this is an h1

this is an h2

Sat Nov 05 22:30:26 BRT 2022
Organização | GESTÃO
Entenda a importância da organização da sua empresa

A organização da sua empresa é fundamental para o funcionamento dos processos e para o crescimento.

· 25/10/2022 · Atualizado em 05/11/2022
Imagem de destaque do artigo

Para o seu negócio funcionar bem, a organização é fundamental. Por menor que seja a sua empresa, a organização das tarefas e funções facilitará os processos da empresa. Estes processos são os responsáveis pelo funcionamento geral e determinam o modo como a empresa funciona. 

Se você precisa de ajuda para entender sobre a organização da empresa, este artigo, inspirado no post do Sebrae São Paulo, irá te ajudar de forma simples e rápida. 

Entenda os processos

Por conta desta importância, o ponto de partida para a organização de uma empresa sempre será entender todos os seus processos. Por isso, é importante fazer um estudo do seu negócio, entender onde você pode melhorar. A forma mais correta para organizar uma empresa é dividi-la em áreas, atribuir as atividades que cada uma delas realizará e determinar quais serão os responsáveis por elas. 

Por exemplo, imagine uma pizzaria, com as diversas áreas necessárias dentro do negócio: atendimento, entregas, administração e cozinha. Na produção de pizzas, tem o pizzaiolo,  forneiro e os assistentes. No atendimento, tem os garçons, telefonistas e assim por diante. Essa pizzaria só consegue funcionar porque as áreas estão bem supridas de profissionais e a gestão foi dividida. 

No universo das pequenas empresas nem sempre são necessárias tantas áreas. No entanto, há algumas que são essenciais para a maioria dos negócios. Vamos elencar quatro: administrativa, comercial, operacional e a de recursos humanos.

Área Administrativa

A área administrativa cuidará de toda a gestão do negócio. Essa área é responsável pelo andamento da empresa e deve funcionar como um relógio. Por exemplo, a administração deve observar se não faltam materiais, se as contas estão pagas, se as instalações da empresa estão em boas condições. Esta área é responsável por manter a empresa caminhando bem.

Área Comercial

Área Comercial

A área comercial vai cuidar das vendas e da criação de novos negócios. O responsável por essa área deve ter a vontade de alcançar todas as metas da empresa. Afinal, são as vendas que trazem dinheiro e mantêm o negócio vivo. Esta área é bem dinâmica e quem trabalha nela deve estar atento a qualquer mudança que o mercado apresentar para conseguir efetivar mais negócios.

Área operacional

A área operacional cuida da execução dos trabalhos que a empresa realmente faz. O operacional é o motor da empresa. É nessa área que os produtos são fabricados ou os serviços são prestados aos clientes. 

Vamos usar o exemplo da pizzaria novamente. A área operacional desse negócio é onde se faz a pizza, e o pizzaiolo é o responsável por ela. Quem trabalha na área operacional, geralmente, tem muito domínio técnico do serviço ou produto que sua empresa tem.

Área de recursos humanos

A área de recursos humanos cuida da gestão de pessoas dentro da empresa. Ela vai observar se todos os funcionários têm condições de trabalhar num determinado espaço, se estão sendo pagos corretamente, se tem benefícios, ouve as sugestões. Esta divisão da empresa está preocupada com o bem-estar dos profissionais que fazem o negócio girar.

A organização da empresa é o ponto inicial para o bom funcionamento e direciona o crescimento. Separe as tarefas de cada área e dê um tempo para questões relacionadas a cada uma delas. Assim, os processos de sua empresa ganham fluidez e nenhuma área fica esquecida. Se você precisa de ajuda, procure o Sebrae que nós podemos te ajudar! 


 

Participe das comunidades Temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?