Preços bons e serviços de qualidade já não representam diferenciais para esse tipo de empresa. Saiba como inovar e tornar-se mais competitivo.

Agências de turismo que têm apenas bons preços e serviços estão somente atendendo à demanda do mercado consumidor, sem gerar vantagem competitiva frente a concorrência. Ou seja, o diferencial de preço e qualidade já não podem mais, sozinhos, serem considerados fatores de diferenciação.
Os clientes estão cada vez mais exigentes e com maior poder de escolha, o que deixa a concorrência cada vez mais acirrada.
Esse movimento vem conduzindo as agências, que visam à permanência no mercado e à expansão dos negócios, buscarem sempre novas estratégias para se manterem competitivas.
É desse panorama que surgem os conceitos e a necessidade de inovações empresariais. A inovação é um processo de melhoria que gera desempenho superior para a estratégia da empresa.
Dessa forma, a capacidade de uma agência de turismo inovar é vista atualmente como uma das principais características para se diferenciar no mercado.
As agências de turismo podem inovar em quatro áreas:
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Inovação de produtos e serviços: novas tecnologias criadas para aumentar a satisfação dos clientes e o desenvolvimento de produtos inovadores, como roteiros temáticos e segmentados, turismo sustentável e de experiência, entre outros.
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Inovação de processos: novas formas de relacionamento na prestação de serviços, com a utilização de métodos aprimorados para a oferta dos serviços da agência de turismo, que auxiliam no aumento da produtividade, na adequação às tendências de mercado com foco na qualidade, na variedade de serviços prestados e na redução de custos.
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Inovação em gestão: novas estruturas de poder e liderança. A inovação em gestão tem a capacidade de criar vantagem competitiva de longo prazo para as empresas, mediante a implementação de novas técnicas de gestão, mudanças nas estruturas organizacionais e no fluxo de trabalho, além do relacionamento com o ambiente externo.
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Inovação de negócios: novas ideias e estratégias que auxiliem no desenvolvimento de novos negócios, que forneçam uma vantagem competitiva sustentável.
Entenda o conceito: inovando com a segmentação
Vale lembrar que uma das mais importantes inovações para o setor é a segmentação, ou seja, a escolha de um nicho para o empreendedor atuar.
Ao focar em um tipo de cliente (turismo estudantil, intercâmbio, terceira idade, GLBT, turismo familiar, por exemplo), a agência passa a conhecer a fundo as necessidades dessa demanda, tornando o produto mais adequado e especializando a divulgação e a maneira de se comunicar com os clientes.
Também é possível segmentar a agência por tipo de oferta turística, como: ecoturismo, cultura, náutico, enoturismo, gastronômico, rural, entre outras alternativas.
A segmentação leva a agência à criação de um diferencial, posicionando-se no mercado com uma especialização e tornando-se extremamente competitiva, sem deixar de atender a qualquer outra demanda que não seja do nicho, evidentemente.
Para mostrar na prática como se inova em uma agência de turismo, apresentamos um modelo de planejamento de baseado nos 4 Ps de marketing para uma empresa que optou pelo segmento “turismo de terceira idade” e tem por objetivo definir como a marca será percebida pelos clientes, ou seja, qual será o diferencial da empresa.
É importante destacar que os 4 Ps de marketing são apenas um exemplo de metodologia que pode ser aplicada para melhorar e inovar a percepção do cliente e do próprio mercado, para o seu diferencial competitivo.
Se você se interessou pelo modelo de negócio focado no marketing e seus 4 Ps, conheça também o modelo de negócios conhecido como Canvas, outra metodologia que pode auxiliá-lo a implementar a inovação.
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Benchmarking: realize benchmarking, analise as empresas que são referências no mercado que você atua ou pretende atuar, e que se sobressaíram em suas atividades nos últimos anos.
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Pesquisa de satisfação: elabore uma pesquisa de satisfação com seus clientes. Assim, a empresa poderá aprimorar os pontos fracos e explorar os pontos fortes.
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Pessoas qualificadas: conte com especialistas em inovação, pois a interação entre pesquisa dores e empresários são fundamentais para a diferenciação. Portanto, busque atrair esse recurso diferenciado para sua empresa.
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