Líderes e empreendedores jovens estão cada vez mais em busca de traçar novos rumos para o futuro do mercado.
A grande tendência do empreendedorismo e das novas lideranças está na inovação, significando, então, que as empresas precisam estar abertas às mudanças da sociedade e à inserção de novas tecnologias.
A segunda edição da pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus (2021), realizada pelo Conselho Nacional da Juventude, revelou que 56% dos alunos trancaram a matrícula em instituições de ensino por causa da pandemia. Esses dados podem ser relacionados aos dois tipos de empreendedorismo detectados pelo Sebrae: o de necessidade e o de oportunidade.
O empreendedorismo de necessidade indica aquele que surge a partir de uma necessidade de obter renda, sendo comum quando há altos índices de desemprego.
O empreendedorismo de oportunidade, por sua vez, é aquele que nasce do desejo de construir uma solução para um problema observado no mercado. Por isso, ele tende a se fundamentar em aspectos mais bem estruturados, com planejamento e organização.
A contratação de jovens aprendizes e estagiários faz parte da solução para inserir os jovens ou trazê-los de volta ao mercado, capacitando-os, criando oportunidades e fornecendo uma educação de fato empreendedora.
A Educação Empreendedora, portanto, existe para despertar o empreendedorismo nas pessoas, colaborando com o desenvolvimento de jovens estudantes e estimulando seu protagonismo dentro do mercado de trabalho.
A Educação Empreendedora, então, atua em duas frentes:
- Desenvolvimento de competências.
- Possibilidade de inserção no mercado de trabalho.
E quais são as principais ideias de inovação diante do cenário atual?
- Pesquisa de mercado:
A pesquisa de mercado é um processo de coleta e análise de informações, essencial para entender onde você irá atuar.
- Rede de contatos:
O networking é uma ótima ferramenta para gerar oportunidades dentro do empreendedorismo e do próprio mercado de trabalho.
Manter contato, frequentar eventos e conhecer seus clientes são alguns dos exemplos práticos para manter essa rede no seu dia a dia.
- Investimento:
Planejamento, organização e execução da gestão financeira do seu negócio são os principais pontos para quem deseja começar no mundo empreendedor.
Realizando a gestão financeira do seu negócio, você passa a ter mais controle e maiores chances de alcançar bons resultados.
- Capacitação:
Antes de iniciar qualquer coisa, é necessário ter planejamento, organização e conhecimento da área em que estará atuando. O sucesso de um novo negócio, então, está ligado à capacitação.
O Sebrae oferece cursos on-line gratuitos relacionados ao tema de capacitação para novas lideranças. Saiba mais acessando os cursos abaixo:
Foi um prazer te ajudar :)

