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Cooperação | EMPREENDIMENTO COLETIVO
Tudo o que você precisa saber sobre lojas colaborativas

Entenda o que é uma loja colaborativa, como ela funciona, suas vantagens e confira, ainda, 10 aspectos para observar quando optar por participar de uma

· 17/11/2017 · Atualizado em 07/02/2022
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A loja colaborativa é um modelo de negócio fundamentado nos princípios da economia colaborativa, que acontece através do compartilhamento e troca de serviços e objetos entre empresas e/ou microempreendedores individuais.

As lojas colaborativas são uma alternativa vantajosa para os empresários de pequenos negócios compartilharem custos, usar os mesmos canais de divulgação e, muito importante, conseguir fidelizar o público, consolidar a marca e a imagem sem, para isso, arcar com os custos totais de manter um negócio.

E como funciona uma loja colaborativa?

A loja colaborativa funciona como um espaço físico coletivo, onde os empresários de pequenos negócios comercializam diretamente os seus produtos e serviços. Pela sua simplicidade e compartilhamento, o mercado colaborativo exige menos gastos.

Geralmente, as lojas colaborativas comercializam produtos de diferentes segmentos, como roupas, presentes, artesanatos, acessórios de decoração, utilidades domésticas, entre outros. Cada comerciante expõe suas mercadorias em um espaço delimitado, que pode ser um stand completo ou apenas uma prateleira.

Existem lojas colaborativas especializadas em um segmento de público, como as de artigos para crianças, itens esportivos ou casa e decoração.

No entanto, existe uma tendência de lojas especializadas em um segmento de público, como as de artigos para crianças (roupas, calçados, brinquedos e peças de enxoval e utensílios infantis).

Cada vez mais surgem lojas colaborativas que cobram apenas o aluguel de um box, local onde os produtos são expostos.

O valor varia conforme o tamanho do espaço, estando incluso no custo serviços, como o atendimento e a divulgação dos produtos.


Alguns estabelecimentos cobram, além do aluguel, os impostos incididos sobre os produtos, como o ICMS e, se necessário, as taxas relacionadas aos meios de pagamento, como cartão de crédito. Também é crescente a tendência de lojas colaborativas de serviços que ofertam, em um único espaço, serviços afins e complementares.

Por exemplo: Lojas do ramo de beleza (cabeleireiros, massagistas, depiladores, maquiadores, dermatologistas etc.) que funcionam com os espaços de coworking, onde freelancers e pequenas empresas prestam serviços sem precisar investir muito com o aluguel de uma sala. Além disso, o modelo favorece o networking entre os profissionais que partilham o mesmo espaço.

As vantagens e benefícios da loja colaborativa para quem oferta produtos e serviços:

  • Menor custo de investimento para comercialização do produto ou serviço;
  • Menor custo de manutenção (água, luz, limpeza, vigilância internet, IPTU, entre outros);
  • Menor despesa com aluguel, pois o custo é dividido entre os expositores;
  • Geralmente, loca-se apenas um box dentro de uma loja;
  • Compartilhamento de despesas com funcionários (gerentes, vendedores, auxiliares administrativos, limpeza);
  • Acesso aos melhores pontos comerciais. O custo de um bom ponto comercial é dividido entre todos os empresários participantes;
  • Compartilhamento de despesas de divulgação e promoção da loja;
  • Mais tempo para produção de bens e serviços. A comercialização via loja colaborativa não requer, necessariamente, a presença constante do empresário, que terá muito mais tempo para produção de bens e/ou serviços;
  • Maior disponibilidade de tempo para dedicação a outros canais de comercialização, como loja virtual e atendimento em domicílio;
  • Possibilidade de parcerias e de networking entre os empresários que partilham o mesmo espaço.

As vantagens para os consumidores, clientes da loja colaborativa:

  • Acesso a produtos diferenciados, complementares ou substitutivos em um mesmo local;
  • Possibilidade de compras de produtos e serviços direto do produtor/fornecedor;
  • Acesso a uma diversidade de produtos exclusivos em um mesmo lugar e com atendimento direcionado.

As vantagens para o lojista, proprietário da loja colaborativa:

  • Diminuição dos riscos de inadimplência, pela locação de um único espaço para vários empresários/negócios independentes;
  • Maior fluxo de clientes, em função da maior diversidade do mix de produtos e serviços e constante atualização dos mesmos;
  • Público diferenciado e fiel, em função do relacionamento direto com os fornecedores dos produtos e serviços ofertados;
  • Redução da sazonalidade de demanda, pela oferta de produtos distintos/diferenciados.

Fiquei interessado e quero participar de uma loja colaborativa! Como faço?

Cada loja colaborativa tem suas próprias políticas para a seleção de expositores. Os principais aspectos que devem ser observados na escolha de uma loja colaborativa são:

1. Conheça a loja colaborativa
  • Observe o movimento do local em dias e horários diferentes.
  • Avalie o público consumidor dessa loja.
  • Observe o perfil dos expositores.
  • Converse com quem já participa desse modelo de negócio.

Assim, será possível verificar a compatibilidade dessas características com o seu negócio.

2. Observe e conquiste o cliente

A partir do perfil do público consumidor da loja colaborativa é possível elaborar estratégias para conquistar o cliente.

3. Defina onde e como seu produto será exposto

Escolha cuidadosamente o espaço que seus produtos vão ocupar na loja. 

4. Evite misturar segmentos diferentes quando expuser o seu produto

Isso pode atrapalhar a comunicação com o cliente.

5. Informe-se sobre as responsabilidades

Saiba quem será o responsável no caso de furto ou possíveis problemas com os produtos.

6. Verifique se o responsável pela venda conhece bem o produto

Evite que a falta de informação prejudique o negócio.

7. Monitore as suas vendas

Muitas lojas colaborativas fornecem o serviço de acompanhamento das vendas por meio de um sistema online. Com isso, é possível verificar o estoque, saber quais são os produtos mais comercializados e conhecer o gosto dos clientes.

8. Implante melhorias

Por meio do sistema de acompanhamento é possível, também, saber quais produtos não apresentam boas vendas, o que pode ser ocasionado por uma série de fatores. Com esses dados, é possível analisar o produto, fazer melhorias e modificações e verificar a aceitação do mercado. As lojas colaborativas possibilitam que o profissional teste seus produtos e a aceitação deles no mercado.

Valor devido ao lojista (proprietário da loja colaborativa), envolvendo as seguintes despesas:

  • Aluguel do box/espaço compartilhado;
  • Taxas de comissão sobre as vendas;
  • Manutenção;
  • Despesas com pessoal;
  • Demais valores que podem ser cobrados.

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