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Finanças | MEIO ELETRÔNICO DE PAGAMENTO
O que são meios eletrônicos de pagamentos?

Conheça os principais meios eletrônicos de pagamentos e a importância para o seu negócio.

· 27/12/2013 · Atualizado em 20/05/2023
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Meios eletrônicos de pagamentos são os instrumentos utilizados para o pagamento de uma compra presencial ou realizada pela internet. A liquidação financeira pela utilização dos meios eletrônicos de pagamento pode ser realizada de diversas formas. Conheça abaixo algumas delas.

Operações bancárias

  • Transferência de crédito

Ordem de pagamento com a finalidade de creditar recursos para o beneficiário, transitando de um banco pagador (remetente) para o banco beneficiário (destinatário). É o sistema de pagamento mais utilizado no país, compreendendo a Transferência Eletrônica Disponível (TED), Documento de Crédito (DOC) e Boleto de Cobrança.

  • Pix

Apesar de tratar-se de uma transferência de crédito, o novo sistema de pagamento eletrônico desenvolvido pelo Banco Central difere-se por ser instantâneo, transferindo recursos entre contas em questão de poucos segundos. Além da velocidade, o PIX é uma ótima escolha pois também não envolve o pagamento de qualquer tipo de taxa.

  • Débito Direto

Instrumento de pagamento em que o pagador autoriza previamente ao banco ou ao beneficiário um débito em sua conta corrente para o pagamento de contas recorrentes como aluguéis, seguros, contas de telefone etc.

Cartões de pagamento

Popularmente conhecido como “dinheiro de plástico”, os cartões de pagamento são amplamente adotados pela população brasileira. De acordo com balanço emitido pelo Banco Central, o Brasil fechou 2020 com 134 milhões de cartões de crédito ativos, 167 milhões de débito ativos e mais 23,7 milhões de cartões pré-pagos.

Conheça mais a respeito desses meios de pagamento a seguir:

Os cartões têm apresentado crescimento significativo como instrumento de liquidação financeira, especialmente nas transações comerciais. Estão subdivididos nas seguintes categorias:

  • Cartão de débito

Realiza o pagamento de bens e serviços por meio do débito, no ato da compra, em conta bancária do seu portador que esteja vinculada ao cartão, exigindo assim a existência de recursos financeiros no ato da transação.

  • Cartão de crédito

Permite ao seu portador adquirir bens e serviços nos estabelecimentos credenciados, bem como possibilita a realização de saques nos caixas eletrônicos da rede conveniada.

O portador dispõe de um limite de crédito para cobrir despesas de compras e saques em espécie, não exigindo que o seu titular disponha de recursos financeiros no ato da transação.

  • Cartão private label

É um cartão de crédito vinculado a um estabelecimento comercial, podendo ser utilizado somente nas lojas da rede. Em geral, esses cartões são emitidos pelas grandes lojas de departamento e redes de supermercados.

  • Cartão múltiplo

É um meio de pagamento que contém as funções de débito e crédito, habilitando o portador a ter acesso aos serviços disponibilizados pela rede de estabelecimentos credenciados. O cartão múltiplo e o cartão de débito também possibilitam ao portador acessar as operações bancárias disponibilizadas pelo emissor.

  • Co-branded

Cartão voltado ao atendimento de nichos de mercado. Agrega valor para o usuário por meio de esforços conjuntos do emissor e da organização parceira, que tem sua marca no cartão junto à marca do emissor.

  • E-money

É um cartão com valor armazenado eletronicamente, que é debitado à medida que o seu portador o utiliza para pagamentos de compras ou serviços. A diferença em relação aos demais cartões de pagamento é que não requer autorização on-line ou débito na conta bancária do consumidor no momento da transação, além de não ter utilização específica, como no caso dos cartões pré-pagos.

  • Cartão pré-pago

É destinado à compra de produtos e de serviços específicos, com uma carga de crédito pré-definida. Os cartões telefônicos, de refeição, de alimentação, de combustível, de transporte e de pedágio estão nessa categoria.

  • Mobile banking e payment

Utilizando um celular que contenha um aplicativo de mobile banking é possível fazer operações bancárias ou executar pagamentos.

O mobile payment é o termo utilizado para todo tipo de operação financeira que envolva um dispositivo móvel para iniciar, ativar ou confirmar um pagamento decorrente de compra e venda de mercadorias e serviços, inclusive produtos do banco em que o cliente possui conta.

Os pagamentos com celular podem ser realizados de forma remota ou por proximidade.

No pagamento remoto, o usuário pode estar em qualquer local no momento da compra e as transações são efetuadas a partir de aplicativos instalados no aparelho, que permite o envio de mensagens de texto ou a interação de voz com uma central telefônica.

Para o pagamento por proximidade, também conhecido como contactless payment, é necessário que o usuário tenha um celular com um chip e antena Near Field Communication (NFC), que armazena as informações da conta do usuário e realiza a comunicação com um leitor Ponto de Venda (PDV), de propriedade do estabelecimento, ou seja, não é necessária a presença de um vendedor.

Saiba mais

Amplie suas vendas oferecendo opções de pagamento com cartões.

Acesse nossa cartilha sobre “Instrumentos Eletrônicos de Pagamentos” e adquira mais informação sobre o assunto.

Se necessário, procure a orientação de um especialista nos nossos Canais de Atendimento.

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