Esse nicho já consolidado no exterior ganha força no país. E, para se destacar, é preciso muita especialização, tratamento personalizado e inovação. Confira!
.png)
Há muito potencial no mercado de beleza e estética - o que pode gerar negócios tanto na indústria, como no comércio e também na prestação de serviços relacionados aos produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
O Brasil é o segundo maior país consumidor de esmaltes do mundo. Perde apenas para os Estados Unidos.
Neste conteúdo, falaremos especialmente das esmalterias como uma oportunidade de negócio rentável. E sabe por quê? Porque o Brasil é nada mais, nada menos, do que o segundo maior país consumidor de esmaltes do mundo. Perde apenas para os Estados Unidos.
O consumo de “maquiagem para unhas” apresenta um faturamento bilionário e pode significar uma boa oportunidade de negócio para você. Então, salão ou esmalteria? Você sabe qual é a diferença?
Levando a expressão ao pé da letra, salão de beleza é o local destinado ao embelezamento ou, ainda, onde se concentra, cria ou realiza “beleza”. É por isso que os salões de beleza tradicionais oferecem vários serviços de embelezamento.
Mesmo que essa vasta oferta de serviços represente um modelo de negócios consolidado, com o aumento da concorrência, tecnologia e até mesmo grau de exigência do consumidor, os locais de beleza acabaram se tornando - ou podem se tornar - um local de oferta de serviços específicos. É aí que entra a possibilidade de abrir um negócio exclusivo de esmalteria.
Bom, qualquer pessoa pode imaginar que esmaltar significa aplicar esmalte. E apenas isso. Esse modelo ou nicho de negócio já é consolidado no exterior. No Brasil, segundo uma pesquisa feita nas redes sociais, a primeira esmalteria nacional foi aberta em 2010.
Por que abrir uma esmalteria?
Alguns motivos que levam o consumidor a preferir esse serviço desta forma:
- Busca cada vez maior por especialização;
- Inovação;
- Experiências acessíveis de luxo;
- Bem estar;
- Incorporação dos esmaltes e “nail art” como acessório de moda.
Se por um lado o consumidor pode receber vários serviços de beleza em um mesmo lugar, por outro, se quiser apenas pintar as unhas, não precisará ouvir o ruído de secadores, ficar exposto a odores de tintura, excessiva movimentação de clientes e profissionais dentro do estabelecimento.
Se avaliarmos mais uma questão, vamos entender ainda que na convergência de serviços prioriza-se atender o máximo de necessidades do cliente de forma facilitada. Já no atendimento especializado, qualificação profissional, cardápio de serviços, variedade de insumos, processos, tempo de atendimento e ambientação planejada são diferenciais necessários - o cliente vai até a esmalteria para viver uma experiência focada, e não múltiplas experiências de naturezas distintas.
Se engana quem pensa que em uma esmalteria apenas se oferece o serviço de manicure e pedicure. Há muito potencial de serviços a oferecer.
Plano de negócios para a abertura da esmalteria
É com o auxílio do plano de negócios que você analisará a viabilidade da criação e também tomará as decisões certas para se tornar um empreendedor bem sucedido.
Dicas de plano de negócio
Você deve ter um plano de negócio que responda a essas questões:
- Quanto custa montar o negócio?
- Qual a sua viabilidade mercadológica e necessidade de pessoal?
- Qual o capital de giro necessário à operação?
- Qual o valor a ser cobrado por cada serviço ou produto?
- Qual o ponto de equilíbrio?
- Qual a estimativa de lucro?
- Qual o prazo de retorno do investimento?
Passo a passo para a abertura
Com o plano de negócios em mãos, chegou a hora de constituir uma empresa e providenciar o que for preciso para abrir as portas. É bom contar com o auxílio de um contador para que tudo seja feito conforme a legislação.
Você precisará ainda:
- Avaliar o local de abertura: escolher um ponto para a sua esmalteria;
- Adaptar o ambiente às exigências legais e recomendações sanitárias;
- Constituir a pessoa jurídica ou a sociedade, caso tenha algum sócio;
- Definir a tributação mais adequada ao perfil do negócio: MEI, Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real;
- Obter as licenças obrigatórias exigidas do Estado e Município, como alvará de localização, da Secretaria da Saúde, Corpo de Bombeiros, dentre outros;
- Comprar equipamentos;
- Fazer estoque de insumos;
- Conhecer as normas previstas no Código de Defesa do Consumidor;
- Selecionar e treinar a equipe.
Depois de tudo pronto, é claro, está na hora de caprichar no design para que sua marca combine com o seu ambiente de trabalho; e para que a divulgação esteja de acordo com toda a sua vontade de oferecer um serviço tão específico, mas também tão necessário para a beleza das unhas dos pés e das mãos.
Foi um prazer te ajudar :)