MEIO ELETRÔNICO DE PAGAMENTO

O que são meios eletrônicos de pagamentos?

Conheça os principais meios eletrônicos de pagamentos e a importância para o seu negócio.

  • Operações bancárias

Meios eletrônicos de pagamentos são os instrumentos utilizados para o pagamento de uma compra presencial ou realizada pela internet. A liquidação financeira pela utilização dos meios eletrônicos de pagamento pode ser realizada de diversas formas. Conheça abaixo algumas delas.

Operações bancárias
  • Cartões de pagamento

  • Transferência de crédito

Ordem de pagamento com a finalidade de creditar recursos para o beneficiário, transitando de um banco pagador (remetente) para o banco beneficiário (destinatário). É o sistema de pagamento mais utilizado no país, compreendendo a Transferência Eletrônica Disponível (TED), Documento de Crédito (DOC) e Bloqueto de Cobrança.

  • Débito Direto

Instrumento de pagamento em que o pagador autoriza previamente ao banco ou ao beneficiário um débito em sua conta corrente para o pagamento de contas recorrentes como aluguéis, seguros, contas de telefone, etc.

Cartões de pagamento
  • Operações bancárias
  • Mobile banking e payment

Popularmente conhecido como “dinheiro de plástico”, os cartões de pagamento têm apresentado crescimento significativo como instrumento de liquidação financeira, especialmente nas transações comerciais. Estão subdivididos nas seguintes categorias:

  • Cartão de débito

Realiza o pagamento de bens e serviços por meio do débito, no ato da compra, em conta bancária do seu portador que esteja vinculada ao cartão, exigindo assim a existência de recursos financeiros no ato da transação;

  • Cartão de crédito

Permite ao seu portador adquirir bens e serviços nos estabelecimentos credenciados, bem como possibilita a realização de saques nos caixas eletrônicos da rede conveniada. O portador dispõe de um limite de crédito para cobrir despesas de compras e saques em espécie, não exigindo que o seu titular disponha de recursos financeiros no ato da transação;

  • Cartão private label

É um cartão de crédito vinculado a um estabelecimento comercial, podendo ser utilizado somente nas lojas da rede. Em geral, esses cartões são emitidos pelas grandes lojas de departamento e redes de supermercados;

  • Cartão múltilplo

É um meio de pagamento que contém as funções de débito e crédito, habilitando o portador a ter acesso aos serviços disponibilizados pela rede de estabelecimentos credenciados. O cartão múltiplo e o cartão de débito, também possibilitam ao portador acessar as operações bancárias disponibilizadas pelo emissor;

  • Co-branded

Cartão voltado ao atendimento de nichos de mercado. Agrega valor para o usuário por meio de esforços conjuntos do emissor e da organização parceira, que tem sua marca no cartão junto à marca do emissor;

  • E-money

É um cartão com valor armazenado eletronicamente, que é debitado à medida que o seu portador o utiliza para pagamentos de compras ou serviços. A diferença em relação aos demais cartões de pagamento é que não requer autorização online ou débito na conta bancária do consumidor no momento da transação, além de não ter utilização específica, como no caso dos cartões pré-pagos;

  • Cartão pré-pago

É destinado à compra de produtos e de serviços específicos, com uma carga de crédito pré-definida. Os cartões telefônicos, de refeição, de alimentação, de combustível, de transporte e de pedágio estão nessa categoria.

Mobile banking e payment
  • Cartões de pagamento

Utilizando um celular que contenha um aplicativo de mobile banking é possível fazer operações bancárias ou executar pagamentos.

O mobile payment é o termo utilizado para todo tipo de operação financeira que envolva um dispositivo móvel para iniciar, ativar ou confirmar um pagamento decorrente de compra e venda de mercadorias e serviços, inclusive produtos do banco em que o cliente possui conta.

Os pagamentos com celular podem ser realizados de forma remota ou por proximidade. No pagamento remoto, o usuário pode estar em qualquer local no momento da compra e as transações são efetuadas a partir de aplicativos instalados no aparelho, que permite o envio de mensagens de texto ou a interação de voz com uma central telefônica.

Para o pagamento por proximidade, também conhecido como contactless payment, é necessário que o usuário tenha um celular com um chip e antena Near Field Communication (NFC), que armazena as informações da conta do usuário e realiza a comunicação com um leitor Ponto de Venda (PDV), de propriedade do estabelecimento, ou seja, não é necessária a presença de um vendedor.

Saiba mais

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Acesse nossa cartilha sobre “Instrumentos Eletrônicos de Pagamentos” e adquira mais informação sobre o assunto.

Se necessário, procure a orientação de um especialista nos nossos Canais de Atendimento.

 

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