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Fri Mar 11 15:02:16 BRT 2022
Empreendedorismo | DESAFIO
O novo consumidor da era pós-Covid

Como se adaptar às mudanças e obter sucesso em seu negócio

· 11/03/2022 · Atualizado em 11/03/2022
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Já se passaram dois anos desde o dia que o mundo precisou parar por conta da pandemia da Covid-19. O isolamento social, a insegurança generalizada e as crises econômicas espalhadas pelo mundo provocaram grandes mudanças para a humanidade.

A história mostra que momentos de crise podem ser oportunidades de transformação. Para o mercado da moda não foi diferente. O perfil dos consumidores mudou, e é imperativo que os microempreendedores se adaptem a isso para alcançar o sucesso desejado na era pós-Covid.

De acordo com a pesquisa realizada pela Worth Global Style Network (WGSN), alguns elementos estão remodelando o dia a dia das pessoas e trazendo mudanças no comportamento do consumidor. O medo relacionado a crises ambientais e financeiras, a dessincronização social devido à diminuição das interações durante a pandemia, a resiliência equitativa e o otimismo radical são alguns deles.

Segundo o estudo, os novos consumidores podem ser classificados como: estabilizadores, comunitários e novos otimistas.

Estabilizadores

O grupo, composto principalmente por Millenials e membros da Geração X, prioriza a estabilidade em todos os aspectos da vida. Estão deixando de lado o culto à produtividade e optando pela aceitação da vida como ela é. Em vez de procurar otimizar todos os aspectos do seu cotidiano, dividem seu tempo de acordo com as suas prioridades.

Nesse sentido, alguns aspectos são fundamentais para atrair esse público.

Simplicidade: economize o tempo deles. Tenha um ambiente que facilite a experiência de compra e dedique-se à produção de embalagens e etiquetas concisas e atrativas.

Comércio calmo: a busca por produtos e experiências que ofereçam alívio para as incertezas diárias é uma aposta interessante e um elemento essencial para estimular as vendas para esse público.

Unificação comercial: a expectativa é de que em 2022 os consumidores notem com mais frequência os benefícios do comércio unificado - o cliente pode estar na loja física e acessar a loja virtual para verificar se determinado produto ainda está disponível. No entanto, o envio constante de mensagens pode se tornar cansativo e diminuir o interesse em utilizar as ferramentas. Para isso, procure:

- Segmentar seu público e investir em campanhas e anúncios mais objetivos;

- Investir em canais de feedback.

- Adotar o conceito “menos é mais”.

Comunitários

Esse grupo procura redefinir o formato de agendas cheias e compromissos frenéticos para fincar suas raízes em suas comunidades e não em suas carreiras.

O estudo sugere que a partir do surgimento de limites mais claros entre a vida profissional e a vida pessoal, a economia circular deverá ganhar espaço. Nesse sentido, invista em iniciativas com viés comunitário e sustentável, procure identificar plataformas de comércio social e invista em parcerias estratégicas. Clique aqui e confira o artigo do Sebrae sobre moda sustentável.

Novos otimistas

É o grupo mais variado de todos e abrange os membros da Geração Z aos Baby Boomers. Apesar das diferenças entre gerações alguns elementos os unem, sendo o principal deles a grande necessidade de ser feliz. 

Nesse contexto, é preciso conhecer esse público para entender como chegar até eles. Alguns pontos identificados:

- As transmissões ao vivo estão entre os principais meios de direcionamento para a compra. Aposte em lives, inclusive com a oferta de promoções;

- Os novos otimistas consideram a visita a uma loja física um martírio. Invista em realidade aumentada e virtual para que esse grupo possa experimentar seus produtos da forma como quiser;

- Simplifique a experiência do consumidor nos apps de compras. Menos etapas, mais vendas.

E agora, o que fazer com tantas informações?

O primeiro passo é identificar o seu público de consumidores. Procure valorizar o que eles buscam em seu negócio e fidelize o seu cliente de acordo com as suas necessidades.

Nesse sentido, apresentamos seis estratégias fundamentais para alavancar o seu negócio:

  1. Simplifique os processos de compra on-line;
  2. Invista em eventos de compra com transmissão ao vivo;
  3. Disponibilize plataformas de compras e entregas coletivas;
  4. Segmente seu público e aposte em uma comunicação prática e objetiva;
  5. Menos marketing, mais conveniência: aposte em recursos de realidade aumentada para o conforto da sua clientela;
  6. Ofereça desconto para compras coletivas tanto on-line como presenciais.

O “consumidor do futuro” já se faz presente. Analisar com atenção esse novo cenário pode auxiliar o microempreendedor a buscar inovações importantes e a desenvolver estratégias que garantam um futuro promissor ao seu negócio.

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(Com informações da Worth Global Style Network)


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