender a realidade a partir de critérios ESG, mapeando impactos positivos e negativos da sua atuação quanto aos quesitos de governança, social e ambiental. Essa análise visa a identificar as oportunidades e metas que a sua empresa tem para iniciar a agenda ESG. Para ajudar nessa etapa, você pode analisar os 17 pontos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Com eles, é possível identificar quais objetivos fazem sentido para sua empresa e que contribuem para uma análise por soluções. Por exemplo, você pode observar o primeiro objetivo, “Erradicação da pobreza”, e questionar: como sua empresa pode contribuir para a erradicação da pobreza? Que medidas pode adotar? 4. Defina prioridades ESG Lembre-se de que implantar ESG é uma jornada. Você precisa avaliar se é capaz de cumprir seus objetivos a longo prazo. Não se trata de um processo rápido ou instantâneo. Com o diagnóstico anterior e uma análise da situação atual, sua empresa consegue definir quais são as melhores estratégias e priorizá-las nas ações de ESG. 5. Estabeleça metas e indicadores A partir das estratégias traçadas, o próximo passo é o planejamento das ações e das mudanças pretendidas. Defina metas e indicadores para avaliar com mais facilidade a evolução. 6. Coloque em prática Aqui, coloca-se em prática o desenho e o planejamento das práticas ESG no seu negócio. Promova campanhas de conscientização entre seus colaboradores e capacite-os para que a agenda ESG não fique apenas na teoria. 7. Faça medição e monitoramento Após colocar em prática o planejamento das ações, você deve ter o cuidado de medir e acompanhar o que está sendo feito, de acordo com o que foi definido. Esse monitoramento deve ser constante e frequente. 8. Trabalhe a transparência e a comunicação Importante medir e acompanhar as mudanças de cenários, deixando claras todas as informações das ações que estão sendo realizadas. Registrar em relatórios e divulgar é muito importante, até para possíveis ajustes durante a jornada. O ESG é um processo que fortalece, não apenas as empresas, mas, também, os seus colaboradores, a comunidade do seu entorno e o meio ambiente. Os resultados financeiros são objetivos e consequências de ações responsáveis e sustentáveis. Para saber mais, leia os textos a seguir: ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui! ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores
Fri Oct 27 16:16:05 BRT 2023
Como potencializar a agenda ESG na cadeia de valor
A cadeia de valor pode ser uma grande oportunidade para as micro e pequenas empresas desenvolverem estratégias de sustentabilidade e de ESG em seus negócios. Cada vez mais, as grandes empresas exigem que seus fornecedores adotem práticas sociais, ambientais e de governança, pilares da agenda ESG. A sustentabilidade já não é uma tendência, mas uma realidade. Pesquisas mostram que 74% dos consumidores, de 18 a 29 anos, preferem marcas sustentáveis e 60% dos consumidores tendem a ser mais leais às marcas que realizam um programa de reciclagem. A cadeia de valor passou a ser fundamento de competitividade e inovação para as micro e pequenas empresas. Aquelas que forem capazes de diferenciar-se no mercado, com uma agenda ESG, destacam-se de seus concorrentes, abrindo novas oportunidades de negócios. Dessa maneira, torna-se necessário tirar as práticas ESG do papel e estipular uma meta, por menor que seja o impacto. Significa ter em mente que ações ESG não são, apenas, para grandes empresas. Além disso, para ser inovador, um negócio precisa gerar e compartilhar valor. Ou seja, só é inovador quem gera impacto positivo na sociedade. Como a agenda ESG gera valor Práticas ESG geram valor às empresas, tornando-as, entre outros fatores, mais transparentes. Exemplo disso é a empresa Malwee que, segundo seu CEO, Guilherme Weege, tem buscado inovações ambientalmente responsáveis, como a diminuição de 25% de água na produção de qualquer peça de vestuário e trabalho com o conceito do fio do futuro, que é a matéria-prima feita com roupas descartadas e materiais recicláveis. Outra empresa que adota práticas ESG com o objetivo de gerar valor à marca e ao negócio é a Natura. De acordo com Denise Hills, diretora global de sustentabilidade, a estratégia da organização está focada na responsabilidade e no impacto que os negócios geram. Assim, sustentabilidade passa a ser uma estratégia corporativa, e os negócios devem buscar resolver questões da sociedade, materializando ações em produtos e serviços. É possível verificar ações da Natura que servem de exemplos de práticas ESG, como: definição de metas 100% carbono zero até 2030, forte ação de inclusão e diversidade, 100% varejo com renda digna, cadeia de valor com total aversão à infração de direitos humanos e 95% de produtos biodegradáveis, reciclados e recicláveis. Outro fator importante na discussão sobre a potencialização da agenda ESG na cadeia de valor é o trabalho e fortalecimento da rede de fornecedores. É o que tem feito a empresa Raízen, que movimenta cinco mil parceiros, sendo 56% de pequeno porte com mais de mil categorias e com 55 mil itens distintos. Nesse sentido, a Raízen implementou uma forte agenda na área de suprimentos, contribuindo para que a rede de fornecedores consiga aperfeiçoar seus processos internos. Parcerias com o Sebrae também permitem criar cadeias de valor, estimulando as relações de parceria que promovem a sustentabilidade, trazendo soluções para a sociedade. O Fórum Encadear 2022, promovido pelo Sebrae, em agosto, teve como objetivo contribuir para melhorar a competitividade, a sustentabilidade, a inovação entre os pequenos negócios inseridos ou com potencial inserção nas cadeias de valor de grandes empresas. Confira o painel Potencialize resultados com práticas ESG na cadeia de valor. Para saber mais, leia os textos a seguir: ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui! ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores
Fri Oct 27 16:11:27 BRT 2023
Como alinhar competitividade e sustentabilidade
A sustentabilidade será cada vez mais um diferencial para as empresas, independente do seu porte. A competitividade e a sustentabilidade devem caminhar juntas. Ou seja, quem quer ter um diferencial competitivo precisa ter um modelo de negócios sustentável. E qual é a consequência disso para as micros e pequenas empresas? A resposta é simples: Elas precisam adotar uma postura sustentável e práticas de responsabilidade social, ambiental e de governança. Caso não façam isso, correm o risco de perder oportunidades e ter dificuldades financeiras. No evento promovido pelo Sebrae, Fórum Encadear 2022, o alinhamento entre competitividade e sustentabilidade foi tema de discussão. O fórum teve como objetivo contribuir para melhorar a competitividade, a sustentabilidade e a inovação entre os pequenos negócios. Quando se fala em competitividade em uma agenda de sustentabilidade, não basta neutralizar os efeitos negativos e ter medidas de direcionamento para a sustentabilidade. É preciso inovar, trabalhar com esforço e assumir riscos. O papel dos pequenos e médios fornecedores torna-se essencial. Isso porque é preciso criar uma agenda positiva para que a conduta seja padronizada. O Sebrae atua em parceria com Intercement, desenvolvendo um programa de qualidade e certificação de empresas. É um trabalho de encadeamento produtivo desenvolvido com onze cooperativas associadas e 72. 885 cooperados, sendo 80% pequenos proprietários rurais. O Programa Conexões para Inovação, outra parceria do Sebrae com a Petrobras, atua junto a pequenos empreendedores e startups. Nesse projeto, empresas de tecnologia podem elaborar e testar tecnologias a partir de um fornecimento de valor para todo ecossistema. Geralmente, os projetos de encadeamento produtivo têm como foco a gestão da qualidade, gestão financeira e a sustentabilidade. Quanto à qualidade, busca-se consumir e produzir de forma sustentável e, ao mesmo tempo, ter um aumento de produtividade e de faturamento. Na parte da sustentabilidade, além de produtos com materiais sustentáveis, as pessoas são vistas e consideradas como tesouros dentro das empresas. Sustentabilidade como estratégia A sustentabilidade deve fazer parte do modelo de negócios da empresa e não ser, apenas, uma ação pontual ou específica. Ela deve ser a própria estratégia para gerar resultados mais consistentes. Assim, é possível destacar pontos fundamentais para uma estratégia de sustentabilidade, que podem criar uma vantagem competitiva para as microempresas: Transparência: para ser competitivo, não basta falar que é sustentável. É preciso mostrar com ações práticas e sistematizar os resultados em relatórios. A transparência é fundamental e todas as partes interessadas do negócio devem ter acesso a essas informações. Inovação: sustentabilidade exige inovação e criatividade, aspectos comuns às micro e pequenas empresas. A agenda ESG pode gerar desenvolvimento de estratégias inovadoras e criativas, que não exigem tanto investimento. Ser competitivo é ter diferencial. Por isso, analise o seu setor e avalie o que pode ser feito em seu negócio para gerar inovação. Planejamento: pequenas ações podem gerar grandes impactos. O importante é iniciar, planejando ações que fazem sentido para a empresa e que possam ser levadas adiante, de acordo com sua realidade. Parcerias: a parceria com grandes empresas pode gerar grandes benefícios para as micro e pequenas empresas. É importante desenvolver ações de ESG que tenham objetivos sociais, tanto com colaboradores quanto com comunidades, bem como, aspectos ambientais e de governança. Essas questões são analisadas por grandes corporações para formalização de contratos e parcerias. Percebe-se que a sustentabilidade deve ser priorizada nas empresas para ser um diferencial competitivo. Um modelo de negócios sustentável potencializa seus resultados, além de colaborar com o meio ambiente e a sociedade. Assista a discussão do Fórum Encadear | Conexões como Valor. Para saber mais, leia os textos a seguir: ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui! ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores
Fri Oct 27 15:55:50 BRT 2023
Como empresas com agenda ESG contribuem para a transformação social?
Como gestores e líderes podem estabelecer um equilíbrio entre as necessidades das pessoas, do planeta e da lucratividade das empresas? Essa é uma questão atual e que está no radar de muitas organizações. Empresas responsáveis pelas suas ações e impactos são aquelas que se conectam com as necessidades e as questões sociais. Elas geram valor e relacionamento duradouro com consumidores cada vez mais exigentes e com o mercado em geral. Nesse contexto, a agenda de ESG (práticas ambientais, sociais e de governança) deve ser fundamento de uma empresa responsável e preocupada com os desafios da sociedade global. O painel “Como construir o futuro e sustentar a transformação + 50?”, do Fórum Encadear 2022, que teve como objetivo contribuir para melhorar a competitividade, a sustentabilidade e a inovação entre os pequenos negócios analisou essa questão com a presença de vários representantes de empresas que são destaques em uma agenda responsável empresarial. Com relação aos pequenos negócios, que fazem parte da cadeia de fornecimento de várias empresas de grande porte, é importante observar alguns pontos para adoção de uma estratégia de sustentabilidade e ESG em suas iniciativas: Uma boa política de ESG deve estar integrada à cultura e a estratégia de negócio das micros e pequenas empresas. Ações pontuais e sem planejamento não geram capacidade de desenvolvimento para a empresa, nem engajam colaboradores e parceiros. Nesse ecossistema de fornecedores das grandes empresas, torna-se fundamental fazer a gestão da informação, do espaço do negócio e do mercado. Por meio de métricas e relatórios, as empresas têm que mostrar sua evolução. Importante gerar valor para os seus públicos. Assim, conversar e escutar as necessidades e expectativas de seus fornecedores e clientes é fundamental para avaliar ações diferenciais que podem potencializar o seu negócio. Buscar a profissionalização da gestão é essencial para adoção de qualquer estratégia ESG. Assim, diminuir gargalos e melhorar processos gerenciais ajuda na adoção de uma agenda ESG. Começar com resoluções específicas, que são importantes para a micro e pequena empresa, pode oportunizar uma agenda de desenvolvimento na empresa. A política de ESG das grandes empresas tem como foco a relação com os seus fornecedores dos quais vários micro e pequenos empreendedores fazem parte. Importante atentar-se com o uso da tecnologia para a gestão e a produtividade da microempresa, oportunizando novos negócios. Sua empresa está preparada para uma agenda ESG? É uma agenda complexa que só pode ser encarada com inovação e tecnologia. Importante focar no nicho de mercado e em um problema específico para abrir uma oportunidade de desenvolvimento. Assista na íntegra o painel Como construir o futuro e sustentar a transformação + 50? do Fórum Encadear 2022, do Sebrae. Para saber mais, leia os textos a seguir: ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui! ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores