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Planejamento | SUSTENTABILIDADE
Índice de Transparência da Moda 2021

Entenda como a transparência pode se transformar em vantagem competitiva para seu negócio

· 02/12/2021 · Atualizado em 18/01/2022
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O Índice de Transparência da Moda é coordenado pela organização Fashion Revolution. Em sua 4ª edição no Brasil, o relatório analisa 50 grandes varejistas em relação a suas práticas de relacionamento com fornecedores da cadeia de moda, ações para diminuir impactos socioambientais e estratégias de inclusão e diversidade.

Cada vez mais fala-se em ESG (Sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Ambiental) como um indicador de sustentabilidade dos negócios. Esta sigla traduz práticas de empresas no combate a impactos sociais e ambientais que ocorrem ao longo do seu processo produtivo.

Empresas engajadas de fato, não somente atuam para tornar suas práticas mais sustentáveis no âmbito socioambiental, mas têm preocupação de divulgar abertamente suas ações e como as realiza, abrindo-se à checagem das informações por parte da sociedade civil. Isso é agir com transparência, e essa forma de estar no mundo corporativo tem sido não somente bem recepcionada pelo público consumidor, mas requisitada por ele.

transparência, prestação de contas e mudança # transparência importa

O consumidor do mundo pós-pandêmico deseja ter informações sobre a forma de atuar e lidar das marcas de moda com questões como crise climática, situação e cuidado da cadeia de fornecimento, inclusão e diversidade. Muitas vezes, a partir dessas informações, e da real forma de atuar das marcas, o consumo pode ser reavaliado.

O mercado de moda tem seus desafios nas temáticas de sustentabilidade e transparência, e tem atuado de forma a combatê-los, recepcionando iniciativas como o Índice de Transparência da Moda, coordenado pelo Movimento Fashion Revolution, um relatório que aponta em que nível 50 grandes marcas e varejistas do mercado brasileiro estão divulgando publicamente dados sobre suas políticas, práticas e impactos sociais e ambientais ao longo de toda a cadeia de valor.

A análise abarca mais de 200 indicadores que cobrem tópicos relacionados a respostas à Covid-19, práticas de compra, salário justo para viver, igualdade de gênero e racial, circularidade, clima e biodiversidade, entre outros.

Conheça mais sobre o índice, seus critérios e métricas, e saiba como sua empresa pode fazer diferença nos indicadores analisados pela organização.

Na edição de 2021, o movimento Fashion Revolution produziu também um Guia de Transparência, baseado nos dados do Índice de Transparência da Moda Brasil, com foco em mudança climática, biodiversidade e igualdade de raça e gênero, para que marcas e negócios que queiram iniciar ou melhorar sua jornada nos temas possam ter acesso à informação de forma organizada.

Acesse o Guia de Transparência e saiba como sua empresa pode ser mais transparente.

Assista a oficina de Boas Práticas de Transparência para Micro e Pequenas Empresas, baseada em dados do Índice de Transparência da Moda e coordenado pela Fashion Revolution.


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