this is an h1

this is an h2

Wed Jun 15 18:16:50 BRT 2022
Inovação | DIFERENCIAL
Inovação nas agências de turismo

Preços bons e serviços de qualidade já não representam diferenciais para esse tipo de empresa. Saiba como inovar e tornar-se mais competitivo.

· 15/06/2022 · Atualizado em 15/06/2022
Imagem de destaque do artigo

Agências de turismo que têm apenas bons preços e serviços estão somente atendendo à demanda do mercado consumidor, sem gerar vantagem competitiva frente a concorrência. Ou seja, o diferencial de preço e qualidade já não podem mais, sozinhos, serem considerados fatores de diferenciação.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e com maior poder de escolha, o que deixa a concorrência cada vez mais acirrada.

Esse movimento vem conduzindo as agências, que visam à permanência no mercado e à expansão dos negócios, buscarem sempre novas estratégias para se manterem competitivas.

É desse panorama que surgem os conceitos e a necessidade de inovações empresariais. A inovação é um processo de melhoria que gera desempenho superior para a estratégia da empresa.

Dessa forma, a capacidade de uma agência de turismo inovar é vista atualmente como uma das principais características para se diferenciar no mercado.

Como inovar

As agências de turismo podem inovar em quatro áreas:

  • Inovação de produtos e serviços: novas tecnologias criadas para aumentar a satisfação dos clientes e o desenvolvimento de produtos inovadores, como roteiros temáticos e segmentados, turismo sustentável e de experiência, entre outros.

  • Inovação de processos: novas formas de relacionamento na prestação de serviços, com a utilização de métodos aprimorados para a oferta dos serviços da agência de turismo, que auxiliam no aumento da produtividade, na adequação às tendências de mercado com foco na qualidade, na variedade de serviços prestados e na redução de custos.

  • Inovação em gestão: novas estruturas de poder e liderança. A inovação em gestão tem a capacidade de criar vantagem competitiva de longo prazo para as empresas, mediante a implementação de novas técnicas de gestão, mudanças nas estruturas organizacionais e no fluxo de trabalho, além do relacionamento com o ambiente externo.

  • Inovação de negócios: novas ideias e estratégias que auxiliem no desenvolvimento de novos negócios, que forneçam uma vantagem competitiva sustentável.

Inovação e segmentação

Entenda o conceito: inovando com a segmentação

Vale lembrar que uma das mais importantes inovações para o setor é a segmentação, ou seja, a escolha de um nicho para o empreendedor atuar.

Ao focar em um tipo de cliente (turismo estudantil, intercâmbio, terceira idade, GLBT, turismo familiar, por exemplo), a agência passa a conhecer a fundo as necessidades dessa demanda, tornando o produto mais adequado e especializando a divulgação e a maneira de se comunicar com os clientes.

Também é possível segmentar a agência por tipo de oferta turística, como: ecoturismo, cultura, náutico, enoturismo, gastronômico, rural, entre outras alternativas.

 A segmentação leva a agência à criação de um diferencial, posicionando-se no mercado com uma especialização e tornando-se extremamente competitiva, sem deixar de atender a qualquer outra demanda que não seja do nicho, evidentemente.

 

Saiba mais sobre segmentação nas agências de turismo.

Como aplicar

Para mostrar na prática como se inova em uma agência de turismo, apresentamos um modelo de planejamento de baseado nos 4 Ps de marketing para uma empresa que optou pelo segmento “turismo de terceira idade” e tem por objetivo definir como a marca será percebida pelos clientes, ou seja, qual será o diferencial da empresa.

É importante destacar que os 4 Ps de marketing são apenas um exemplo de metodologia que pode ser aplicada para melhorar e inovar a percepção do cliente e do próprio mercado, para o seu diferencial competitivo.
 
Se você se interessou pelo modelo de negócio focado no marketing e seus 4 Ps, conheça também o modelo de negócios conhecido como  Canvas, outra metodologia que pode auxiliá-lo a implementar a inovação.

Ações recomendadas
  • Benchmarking: realize benchmarking, analise as empresas que são referências no mercado que você atua ou pretende atuar, e que se sobressaíram em suas atividades nos últimos anos.

  • Pesquisa de satisfação: elabore uma pesquisa de satisfação com seus clientes. Assim, a empresa poderá aprimorar os pontos fracos e explorar os pontos fortes.

  • Pessoas qualificadas: conte com especialistas em inovação, pois a interação entre pesquisa dores e empresários são fundamentais para a diferenciação. Portanto, busque atrair esse recurso diferenciado para sua empresa.

Conte com o Sebrae

Capacite-se

Procure os Agentes Locais de Inovação

Para implantar a inovação com sucesso, busque auxílio do Sebrae pelos Agentes Locais de Inovação (ALI) de sua região. Trata-se de uma iniciativa do Sebrae com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa tem por objetivo promover inovação para o pequeno negócio gratuitamente, por meio de consultores que visitam sua empresa para orientá-lo quanto a inovação.

Informe-se

O Sebrae prepara boletins mensais para você saber como utilizar os novos conhecimentos do setor do turismo no seu empreendimento e melhorar os resultados.

Conheça os Boletins de inteligência competitiva no turismo.

Telegram

 Participe você também, acompanhe as notícias
e dicas para sua área de atuação.

Confira abaixo os canais já existentes no Telegram: 


 Sebrae Turismo

https://t.me/sebraeturismo


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora