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Wed Dec 23 14:29:06 BRST 2015
Inovação | DESIGN
Goiabada Zélia investe em design para se diferenciar

Empresa de Ponte Nova (MG) apostou em reformulação da marca e desenvolvimento de novos rótulos e embalagens com o objetivo de abrir novos mercados.

· 07/10/2015 · Atualizado em 23/12/2015

A Goiabada Zélia nasceu na década de 20 para o consumo da família Mol e acabou virando o principal produto da fazenda Jatiboca, que fica localizada em Ponte Nova, uma cidade do interior de Minas.

A primeira fábrica surgiu na década de 50 com o propósito de aumentar a sua produção e compartilhar a receita que já era um sucesso no mercado local.

Aposta na renovação

Após 80 anos no mercado, a empresa sentiu necessidade de renovar sua identidade visual. João Antônio, o responsável pela direção do negócio, em entrevista ao Sebrae Minas Design disse que começou a perceber que precisava investir em mudanças no design da sua marca e embalagens para atender o mercado. Para realizar esta mudança, contratou uma consultoria do Sebrae, por meio do Sebraetec.  

A empresa Quantum Design reformulou a marca e desenvolveu novos rótulos e embalagens, acrescentando em todo o material de comunicação o cuidado e a qualidade já percebida em seus doces. Este material incluiu, além de novas embalagens e rótulos, papelaria básica e uniforme.

João Antônio relatou que foi muito interessante e significativa a experiência de trabalhar com designers: “no início dos trabalhos a consultora nos mostrou que todas as goiabadas de Minas tinham praticamente os mesmos rótulos, com poucas diferenças”. Isso o fez perceber que havia uma ótima oportunidade a ser explorada: trabalhar sua diferenciação.

Após implementar as mudanças na identidade visual dos produtos, a empresa recebeu muitos elogios e comentários positivos de forma geral. Passaram a atender novos clientes e outros segmentos de mercado; suas vendas aumentaram e outros mercados se abriram. “Podemos dizer que nossa atual marca é um diferencial. Só temos a agradecer ao Sebrae e aos profissionais envolvidos no projeto”, relata João Antônio.

A história do sucesso

A Goiabada Zélia está entre as melhores do Brasil e ganhou, pelo Estadão, o prêmio Expressões das Gerais, em 2013, e, em 2014, o prêmio Excelência Empresarial criado pela Cia de Talentos.

Em sua trajetória, a marca que agora foi modernizada mudou de nome algumas vezes: Goiabada São José deu lugar à Goiabada Celeste, para homenagear o nascimento da primeira sobrinha dos fundadores, mas o registro foi perdido e a empresa passou a atender pelo nome Goiabada Zélia, homenagem à matriarca da família que ainda é viva.

Ao longo do tempo a empresa foi unindo cada vez mais membros da família que hoje mantêm viva a tradição de seus idealizadores. Atualmente a Goiabada Zélia é comercializada pelos filhos, que dão continuidade à história da família.

Mesmo com tantas mudanças de nome, a receita original foi preservada. A goiabada cascão é feita com a casca da goiaba Paloma, em tacho de cobre e no fogão à lenha.

A fábrica hoje ocupa área de mil metros quadrados e os maiores compradores são de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. Durante a safra, a produção é de 3 toneladas por dia, e fora desta época a produção é de 700 a 800 quilos por dia.

Fonte: Sebrae Minas Design

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Veja abaixo na galeria de fotos o resultado do investimento em design feito pela Goiabada Zélia.


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