Com as possibilidades de trabalhar seu produto ou serviço em diversas plataformas, o design de conteúdo se torna fundamental para o sucesso do empreendimento.

Todo conteúdo que você produz para divulgar uma empresa, serviço ou produto precisa estar alinhado com a necessidade do seu público e com os objetivos do seu negócio.
É preciso saber o que se deseja alcançar com a mensagem e trabalhar de forma a fazer com que os clientes absorvam a sua marca no cotidiano deles.
Com o avanço diário de novas tecnologias e as possibilidades de trabalhar o seu produto ou serviço nas mais diversas plataformas, o design de conteúdo passar a ser fundamental para o sucesso do empreendimento. E esse tipo de ferramenta não mais se aplica apenas às grandes empresas. Pelo contrário: MEIs e pequenas empresas de produtos e serviços precisam estar atentas às formas de se concretizarem no mercado de maneira inteligente e eficiente.
Design de conteúdo é um processo que tem como objetivo tornar a criação de conteúdo mais estruturada e centrada no seu cliente. Serve para o empreendedor criar uma experiência inesquecível para o seu público-alvo nos mais variados canais.
Em vez de criar o conteúdo pensando em palavras-chave para aparecer nas primeiras páginas do Google, o design de conteúdo vai ajudar a criar peças centradas no usuário, nas suas necessidades, em dar o que ele precisa no momento em que precisa. Dessa forma, seu conteúdo se torna mais poderoso, pois ele fala de forma direta e entrega benefícios reais.
O design de conteúdo pode ser utilizado em: produtos, serviços, sites, aplicativos, blogs, mídias sociais, marketing (on-line e off-line), entre outros.
E o princípio básico quando se está utilizando o design de conteúdo é: as necessidades do usuário vêm primeiro, depois vem o formato. Ou seja, o empreendedor que utilizar essa ferramenta deve ter um maior conhecimento sobre as necessidades do público.
Para produzir conteúdo de valor e que seja realmente útil é preciso conhecer o público, seus desejos, dores, sentimentos, enfim, detalhes que vão além de informações geográficas e pessoais.
Desenvolver um design de conteúdo é trabalhar com estratégia e objetivos claros. A mensagem precisa ser clara, direta, deve passar transparência e segurança para quem está recebendo. Muitas vezes, com o crescimento desenfreado de pequenas empresas na presença digital, a quantidade de conteúdo disponibilizado diariamente tende a perder o sentido.
Não adianta estar presente assiduamente todos os dias nas redes, com posts de sobra, se não há estratégia na forma de disparar a mensagem e de obter resultados.
E é por isso que o design de conteúdo é tão importante para o crescimento da sua empresa. O design está presente em todas as áreas da empresa e em todos os elementos que relacionam comunicação com o mercado. Está na marca, na forma, nos materiais, nas cores e na embalagem dos produtos, nos pontos de venda, nos impressos, nas redes e em todos os materiais promocionais.
Então, antes de começar a criar conteúdo e postar nas plataformas da empresa, é preciso dar um passo para trás e pesquisar o modo de vida do seu cliente.
O fortalecimento na relação entre cliente e produto/serviço é fundamental para que a empresa consiga captar um público consistente e fiel àquela marca.
É importante ressaltar que, nesse caso, ao trabalhar com o design de conteúdo, o empreendedor estará priorizando a qualidade de um conteúdo, e não a quantidade. O que importa é a forma que a mensagem será passada, e não quantas vezes ela será reproduzida no meio escolhido (site, redes sociais, vídeo, blogs).
O design de conteúdo é o que vai diferenciar a sua empresa da concorrência. E esse conteúdo do Sebrae explica como o design pode influenciar na vida da sua empresa.
Um bom design de conteúdo precisa seguir algumas regras básicas:
- Pesquisa: antes de criar conteúdo, pesquise sobre quem é o seu público, o que ele realmente precisa e qual o objetivo dele ao consumir o que a sua empresa oferece.
- Consistência: seja firme nos valores da sua marca. Isso ajuda o cliente a memorizar o sentimento que é trazido além do serviço. Ele não está comprando um produto, ele está comprando uma memória.
- Linguagem simples: estamos falando de experiência do usuário. Logo, precisamos utilizar uma linguagem compreensível para a maior quantidade de pessoas dentro do seu público. Quanto mais pessoas entenderem o seu conteúdo, maior é o alcance da sua empresa no meio digital.
- Saia do “quadrado”: não tenha medo de arriscar e ficar apenas no conteúdo textual. Invista em imagens e vídeos para criar infográficos e outros formatos que ilustrem sua ideia de maneira criativa. Caso não esteja familiarizado com produção de mídia, utilize bancos de imagem gratuitos para te ajudar.
- Esteja pronto para errar: por mais que o design de conteúdo seja pautado em pesquisa, não desanime se não conseguir o engajamento esperado logo de primeira. Não é uma receita de bolo. Lembre-se: é sobre qualidade, e não quantidade. Tenha um conteúdo consistente e, aos poucos, o retorno será sentido no processo.
- Feedback dos clientes: é importante saber se a sua marca está entregando o que o público quer receber. Mas é preciso estar atento para não deixar que os feedbacks modifiquem os valores do seu negócio. Escute, entenda, e saiba adaptar o que for preciso.
Importante destacar que trabalhar com design de conteúdo exige planejamento e pesquisa. E o design de conteúdo pode fazer uma grande diferença na forma como o empreendedor pensa, cria e entrega conteúdo e seus produtos e serviços para o seu público. Ele é o cartão de visitas de todo o seu relacionamento com os consumidores.
E o Sebrae disponibiliza dois ótimos cursos sobre design que podem melhorar os resultados do seu negócio:
Foi um prazer te ajudar :)