Saiba o que fazer para tornar a sua startup mais atrativa para investidores e veja como usar o capital para alavancar os seus negócios.
Se você tem uma ideia inovadora, com base tecnológica e criativa, e almeja uma projeção de retorno financeiro rápido, certamente o desenvolvimento de uma startup é um dos melhores caminhos. De acordo com informações do Relatório Wrapped Brazilian Startups de 2021, no ano de 2021, as startups brasileiras contrataram mais de 100 mil pessoas.
O setor tem movimentado não só o mercado de trabalho, como também a economia do Brasil. Mas, para empreender criando uma startup, é preciso mais que um negócio inovador: é necessário que alguém acredite na sua ideia e invista no seu negócio.
Para ajudar a aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair investidores para a sua startup, o Sebrae preparou algumas dicas imperdíveis. Confira:
- Modernidade e inovação: uma das características mais fortes de startups de sucesso é o fato de contarem com um conceito de produto ou serviço que seja inovador. Para isso, o suporte da tecnologia torna-se um grande aliado.
Ademais, a inovação gera oportunidades para que a sua empresa tenha acesso a regulamentos e normas internacionais, o que eleva o seu potencial de reconhecimento.
- Dedicação: para atrair investidores, é preciso que eles identifiquem a organização da sua empresa. Invista em planejamento e na capacitação de sua equipe de trabalho.
Competência, conhecimento e dedicação são pontos cruciais para que o investidor possa observar o compromisso da sua startup com os resultados.
- Foco do negócio e no negócio: tenha bem definidos quais são os objetivos do seu negócio. Para identificá-los, responda a si mesmo: qual o diferencial do meu produto/serviço no mercado? Quais benefícios e facilidades eles proporcionam ao consumidor? Qual o seu valor? Qual a perspectiva de crescimento e de retorno financeiro?
As respostas vão te ajudar a encontrar o objetivo da sua startup, já que elas são o foco do seu negócio. Focar o negócio, por sua vez, é transformar esses objetivos em metas, ou seja, é o que você, empreendedor, e sua equipe de colaboradores podem fazer para alcançar os objetivos traçados. E é aí que entra o plano de negócios! Acesse o portal do Sebrae e aprenda como fazer um modelo de negócios para startups.
- Plano de negócios: por meio do plano de negócios, o empreendedor vai deixar suas ideias expostas de forma clara para que o investidor possa averiguar a viabilidade do projeto. Nele, devem constar os objetivos e os passos (metas) que a empresa vai dar para alcançar os resultados projetados.
O plano apresenta os custos do desenvolvimento da ideia, as ferramentas ou recursos para desenvolvê-la, o estudo de mercado e a rentabilidade da startup. É como se fosse um verdadeiro DNA da empresa.
- Experiência dos clientes: a experiência positiva do público de uma startup - que é um negócio em fase de crescimento - é extremamente importante para atrair investidores. Um feedback positivo é a comprovação de que o seu projeto é eficaz.
Então, empreendedor, esteja atento a cada cliente que utilizar o seu produto ou serviço e não deixe de coletar informações que sirvam para a sua base de dados.
Processos de gestão
Processos de gestão bem definidos também atraem os olhares de bons investidores para o seu negócio. Um dos primeiros aspectos da gestão que os investidores observam é a agilidade da startup - empresas mais ágeis são mais interessantes.
Acompanhe os processos de trabalho atentamente para visualizar o que não é útil para a sua empresa e eliminar burocracias. Por fim, mantenha um relacionamento com a comunidade do seu setor, de modo que o seu produto ou serviço seja reconhecido pela sua confiabilidade e segurança.
Comece já a desenvolver a sua ideia e a atrair investimentos para a sua startup! Conte com o apoio do Sebrae para entender mais sobre tipos de investimento e aporte financeiro para quem está no começo da empreitada com a startup.
Foi um prazer te ajudar :)