this is an h1

this is an h2

Thu Sep 15 15:07:44 BRT 2016
Empreendedorismo | INICIATIVA EMPREENDEDORA
Lições do Vale do Silício: como criar empresas de alto crescimento

Os criadores da Fairchild fomentaram o desenvolvimento de scale-ups seguindo quatro passos do Ciclo de Aceleração do Empreendedorismo.

· 11/07/2016 · Atualizado em 15/09/2016
Imagem de destaque do artigo

A história do Vale do Silício oferece um exemplo importante para outras cidades e regiões que desejam criar polos de scale-ups, termo que designa as empresas de alto crescimento. Confira alguns aprendizados a seguir.

Lição 1: empresas extraordinárias podem se desenvolver em locais improváveis e desafiadores

Durante o desenvolvimento da indústria dos chips de computadores nos anos 1950, a Bay Area, região metropolitana ao redor de São Francisco, nos Estados Unidos, não tinha o dinheiro, o talento e a pesquisa necessários para a instalação de companhias de transistores, como as que foram criadas.

Em comparação com outras grandes cidades, como Boston e Nova York, a região estava seis anos atrasada no desenvolvimento de companhias de chips para computadores. Apesar dos desafios, oito empreendedores ambiciosos conseguiram lançar, com sucesso, uma startup de chips naquela região. A companhia, a Fairchild Semiconductor, acabou por tornar-se a segunda maior empresa de chips para computadores do mundo.

Lição 2: poucos empreendedores podem causar um grande impacto

Após o sucesso inicial, os oito cofundadores da Fairchild Semiconductor influenciaram, em apenas 12 anos, a criação de 31 spin-offs, novas empresas criadas a partir de uma outra já existente. Quando um jornalista local escreveu o artigo que cunhou o nome “Vale do Silício” para descrever o sucesso das startups de chips na Bay Area, quase todas às quais ele se referiu foram criadas pela rede de ex-empreendedores e funcionários da Fairchild.

Esse padrão se estende até os dias de hoje. Quase 70% das empresas de capital aberto do vale estão ligadas à Fairchild. As 94 companhias empregam 800 mil pessoas e têm um valor combinado de mais de US$ 2,8 trilhões (mais de R$ 7 trilhões).

Lição 3: existe um plano que gestores públicos podem usar para acelerar o sucesso

Os criadores da Fairchild fomentaram o crescimento do Vale do Silício seguindo os quatro passos do Ciclo de Aceleração do Empreendedorismo:

  • Sonho Grande: indústrias de alto crescimento precisam de empreendedores que sonhem alto, que busquem construir e expandir empresas nas suas regiões em favor da qualidade de vida e do desejo de crescimento. Os empreendedores responsáveis pela Fairchild moravam na Bay Area e escolheram permanecer ali em parte por conta da alta qualidade de vida da região.
  • Crescimento: para alcançar um crescimento significativo, as companhias devem ter acesso a talentos, financiamentos e consumidores. Apesar de os empreenderes da Fairchild terem tido dificuldades para alcançar esses recursos, eles foram capazes de obter esses elementos-chave para o crescimento com a ajuda de Arthur Rock, um investidor de Nova York.
  • Comprometimento: os empreendedores devem ter o desejo de permanecer em suas regiões e de compartilhar seus recursos com a próxima geração de empreendedores. Os cocriadores da Fairchild demonstram isso quando escolhem apoiar outros negócios crescentes.
  • Reinvestimento: criadores de companhias de sucesso reinvestem em outros empreendedores e empresas. Ao olhar para trás, é fácil ver como isso foi importante para o desenvolvimento do vale.
    Os empreendedores na Fairchild demonstraram as diferentes formas de como isso pode acontecer. Eles inspiraram funcionários a montar startups e lançar suas próprias spin-offs, como a Amelco e a Intel. Eles atuaram como investidores no primeiro fundo de capital de risco da Baía de São Francisco e em empresas como a AMD. Também foram mentores de outros empreendedores de chips para computadores da região. Essas ações ajudaram uma nova geração de companhias ambiciosas surgidas do sucesso da Fairchild a criar o autêntico “Vale do Silício” e a fomentar sucessos futuros na comunidade local.
Saiba mais
  • Para baixar o resumo completo da história do Vale do Silício, clique aqui.
  • A pesquisa realizada neste conteúdo foi apresentada em um artigo do site TechCrunh e pode ser acessada aqui.

Feito em parceria com a Endeavor Brasil

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora