Nos últimos anos, muitos destinos turísticos acompanharam os avanços da tecnologia e, hoje, oferecem experiências únicas aos visitantes.

O que são
Os destinos turísticos inteligentes são territórios turísticos diferenciados que facilitam a interação e integração do visitante antes, durante e depois da viagem, e agregando valor na qualidade de sua experiência com o destino por meio do uso de metodologias e tecnologias inovadoras.
O turismo é um dos segmentos que conseguiram acompanhar rapidamente os avanços do mercado digital. Hoje, existem inúmeros aplicativos e sites que proporcionam informação e serviços para apoiar uma viagem em todas as suas fases: da preparação até o retorno para casa. Tudo isso provocou uma mudança significativa na relação entre clientes e empresas turísticas.
Para solucionar e prever novas necessidades de consumo, nasceu a abordagem de destinos turísticos inteligentes - uma estratégia espanhola, construída a partir do aprendizado de dez projetos-piloto implementados em cidades do país europeu.
Os destinos turísticos inteligentes se baseiam em três pilares:
governança, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
Características
Além disso, os destinos inteligentes possuem algumas características essenciais:
- Sabem gerir os recursos de forma eficiente;
- Garantem mais competitividade ao setor;
- Possibilitam experiências de qualidade aos turistas;
- São integrados e interativos;
- Oferecem acessibilidade.
Vantagens
Os destinos inteligentes aumentam a percepção de valor tanto dos turistas quanto da população local.
Sebrae inova no turismo
Para ajudar pequenos negócios a se inserirem nesse novo modelo de turismo, que se consolida cada vez mais no mundo todo, o Sebrae apresenta uma nova estratégia, que é baseada em quatro eixos de atuação:
Governança
É preciso minimizar a dependência que os pequenos negócios de turismo têm do setor público. Mesmo assim, a administração pública deve ser um parceiro muito próximo, uma vez que sem uma governança inteligente, não é possível ter um destino turístico inteligente. A estratégia é empoderar as lideranças empresariais.
Tecnologia
Se a governança é a alma dos destinos turísticos inteligentes, a tecnologia é o sistema nervoso e, nesse eixo, é preciso muito cuidado para não fazer mais do mesmo. É fundamental ter em vista os novos modelos de negócio e seus objetivos disruptivos, que contribuem e beneficiam os turistas. As controvérsias com os negócios tradicionais ainda estarão presentes no cotidiano, mas é importante ressaltar que há mercado disponível para todos os atores da cadeia.
Experiência turística
Mais do que ser bem atendido, o turista precisa ser constantemente encantado. Por mais subjetivo que possa parecer, é viável materializar ações que tenham essa intenção. Aqui, a tecnologia também tem papel crucial, já que ela faz parte da vida dos turistas. Podem ser utilizadas as ferramentas de Design de Serviços, Internet das Coisas e Análise de Big Data, por exemplo.
Sustentabilidade
Mais do que um eixo, esse tema deve ser transversal a todas as atividades de um negócio, pois práticas sustentáveis são essenciais para o desenvolvimento do turismo em qualquer região. Além disso, a tecnologia pode ser uma importante aliada na preservação da natureza e na relação com a comunidade local.
Como visto, o turismo inteligente vai muito além de tecnologia e, envolve muitas dimensões. Conheça mais sobre todas essas dimensões e o que é o turismo inteligente no artigo de Marcelo Henrique Otowicz, do Sebrae-PR.
Acesse também o artigo Inovação e turismo inteligente e conheça algumas soluções apresentadas para resolver os desafios do turismo.
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