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Planejamento | DEFINIÇÃO ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO
Dicas para estruturar um negócio de impacto social

Da educação à saúde, do saneamento às energias renováveis, existem muitas oportunidades para que pequenos negócios mudem realidades. Veja dicas de como fazê-lo.

· 17/03/2017 · Atualizado em 06/09/2022
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Já pensou em montar um negócio que ao mesmo tempo seja lucrativo e resolva um problema social e/ou ambiental de coletividades? Os chamados negócios de impacto social e ambiental beneficiam as pessoas das classes C, D e E que precisam acessar soluções empreendedoras para resolver os grandes problemas do seu dia a dia.

Estes empreendimentos têm como meta, objetivo ou missão resolver (ou amenizar) determinado problema social ou ambiental. Normalmente, são autossustentáveis financeiramente, ou seja, não dependem de doações para existirem.

No entanto, é importante diferenciar esse modelo de negócios das organizações sociais ligadas à filantropia. As instituições assistencialistas são mantidas por doações e são regidas por uma legislação própria.

Já o negócio social é viável economicamente e existe com a finalidade de buscar soluções para uma questão social. Alguns de seus objetivos são:

  • Ampliar as perspectivas de pessoas marginalizadas pela sociedade;
  • Causar impactos positivos em determinada comunidade;
  • Gerar autonomia financeira e renda compartilhada para indivíduos de classe baixa.

 Ou seja, ao mesmo tempo que resolvem ou atenuam um problema social ou ambiental, transformando realidades, os negócios de impacto social geram lucros e são uma oportunidade para o micro e pequeno empreendedor.

Por exemplo, uma startup, por meio de parcerias com profissionais de saúde qualificados, oferece acesso digital a serviços de marcação de consultas e exames médicos de boa qualidade a preços acessíveis para a população de baixa renda que não tem acesso a planos de saúde. Nesse caso, o empreendedor tem seu lucro associado à geração de um benefício social.

Os elementos essenciais a um negócio de impacto social são:

  • Ter explícita a sua intencionalidade;
  • Entender os processos e como a solução vai impactar o público a qual se destina; e
  • Delinear um objetivo, com indicadores de crescimento e métricas bem estruturados.

E não é apenas na área de saúde que estão as oportunidades. Neste conteúdo da série Negócio na prática, a especialista em pequenos negócios Valéria Barros ajuda você a conhecer os setores-chave para empreender transformando realidades e oferece dicas para estruturar o seu negócio de impacto social.

Conheça as oportunidades

Há um vasto campo que gera oportunidades para que os pequenos negócios transformem realidades. Os principais setores-chave para empreender são:

  • Acesso à educação;
  • Saúde e bem-estar;
  • Habitação e saneamento;
  • Energia;
  • Agricultura;
  • Alimentos e bebidas;
  • Serviços financeiros;
  • Artesanato e economia Criativa, entre outros.

Veja exemplos de alguns desses setores

Dicas para a estruturação

De olho nos vários desafios de gestão, listamos algumas dicas para você que quer desenvolver um negócio inovador de impacto social e/ou ambiental:

  1. Fase da ideia (ideação)

Nessa etapa, você vai começar a pensar na estruturação do seu negócio, começar a desenhá-lo. Para isso, é fundamenta que você:

  • Busque conhecer o mercado e as reais necessidades/demandas dos clientes e compreender e aprofundar suas motivações para identificar o impacto social e/ou ambiental que será gerado;
  • Desenvolva uma proposta de valor (a ferramenta Canvas pode auxiliá-lo nesse processo);
  • Produza protótipos das principais tecnologias, produtos ou serviços para serem validados;
  • Defina indicadores para medir os impactos propostos.
  1. Fase da validação da sua ideia

Nessa fase, você vai ver na prática como é possível desenvolver o negócio de impacto social e ambiental desenhado na primeira fase. Para isso:

  • Identifique os públicos e/ou territórios de intervenção (mercados), de preferência com uso de pesquisas de diagnóstico;
  • Determine a estrutura de custos e precificação dos produtos ou serviços e realize testes de mercado para avaliar o potencial mercadológico do protótipo;
  • Participe de encontros com investidores-anjo. Isso poderá ajudar a dar início à sua operação.
  1. Fase de lançamento no mercado e operação de seu negócio

Nessa fase, é fundamental você garantir a sobrevivência do negócio. Algumas dicas para isso são:

  • Defina os canais de venda do produto ou serviço e formas de atendimento, estruture o marketing de relacionamento com clientes;
  • Exponha a marca e presença do negócio em mídias sociais;
  • Otimize as ações de comunicação para que sejam mais eficazes e monitore o impacto social e/ou ambiental gerado por seu negócio.
  1. Fase de expansão e escala

Agora que o seu negócio de impacto social e/ou ambiental já está operando de forma estruturada e frequente, chegou a hora de crescer, ganhar novos mercados e planejar a expansão:

  • Descubra novas áreas geográficas e segmentos de clientes e fornecedores;
  • Aperfeiçoe sistemas e processos para a geração de eficiências de escala;
  • Crie um sistema de monitoramento e avaliação contínuo e flexível às mudanças de cenários;
  • Sistematize os resultados de forma a criar um círculo virtuoso de reflexão e prática junto aos beneficiados dos impactos sociais e ambientais.

Saiba mais

Confira no vídeo abaixo o Papo de Especialista com a empresária social Emília Rabello, que instala placas de outdoor em comunidades carentes, remunerando os moradores, que são chamados de exibidores. A empresa já opera em todo o Brasil.

Vá além

O que são negócios de impacto social

As vantagens pessoais de um negócio de impacto social 

Autora: Valéria Barros, especialista em pequenos negócios.

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