CERTIFICAÇÃO

Entenda a importância da certificação no mercado de alimentos

Programa Alimentos Seguros (PAS) orienta empreendedores sobre os procedimentos para obter certificados de qualidade.

Não importa o tamanho da empresa. Se ela atua no mercado de serviços de alimentação, deve colocar a segurança em primeiro lugar, guiando-se por normas técnicas. Tais procedimentos podem ser encontrados no Programa Alimentos Seguros (PAS), que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mantém em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Participando do PAS, as empresas da área de alimentos são conscientizadas da importância de implementar a ABNT NBR 15635:2008 – Serviços de alimentação – Requisitos de boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais.

A recompensa é a certificação concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além do reconhecimento dos clientes, que têm a garantia de receber produtos de qualidade, livres de contaminações.

Pequenos empreendedores, mesmo aqueles que se lançam no mercado confiantes em seus processos artesanais para a preparação de alimentos, não podem ignorar as orientações oferecidas pelas normas técnicas.

Os pequenos negócios também podem aplicar a ABNT NBR ISO 22000:2006 – Sistemas de gestão da segurança de alimentos – Requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos, norma que é considerada mais complexa.

Gestão

O programa de Educação a Distância (EAD) do Sebrae possui o curso on-line “Boas práticas nos serviços de alimentação – gestão da segurança”, destinado principalmente a proprietários e gestores de bares e restaurantes.

Os cursos a distância do Sebrae oferecem conhecimentos sobre empreendedorismo e gestão de negócios e a possibilidade de estudar em horário que se adapte à rotina dos estudantes.

Curta Sebrae: Programa Alimentos Seguros (PAS)

No restaurante Via Imperatore, em Porto Alegre, Moacir Biasibetti implementou o PAS. Confira como saúde, higiene e bem-estar impulsionaram os negócios do restaurante no vídeo abaixo.



O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: