Inovar é uma boa saída para pequenos negócios diante de crise
Pequenas mudanças na forma de vender ou se relacionar com o cliente podem fazer a diferença na hora de driblar prejuízos nos negócios.

Toda crise, como a que o país vive agora com a pandemia do coronavírus, representa uma ameaça, mas pode ser também uma oportunidade de fazer diferente e descobrir novos caminhos.
E é nesses momentos que a inovação pode ser um diferencial para os pequenos negócios. Afinal, na economia moderna, a vantagem competitiva está naquelas empresas que conseguem ser mais ágeis, e não exatamente as maiores.
Quando se fala em inovação, a maioria das pessoas normalmente imagina o uso de tecnologias de ponta, com robôs, nanotecnologia etc. Mas o conceito de inovação vai bem além disso, e não está restrito ao universo das grandes corporações e nem tão pouco da alta tecnologia.
A inovação pode ser aplicada nas empresas por meio de ações incrementais. Ela se apresenta quando conseguimos propor soluções para problemas específicos e, nesse momento, são muitos os problemas que as empresas já estão enfrentando e vão enfrentar. Inovar pode até ser vender o mesmo produto ou serviço de sempre, mas de uma forma diferente.
Com o impacto negativo do novo coronavírus na economia mundial, a inovação se torna uma saída para os pequenos negócios driblarem parte dos prejuízos com a perda dos clientes e consequente queda nas vendas e no faturamento.
Em Brasília, o dono do restaurante Rio Bistrô, Fred Bastos, viu o faturamento cair muito depois que os clientes deixaram de frequentar o local por receio de aglomerações em virtude da pandemia.
Consciente da necessidade de seguir as recomendações do governo e atento às normas de higiene e prevenção na manipulação dos alimentos, ele resolveu inovar na forma de delivery. “Percebi que há muitas pessoas com receio de entrar em contato com quem não conhecem por meio dos aplicativos de entrega, então resolvi montar uma equipe própria para realizar o serviço”, conta.
Junto com o sócio, o filho e dois gerentes, a equipe se reveza para fazer as entregas e demonstrar aos consumidores que estão tomando as medidas necessárias para garantir mais tranquilidade e satisfação. “É um cuidado a mais que tem sido bem recebido pelos nosso público”, explica.
A empresária Marcela Reis, dona da loja de moda praia Sol e Vento, que existe há 40 anos no mercado brasiliense, já usava as redes sociais como canal de venda. Mas como os clientes não estão mais indo até a loja, ela resolveu investir mais ainda na divulgação e venda de produtos de forma online.
“As redes sociais viraram nossa prioridade neste momento. Também estamos oferecendo a possibilidade de o cliente escolher os produtos pelo WhatsApp e recebê-los em casa por meio de uma malinha exclusiva”, revela.
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A palavra inglesa "lean" pode ser traduzida como "enxuto" ou "magro" - algo que você, que se interessa por empreendedorismo e startups, precisa saber, já que o inglês é a língua dos negócios. E, no mundo empresarial, esse conceito é aplicado na identificação de fontes de desperdício em todo o processo produtivo. Pesquisador da Harvard Business School, o americano Eric Ries adaptou essa metodologia para o mundo das empresas iniciantes, tecnológicas ou não, e publicou o livro "Lean Startup", editado no Brasil com o título "Startup Enxuta". A obra ajuda a desenvolver produtos ou serviços verdadeiramente novos sempre com foco em evitar o desperdício. Como ser lean? É preciso desenvolver práticas para identificar e eliminar sistematicamente o desperdício em todas as fases do processo de produção, venda e pós-venda. É preciso atuar localmente em cada item de desperdício de tempo, custo ou recursos. "Toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes é desperdício." Eric Ries
A pandemia do coronavírus fez com que os pequenos negócios buscassem desenvolver soluções inovadoras para resolver os desafios que surgiram nesse momento de crise. As empresas investem tempo, recursos e conhecimento da equipe para desenvolver produtos diferenciados, que devem ser protegidos. A melhor forma de fazer essa proteção é por meio de patentes e registro de marcas, de forma a garantir que a sua empresa terá a exclusividade do uso da tecnologia ou da marca. Há mais de 40 anos, o Sebrae tem ajudado os pequenos negócios a se tornarem mais inovadores, por meio de capacitações, consultorias, editais de inovação, além dos programas Sebraetec, Agentes Locais de Inovação, Startup Like a Boss. Para ajudar no fortalecimento dos pequenos negócios, por meio da proteção dos seus principais ativos, o Sebrae selecionou 3 empresas de serviços de propriedade industrial (marcas e patentes) para ajudá-los. 1. Ilupi O Ilupi é uma forma inovadora de registrar e acompanhar Marcas, Patentes, Direitos Autorais e outros tipos de Propriedade Intelectual. Tudo é feito de forma online, usando sistemas que automatizam atividades de busca, leitura de informações oficiais e acompanhamento de prazos, o que propicia a redução de custos e alta qualidade. Conta com especialistas técnicos em diversas áreas do conhecimento, o que viabiliza a realizações de serviços de proteção no Brasil e exterior. Acessar site da Ilupi > 2. Mavip Mavip Registro de Marcas é única empresa do Brasil com planos com garantia para o registro de marca. Tem um programa de computador que processa o Registro de forma fácil, amigável e prática. Acessar site da Mavip > 3. IDD Consultoria & PI A IDD é um escritório boutique que presta serviço na área de marcas, patentes, software e desenho industrial. Registrar uma marca ou solicitar uma patente significa adquirir propriedade sobre a mesma e, por conseguinte, obter uma série de direitos, inclusive quanto ao seu uso exclusivo em todo o território nacional. Acessar site da IDD > Que tal conversar com empresários sobre esse assunto? Acesse o Sebrae Respostas e veja o que a comunidade de empreendedores brasileiros estão falando nesse momento! Escrito por Raquel Minas, colaboradora do Sebrae Nacional.
A pandemia do coronavírus mudou a dinâmica da economia e em meio às medidas de restrições que visam minimizar a disseminação do vírus, empresas que não estão enquadradas como produtos e serviços essenciais sofrem o impacto com a diminuição da atividade econômica. No setor de turismo, as micro e pequenas empresas representam cerca de 90% negócios do setor, que atuam nos diversos elos da cadeia, gerando milhões de empregos e renda para muitas famílias. No contexto atual tem se mostrado um dos segmentos mais impactados. Especialmente em momentos turbulentos o empreendedor precisa inovar, pensar em novos modelos de negócios e soluções que possam ajudar a encontrar novas formas para reduzir custos e aumentar o faturamento, garantindo uma maior eficiência. O Sebrae, que tem apoiado os pequenos negócios há mais de 40 anos, está promovendo uma série de iniciativas para ajudar as micro e pequenas empresas a atravessar esta crise. Com esse intuito, selecionamos 5 soluções de startups de turismo que podem ajudar a reduzir os impactos causados pela pandemia, veja: Paytour Sistema de reservas online para passeios e receptivos turísticos. Proporciona às micro e pequenas empresas ampliação dos canais de venda online, aumento de sua rede de parceiros e vendas. Gestão de reservas, vendas, canais e financeiro integrados. Acessar site da Paytour > iFriend Plataforma global que conecta viajantes a profissionais locais em 126 países em 1100 cidades. Intermedia a contratação de profissionais em diversas áreas, tais como: guias de turismo, tradutores, intérpretes, chofers, professores etc. Os serviços são contratados pelo valor da hora do profissional e pago via cartão de crédito na plataforma. Acessar site da iFriend > Smart Tour Brasil Geração e inteligência de dados. Alinhada com as orientações da OMS lançou uma ferramenta para auxiliar a mitigar contaminações do coronavírus na volta das atividades econômicas nos restaurantes, hotéis, clínicas, supermercados, etc. Questionários online são disponibilizados via QR Code fixado na entrada e dependência dos estabelecimentos, fazendo o monitoramento do estado de saúde atual de clientes em relação ao Covid-19. Nestes locais o cliente acessa o QR Code e responde, no seu smartphone, um questionário com perguntas relativas ao seu estado de saúde atual. Caso o resultado de seu teste não aponte nenhum fator de risco (pontuação 0 a 1) apenas receberá instruções de procedimentos padrão (manter distância de outras pessoas, lavar as mãos, etc), caso aponte um score superior a 02 o usuário receberá um sinal de alerta e orientação para buscar um posto de saúde mais próximo ( a própria ferramenta aciona a geolocalização do usuário e mostra qual é a USB mais próxima naquele momento). O cliente e o estabelecimento receberão uma cópia do formulário preenchido por e-mail formando um banco de dados e poderá entrar em contato com clientes que estavam presentes no estabelecimento no dia e horário caso algum destes usuários testar positivo para covid-19, transmitindo segurança e conforto aos clientes e auxiliando a vigilância sanitária quando solicitado. Acessar site da Smart Tour Brasil > Diaspora.Black Marketplace de turismo e cultura negra, baseado na venda comissionada dos serviços de experiências e hospedagens, tanto para clientes individuais ou para empresas. Também atua com a venda de consultorias e treinamentos B2B. Acessar site da Diaspora.Black > EZ Travel Ajuda empresas de turismo, entretenimento e lazer a aceitar reservas online, cuidando de todo o processo de pagamento, confirmação e gestão das reservas. Com uma solução na nuvem, os prestadores desse tipo de serviço podem gerenciar online suas reservas reduzindo trabalho manual. Acessar site da EZ Travel >
A pandemia do novo Coronavírus fez com que os pequenos negócios buscassem soluções inovadoras para resolver os desafios que surgiram nesse momento de crise. Em especial, a rotina do aprendizado presencial mudou radicalmente, e pequenos negócios educacionais estão se reinventando e migrando para o mundo digital. A intenção é a de continuar promovendo ou até de ampliar a qualidade da aprendizagem em todos os sentidos. A atitude inovadora de aprender a distância é um desafio e, em momentos de crise, sabemos que usar de mecanismos tecnológicos e conteúdos atrativos de aprendizagem coletiva e com geração de impacto social, faz um diferencial e tanto! O Sebrae, que tem apoiado os pequenos negócios há mais de 40 anos, está promovendo uma série de iniciativas para ajudar as micro e pequenas empresas a atravessar essa crise. Com esse intuito, selecionamos 6 soluções de startups de Ensino a Distância (EAD) que podem ajudar a reduzir os impactos causados pela pandemia.
Todo empresário sabe que cada passo de um negócio precisa ser cuidadosamente planejado. Da ideia até a comercialização, existem várias etapas que podem contribuir para o sucesso da empresa. Para aproveitar as oportunidades do mercado, deve-se criar soluções exclusivas, com a personalidade do negócio e, acima de tudo, inovadoras!
O Instagram é a rede social de maior engajamento de marcas na internet, e saber utilizar bem o que essa plataforma oferece é essencial para os pequenos negócios prosperarem, principalmente em períodos de crise como os que estamos vivendo. Pensando nisso, o Sebrae Tocantins disponibilizou um e-book de leitura fácil e rápida, que dá dicas preciosas de como se utilizar das funcionalidades do Instagram para potencializar seus negócios. Leia o E-book “Insira sua empresa no mundo digital! Instagram” (em PDF) > Foto de NeONBRAND no Unsplash.
No contexto da transformação digital, uma série de ferramentas vem sendo criada para facilitar o nosso dia a dia. Para ajudar o micro e pequeno empreendedor, separamos alguns aplicativos grátis que podem ser úteis para acelerar e otimizar o seu fluxo de trabalho. Conheça abaixo quatro aplicativos grátis para ajudar o MEI. 1) Trello Nos dias de hoje, é cada vez mais difícil organizar nossas demandas e lembrar todas as tarefas que ainda faltam ser realizadas. Criado para ajudar os usuários a automatizar as rotinas de trabalho, o Trello é um dos excelentes aplicativos grátis para gerenciar tarefas. A plataforma é bastante utilizada nas empresas de todos os portes para coordenar os procedimentos diários, estabelecer objetivos para a companhia e até mesmo distribuir as atividades entre colaboradores e fornecedores. O aplicativo é bastante dinâmico e funcional, permitindo diversas personalizações de acordo com a necessidade do usuário. É possível acessá-lo pelo computador ou através do aplicativo próprio para smartphones (Android e iOS). Com o Trello você pode: organizar atividades do trabalho; planejar sua viagem de negócios; guardar documentos importantes; delegar tarefas para outras pessoas. O Trello também pode ser muito útil para coordenar trabalhos em equipe. Os “Quadros” podem ser compartilhados com qualquer pessoa que tenha um cadastro, sendo possível atribuir a responsabilidade de uma tarefa a ela. Um exemplo é a possibilidade de determinar as funções de cada membro da equipe de trabalho ao marcá-lo em um “Cartão” diferente, de modo que todas as pessoas daquele “Quadro” fiquem cientes do que cada um está fazendo no momento – é um ótimo jeito de monitorar o trabalho que todos estão realizando. 2) Google Drive O Google Drive pode ser uma mão na roda quando o assunto é armazenamento de dados e arquivos. O programa serve para guardar documentos de forma virtual, sem precisar de um dispositivo físico (como pendrive ou HD externo) para acessar seus documentos em outros aparelhos. O serviço utiliza a tecnologia de cloud storage (armazenamento na nuvem) para guardar os dados do usuário. Com isso o risco de perder arquivos importantes é reduzido, pois, caso seu computador ou dispositivo de armazenamento externo estrague, suas informações estarão seguras nos servidores do Google Drive. Você pode criar arquivos de texto, planilhas e apresentações de slides pelo próprio smartphone, usando os aplicativos grátis que serão automaticamente sincronizados com a sua conta Google. É claro que ele não poderia ficar de fora da nossa lista de aplicativos grátis que ajudam o MEI a otimizar o tempo e ser mais produtivo. 3) Qipu Sabemos que, além do gerenciamento das tarefas diárias, o MEI também pode ter algumas dificuldade para controlar as finanças pessoais e da empresa. O aplicativo Qipu para smartphones unifica o faturamento e as despesas do MEI, facilitando o controle financeiro de uma forma mais objetiva e organizada. O aplicativo ainda permite escanear e guardar os comprovantes das despesas do microempreendedor, gerar guias de DAS e emitir notas fiscais eletrônicas de serviço, deixando sua empresa regularizada na Receita Federal e garantindo os benefícios previdenciários. Esses são somente alguns exemplos dos recursos gratuitos. O Qipu ainda oferece uma série de serviços pagos de assessoria contábil. 4) LinkedIn O LinkedIn alcançou um marco ao lançar uma rede social exclusiva para o uso profissional. Hoje conta com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo. A plataforma impactou bastante a busca e o recrutamento de funcionários, aumentando a rapidez e a assertividade nos contatos profissionais, se tornando uma das melhores e mais amplas ferramentas para networking. Entre as vantagens do LinkedIn está a de encontrar informação sobre profissionais para buscar potenciais parcerias, fornecedores e até mesmo clientes. Também ajuda a conhecer novas referências do mercado e tendências para mapear o cenário e encontrar as soluções para os desafios que você está enfrentando na sua empresa. Já conhece a ferramenta Sebrae Canvas? Com ela, você desenvolve suas ideias de negócio ou até mesmo repensa um modelo de negócio já existente. Acesse agora e aproveite! Ter ideias criativas e inovar na prática é um desafio constante, mas que vale a pena para transformar sua empresa e alavancar sua marca. Saiba como aqui. Conheça o Planeja Fácil. Ele te ajuda a descobrir que atitudes tomar para fazer o seu negócio avançar.
Resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores. O aumento significativo de resíduos, nos seus diferentes estados (sólidos, líquidos e gasosos) e os indesejáveis efeitos no meio ambiente têm elevado o custo de tratamento desses elementos. O descarte incorreto do lixo urbano também gera graves efeitos nocivos ao planeta. Assim, reduzir, reutilizar e reciclar são condições essenciais para garantir processos mais econômicos e ambientalmente sustentáveis, nas cidades e no campo. A base do conceito de sustentabilidade do mundo moderno é transformar resíduos e dejetos em coprodutos – produzindo mais com menos e com menor impacto ambiental. Isso significa produzir de forma mais eficiente, com a utilização racional das matérias-primas, água e energia. O mesmo conceito pode ser aplicado na produção agropecuária e agroextrativista, na medida em que esses processos produtivos devem ser gerenciados com maior eficiência, aliando racionalidade econômica a soluções locais e tecnologias adequadas para o manejo dos recursos ambientais. Diminuir custos e impactos ambientais Para muitas propriedades rurais, transformar os resíduos em energia elétrica e calor é uma solução necessária para o suporte delas, assim como para o desenvolvimento de novas atividades produtivas. Sustentabilidade significa diminuir custos no processo de produção, minimizar os impactos ambientais e agregar valor à produção ou, ainda, dar condições de desenvolvimento para as pequenas comunidades rurais mais isoladas. Tecnologias para pequenos As tecnologias mais acessíveis para transformar os resíduos e dejetos em energia são: gaseificação: a quente (gaseificadores) e anaeróbica (biodigestores); compactação de resíduos (produção de briquetes). Os produtos energéticos derivados desses processos – gás, biogás e briquetes – substituem os combustíveis de origem fóssil com vantagens econômicas (menor preço de insumos), apresentam baixa emissão de gases de efeito estufa, reduzem os impactos ambientais em solo e água e podem suprir as necessidades de energia de uma pequena propriedade rural. Saiba mais sobre resíduos: EcoD Portal das Energias Renováveis
O design thinking ajuda na imersão e na criação de projetos mais coesos e de melhor qualidade. Veja no infográfico a seguir o que é e como aplicar este método ao universo empresarial. Fontes http://finance.yahoo.com/echarts?s=AAPL+Interactive http://designthinkingbook.co.uk http://www.ssireview.org/articles/entry/design_thinking_for_social_innovation Faça o curso online e gratuito "Design na empresa"
A prestação de serviços lida diretamente com preferências, sensações e experiências – positivas ou negativas. Portanto, os gestores e proprietários de meios de hospedagem precisam sempre estar atentos ao mercado e aos feedbacks dos clientes. Com a ajuda de um designer e por meio de estudos personalizados, pode-se alcançar a excelência oferecendo um atendimento primoroso e conforto. Para conquistar relevância e respeitabilidade deve-se cultivar uma boa imagem, criar uma marca memorável e valorizar a cultura local, gerando assim uma interação agradável com os hóspedes. Para te ajudar nessa missão, criamos um infográfico com alguns pontos-chave a serem trabalhados sob a ótica do design para aperfeiçoar os meios de hospedagem, aumentando a competitividade do negócio.
Quer começar ou aumentar as vendas pela internet? Você, que é dono de um pequeno negócio, como padaria, confeitaria, restaurante, minimercado, pet shop, loja de roupa, clínica de fisioterapia etc., e não vende online ou já vende, mas não sabe como acelerar suas vendas pela internet, está convidado para participar do Up Digital Sebrae! Seja visto na internet e acelere seu negócio. Por que participar do Up Digital Sebrae? O que é o Up Digital Sebrae? O Up Digital Sebrae é uma jornada online ágil, de dez dias, com três encontros virtuais. São grupos fechados de até dez empresários em um ambiente de compartilhamento de práticas, acompanhados por especialistas. Participe. Impulsione o seu negócio no mundo digital!
O Sebrae fechou uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que tem como objetivo fomentar a competitividade e o desenvolvimento sustentável de pequenos negócios agrícolas. O projeto intitulado “Produtos Agroalimentares Diferenciados” ou PADs, vai dar maior visibilidade e incentivar o consumo de alimentos não convencionais, como orgânicos e agroecológicos (frutas, verduras e hortaliças). A parceria promove, sob a perspectiva territorial, a inteligência empresarial, a aproximação, a ampliação de mercados, a conexão entre produção, o processamento, distribuição e consumo de produtos agroalimentares diferenciados. Busca o desenvolvimento de mapa de oportunidades para inclusão socioprodutiva e valorização desses produtos diferenciados. Acesse o site notícias do programa: Notícias sobre PADs e a parceria Veja mais: Amenize problemas na produção de hortaliças durante a Covid-19 Segurança dos alimentos: sete cuidados especiais Dicas para minimizar as perdas de alimentos