this is an h1

this is an h2

Tue Dec 20 14:57:42 BRT 2022
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Inspire-se com exemplos de melhores práticas em educação empreendedora

Campanha tem o objetivo de formar rede de trocas de experiências entre instituições de ensino superior.

· 11/08/2017 · Atualizado em 20/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Este é o objetivo da campanha Melhores Práticas de Educação Empreendedora: uma rede de educadores conectados, empoderados e compartilhando as melhores experiências de educação empreendedora.

A ideia é que os educadores do ensino superior consigam ter acesso às experiências de outras instituições e, com isso, possam compreender seu papel na promoção, disseminação e consolidação da cultura empreendedora.

Os casos de sucesso foram reunidos pelo Sebrae e pela Endeavor. O objetivo é possibilitar que os educadores compreendam os desafios e as práticas que as instituições empenharam para enfrentá-los, conheçam as questões burocráticas e viabilizem propostas, processos de gestão e execução.

Com isso, espera-se que os educadores consigam replicar os processos em suas instituições ou adaptar modelos semelhantes em suas comunidades. Abaixo, estão quatro exemplos.

FAVORITAR
Botão favoritar
Cases de sucesso

Case 1: Educação empreendedora na prática

Criando negócios com o TCC Startup na Unisul.

Procurando uma alternativa ao TCC tradicional com algo que gere impacto na comunidade e ajude alunos que querem abrir seus negócios?

Conheça o caso do TCC Startup, projeto que a Unisul encontrou para atender à vontade dos alunos em gerar negócios na universidade e inovar no Trabalho de Conclusão de Curso. A iniciativa cresceu tanto que sua metodologia vai envolvendo cada vez mais a comunidade e outras áreas do conhecimento na universidade. 

Case 2: Aprendizado com propósito

O sonho grande da Unipam para a sua cidade.

Quer inspirar seus alunos, desenvolver habilidades socioemocionais e ainda impactar a sua comunidade?

Conheça a disciplina de projetos que a Unipam criou para que seus alunos resolvam problemas da comunidade por meio do empreendedorismo. Além de ter um impacto positivo na cidade, eles são inspirados a buscar o seu propósito, aprendem conceitos de empreendedorismo e desenvolvem competências socioemocionais ao longo do semestre. No fim do período proposto, os alunos mostram-se visivelmente transformados pela experiência.

Case 3: Luz, câmera, empreendedorismo

Como a PUC-Rio usou vídeo cases no TCC para conectar alunos a empreendedores.

Em busca de cases de empreendedorismo com os quais seus alunos possam se identificar? Quer inovar no ensino com atividades práticas e engajamento dos alunos?

Conheça a iniciativa da PUC-Rio, na qual os próprios alunos produzem vídeo cases de empreendedores como alternativa ao TCC. A atividade não só conecta a instituição com o mercado, mas também gera um material inovador para o estudo do empreendedorismo dentro das aulas e engaja os alunos de modo surpreendente.

Leia aqui a íntegra do case (em PDF)

Case 4: Empreendedorismo social no ensino superior

Como a Ibmec Social criou projetos sustentáveis para resolver problemas da sua comunidade.

Como o empreendedorismo social e sustentável pode contribuir para o desenvolvimento não só dos alunos, mas também da comunidade? 

Conheça a Ibmec Social, uma iniciativa dos próprios estudantes do Ibmec MG, que mantém projetos sustentáveis de impacto social e forma alunos mais empreendedores e engajados. Além do empreendedorismo mão na massa dos projetos geridos na comunidade, a criação da iniciativa por si só é uma atitude empreendedora, cheia de lições.

Leia aqui a íntegra do case (em PDF)

FAVORITAR
Botão favoritar
PNEE

O Sebrae desenvolve um projeto para ampliar, promover e disseminar nos currículos das instituições de ensino os conteúdos sobre empreendedorismo aos jovens. Trata-se do Programa Nacional de Educação Empreendedora.

Com o objetivo de tornar as discussões em torno do empreendedorismo mais amplas e acessíveis nas escolas e nas instituições de ensino brasileiras, o Programa Nacional de Educação Empreendedora leva conteúdos e metodologias relacionados ao tema para os currículos dos diferentes níveis de educação, da básica à superior.

O PNEE é implantado por meio de parcerias com as instituições de ensino e as secretarias de educação, para que as escolas recebam gratuitamente o material.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?