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Mercado e Vendas | FRANQUIA
O que é taxa de franquia e qual sua importância

Um dos principais custos que o empreendedor tem logo ao assinar o contrato é a taxa de franquia, que deve estar claramente discriminada na COF

· 12/07/2023 · Atualizado em 15/07/2023
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A taxa de franquia é um dos principais investimentos que o franqueado terá que realizar para aderir ao negócio, e um ponto importante para o franqueador, que para defini-la, deve calcular o valor de uso da sua marca. Segundo a nova lei de franquias nº 13.966/19, o montante de todos os valores de investimento com os quais o franqueado terá que arcar deve estar discriminado na Circular de Oferta de Franquia (COF).  

Algumas poucas franquias cobram a taxa a cada renovação do contrato de franquia, mas geralmente é uma taxa única, calculada de forma a cobrir os gastos de prospecção e iniciação do franqueado, despesas com treinamento, suporte e implantação da nova unidade.  

Regra geral, as franquias de serviços, que não fornecem produtos às unidades, cobram entre 4% e 10% do faturamento bruto de cada franqueado, enquanto as que fabricam os produtos que serão comercializados em cada ponto franqueado cobram royalties, normalmente em torno de 20% a 40% de taxa calculados sobre as compras do mês. 

Existe também o fundo de marketing, ou de propaganda, uma forma de colaboração no investimento em ações de promoção da marca de forma geral, algo em torno de 2% a 5% do faturamento de cada unidade ou, por vezes, um valor fixo mensal. 

Como calcular a taxa da sua franquia 

Existem redes que, em busca de uma expansão mais rápida, incluem a não cobrança de taxas no planejamento estratégico do negócio. Importante frisar que, mesmo asiim, mantém todas as responsabilidades relacionadas ao suporte ao franqueado, como transferir know-how e conhecimento da marca. 

Para calcular quanto sua franquia deve cobrar de taxa, leve em consideração: 

  • Cobrança dos concorrentes: faça uma pesquisa com negócios semelhantes ao seu, para descobrir o indicado para o mesmo setor do mercado; 
  • Número mágico: 10% do investimento feito para abrir a unidade é considerada uma porcentagem padrão; 
  • Valor da marca: é intangível, mas pode ser estimada. Qual o seu valor? É preciso considerar o reconhecimento da marca perante o público, o grau de consolidação no mercado e o potencial como rede. Quais os seus objetivos, quantas unidades pretende franquear em um determinado período? Qual a estratégia de expansão? Mais conservadora, no longo prazo, ou mais agressiva, buscando um rápido crescimento? 
  • Duração do contrato: planeje como serão os reajustes, de acordo com o momento da rede, a valorização da marca e o aumento nos custos de produção. 

Diferença entre taxa e royalties 

Ao contrário da taxa de franquia, que geralmente é única, os royalties de franquia devem ser pagos mensalmente à rede de franchising. Esse valor corresponde a uma porcentagem do faturamento mensal bruto da unidade franqueada e pode ser fixo ou variável, normalmente em torno de 4% a 10%.  A nova lei que rege os contratos de franquias, a 13.966/19, determina, entre outros pontos, que as taxas sejam combinadas previamente à assinatura do contrato. 

A taxa de franquia remunera a marca pelo desenvolvimento do modelo de negócio, tecnologia aplicada e operações da franquia. Já a taxa de royalties recompensa a rede pelo uso da marca e o apoio que a franqueadora oferece.  

A franquia é um modelo de negócio que traz inúmeras vantagens para a marca e para o empreendedor. Informe-se, planeje e veja como tirar o máximo proveito desse sistema onde todas as partes saem ganhando! 

Saiba Mais: 

Como selecionar uma franquia para 2023 

Vale a pena fazer financiamento para abrir uma franquia? 

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