Adequação às normas possibilita a melhoria da qualidade de produtos e serviços. Também torna a empresa mais competitiva.
De maneira simplificada, a normalização é o processo de adequar o empreendimento às normas técnicas exigidas para o serviço ou produto que a empresa comercializa ou confecciona.
A normalização surge como demanda da Revolução Industrial, quando a produção em série passou a destacar-se. O atendimento às normas serviu para padronizar os produtos, definindo suas características e padrões de desempenho.
Por desconhecimento, muitas micro e pequenas empresas acabam negligenciando a normalização em seus empreendimentos. Isso pode gerar prejuízos ou até mesmo colocar seu funcionamento em risco.
Conhecer as normas que regem um negócio é fundamental para sua manutenção e desenvolvimento. O descumprimento da regulamentação pode prejudicar a empresa, por exemplo, impedindo a certificação ou a atribuição de selos de qualidade.
A normalização é uma ação fundamental que permite à empresa ser mais competitiva. E isso não depende do tamanho do empreendimento, seja no setor industrial ou de serviços.
O cumprimento das normas torna as rotinas das empresas mais seguras, estabelecem condições para competição no mercado, facilitam a implementação de novas tecnologias, estimulam a inovação, entre outros benefícios.
Uma empresa que segue as normas consolida-se como referencial para o mercado.
Além disso, abre portas para conseguir certificações que atestam a normalização da empresa, tornando-a mais competitiva e forte.
A normalização também é fundamental para exportação dos produtos. Apenas aqueles que seguem a regulamentação podem ser apresentados ao exigente mercado externo.
Seguir as normas vai melhorar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos por sua empresa. Isso agrega valor à produção e promove o aumento dos ganhos, que podem ser investidos na melhoria e no crescimento do negócio.
O primeiro passo para normalizar seu empreendimento é conhecer as regras técnicas que o regem.
No Brasil, essas normas são estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
No portal da instituição, é possível ter acesso às normas das mais diversas áreas, da voltagem de lâmpadas até padrão para edição de textos científicos.
Depois da análise detalhada das normas, é necessário elaborar plano de implementação, traçando metas e estratégias para a normalização.
Esse processo pode ser dividido em ações de curto, médio ou longo prazo, a depender da complexidade e da necessidade de mudanças na empresa.
Uma boa opção para quem deseja normalizar as ações em seu empreendimento é a contratação de uma consultoria especializada, que ficará responsável por esse planejamento e pela sua implementação.
Saiba mais
- A importância da normalização para as micro e pequenas empresas
- Entendendo e participando da normalização (em PDF)
- Normalização contribui para aumento de competitividade
- Conheça também o portal preparado pela pareceria entre o Sebrae e a ABNT para auxiliar os donos de pequenos negócios com a normalização
Foi um prazer te ajudar :)