Pular para o conteúdo principal
Fri Jan 08 15:26:07 GMT-03:00 2016
Leis | NORMAS TÉCNICAS

Entenda a importância da normalização para o seu negócio

Adequação às normas possibilita a melhoria da qualidade de produtos e serviços. Também torna a empresa mais competitiva.

· 28/06/2015 · Atualizado em 08/01/2016

O que é?

De maneira simplificada, a normalização é o processo de adequar o empreendimento às normas técnicas exigidas para o serviço ou produto que a empresa comercializa ou confecciona.

A normalização surge como demanda da Revolução Industrial, quando a produção em série passou a destacar-se. O atendimento às normas serviu para padronizar os produtos, definindo suas características e padrões de desempenho.

Por desconhecimento, muitas micro e pequenas empresas acabam negligenciando a normalização em seus empreendimentos. Isso pode gerar prejuízos ou até mesmo colocar seu funcionamento em risco.

Importância

Conhecer as normas que regem um negócio é fundamental para sua manutenção e desenvolvimento. O descumprimento da regulamentação pode prejudicar a empresa, por exemplo, impedindo a certificação ou a atribuição de selos de qualidade.

A normalização é uma ação fundamental que permite à empresa ser mais competitiva. E isso não depende do tamanho do empreendimento, seja no setor industrial ou de serviços.

O cumprimento das normas torna as rotinas das empresas mais seguras, estabelecem condições para competição no mercado, facilitam a implementação de novas tecnologias, estimulam a inovação, entre outros benefícios.

Vantagens

Uma empresa que segue as normas consolida-se como referencial para o mercado.

Além disso, abre portas para conseguir certificações que atestam a normalização da empresa, tornando-a mais competitiva e forte.

A normalização também é fundamental para exportação dos produtos. Apenas aqueles que seguem a regulamentação podem ser apresentados ao exigente mercado externo.

Seguir as normas vai melhorar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos por sua empresa. Isso agrega valor à produção e promove o aumento dos ganhos, que podem ser investidos na melhoria e no crescimento do negócio.

Caminhos para a adequação

O primeiro passo para normalizar seu empreendimento é conhecer as regras técnicas que o regem.

No Brasil, essas normas são estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

No portal da instituição, é possível ter acesso às normas das mais diversas áreas, da voltagem de lâmpadas até padrão para edição de textos científicos.

Depois da análise detalhada das normas, é necessário elaborar plano de implementação, traçando metas e estratégias para a normalização.

Esse processo pode ser dividido em ações de curto, médio ou longo prazo, a depender da complexidade e da necessidade de mudanças na empresa.

Uma boa opção para quem deseja normalizar as ações em seu empreendimento é a contratação de uma consultoria especializada, que ficará responsável por esse planejamento e pela sua implementação.

Saiba mais

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora